Pecar por Excesso
Onde há excesso de denúncias e um desejo ávido de verdades dizer.
Há sempre uma cortina grossa e um tapete persa querendo algo esconder.
Instante Infinito -
Estou com excesso de palavras
presas ao peito.
Excesso de vontades vorazes
— abraços e beijos não dados —
e uma falta gigantesca de qualquer
coisa nossa.
É uma canção por terminar,
um verso por concluir,
um... quase
isto.
E no meio disso tudo,
no instante infinito que
separa a gente,
eu quase não
existo.
Ainda que inconscientemente vamos nos adaptando ao excesso de modernidade, ao cotidiano áspero , dinâmico , que estimula a competição e o distanciamento das pessoas. A solidariedade limitada ao espaço dos papéis , a dinâmica que desagrega o ser humano, a competição que estimula o desafeto, a era da luta pela sobrevivência que oculta um cotidiano mórbido, frívolo, de morte em vida. E a esse acelerado processo de auto mutilação,
das tentativas vãs de acompanhar os passos incessantes desse dinamismo monstruoso da era atual. Que nos perdemos dos genuínos propósitos de compaixão, fraternidade e altruísmo,
respirando, com nossas veias pulsando e contudo ainda assim em " plena vida '' sucumbindo à morte e ainda que muito próximos de nossos semelhantes (em termos de espaço), pelas rígidas leis do egoísmo, das excentricidades do dinamismo desses tempos modernos , cada vez e ao que parece irremediavelmente mais distantes.
E.T.D
Corra de quem elogia alguém em excesso, isso nos revela a falta de competência e gera interesse mútuo na qual você tem a chave para abrir a porta onde ele não consegue entrar.
Quando me lambuzo
nas suas delicias
sou alimento e comida
sou excesso e ousadia
sou poeta, sou poesia
Quando a poesia
não precisa ser escrita
sou páginas, sou vida
sou sede, sou bebida
sou cansaço e energia
sou fêmea, sou menina
sou sua, sou minha!
11/06/2022
Flor Morenna
“Um pouco de excesso faz bem; muito bem. Não só de Bauhaus pode viver o homem.”
(Gladston Mamede. Fragmentos de um Discurso Manducatório. Instituto Pandectas, 2022)
“Apresentações poluídas são irracionais. São ilógicas. Conteúdos em excesso as tornam indigestas. Informações demais incomodam. Mostre o óbvio. Geralmente, o óbvio não é visto.”
Se tivéssemos a mínima noção do excesso de bagagem que carregamos,talvez fosse mais fácil desfazer deste peso de dores desumano.
Vivemos numa "era de excessos"
Excesso de narcisismo
Excesso de informações
Excesso de exibicionismo
Excesso de vaidade
Excesso de ostentação;
Excesso de consumismo
Excesso de individualismo
Excesso de materialismo
Excesso de liberdade
Excesso de violência
Excessos de excessos
Devemos celebrar as grandes e pequenas conquistas sim! Mas não devemos cair na cilada do excesso de suas manifestações de alegria e júbilo do momento, transformando-o em alegria do presente, sendo este comemorado no passado!
"O excesso de si mesmo exige espaço, quer seja geográfico ou privativo, pois, a finalidade do tal é a busca pela solidão. Antagônico a isso, o livro de provérbios adverte: Aquele que se isola busca seus próprios interesses e se rebela contra a sensatez".