Pensamentos sobre a Mentira
De uma forma muito astuta
a mentira nunca falha:
hoje atinge a quem a escuta,
amanhã, a quem a espalha…
José Ouverney
A verdade quando proferida é duramente repreendida, pois a sociedade prefere uma mentira confortável do que uma verdade inconveniente.
Alguém famoso disse:
´Menti, menti, que da mentira sempre algo restará.´
Muito usado isso: pelos politiqueiros, pela propaganda, pelos fofoqueiros...
Proponho o seguinte:
Plantai sementes de verdade que os frutos que nascerem serão frutos, verdadeiros.
As pessoas parecem que gostam da mentira, pedem a verdade, recebem a mesma mas acabam querendo a mentira, estão acostumados com a mentira de uma forma que a verdade perde lugar na vida delas.
Às vezes eu falo a verdade de uma forma mentirosa, ou a mentira de uma forma verdadeira. No fundo, posso não estar falando a verdade, mas de uma forma que ninguém consiga provar tratar-se de uma mentira. Na dúvida, é melhor achar que pode ser que seja verdade. Ou eu estou mentindo?
Existe uma coisa verdadeiramente capaz de desapontar mais do que a mentira inteligente; a mentira que subestima a inteligência!
Nem tudo o que uma pessoa covarde diz é mentira... É que os covardes preferem viver na zona de conforto da mentira do que a intensidade de viverem a verdade.