Partida
"Seja luz no caminho das pessoas: uma vela bruxuleante que mostre um ponto de partida; uma fogueira incandescente queimando para o alto, que é para onde você deve olhar cada vez que a escuridão ameaçar se infiltrar em sua vida; e uma estrela cadente, que é para você se lembrar de suas origens."
#PARTIDA
Se partires...
Que o teu caminho seja longo...
Que sejam estes repletos de venturas...
De lindos dias a amanhecer...
De noites frescas e enluaradas...
Para seu destino poder tecer...
Se partires...
Leve em sua jornada...
O meu bem querer...
E se o improviso te abraçar...
Lembre-te, nunca esqueças...
Que estarei eu bem cá...
Contigo a sonhar...
Não desdenhes a esperança...
Não te deites com a ilusão...
Leve contigo meu apreço...
O calor de meu coração...
Sensível é o ponto de sofrer...
Então se partires...
Nunca te ponha a me esquecer...
Se partires...
Vá em segredo...
Não me despertes...
Deste louco sonho...
Deste doce enredo...
De que o nosso amor é eterno...
De que me deixaste aqui tão só...
A sonhar com você...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
.
A vida do ser humano é dom de Deus e a partida prematura não cabe a própria pessoa.
Se Deus te deu a vida de presente não é você que deve rejeitá-la e sim viver intensamente os dias que tem na terra.
#nãoaosuicídio
Estive aqui Perdida,
Em um caos com a minha querida,
Estive aqui pensando na sua partida.
Sem volta, dolorosa e sem sequer uma despedida.
Claro que precisei de um tempo para processar essa droga de te deixar ir sem que doesse duas, três vezes seguidas...
E processando acabei mergulhando, na falta que você faz na minha vida.
A dor é incurável, quando a partida é gente; gente que nos moldou, e nos deixa tantas lembranças cravadas, mas, o ganhar muito, está justamente nesse ciclo... de perder, para entender.
A vida nos ensina todos os dias, que as nossas escolhas e decisões são o ponto de partida para que o tempo mova mais rápido ou devagar.
Quando sua presença não faz diferença,
Quando sua partida não será sentida,
Não ficar perto é o certo.
Recomeçar
Sair do lugar...
Do ponto de partida.
Seguir, caminhar...
Alcançar na vida.
Tirar os tropeços,
As pedras que impedem a caminhada...
Sim...caminhar, sem olhar pra trás.
Do passado, apenas lembranças
Viver...
Aproveitar o presente.
Acreditar, confiar... mesmo se temer o futuro , seguir em frente.
Virar a página.
A história já está escrita por Deus.
Ele escreveu, saber como contar.
Abrir os olhos, a janela e ver o sol da manhã. Agradecer a Deus todos os dias pela oportunidade de recomeçar.
SAUDADE QUE CONFESSO
Depois que te perdi, só depois, da tua partida
Senti no peito, um vazio, que cá eu confesso
Um calafrio na alma, aquela pior dor sentida
E, se há igual, parecida, afirmo, não conheço
Suspiros sofrentes e aquele choro espesso
As noites tão compridas na ilusão perdida
Ladeando a emoção, cujo o certo endereço
É o coração, que arde numa aflição sofrida
Depois que foste, só depois, singular paixão
Me vi significado em uma constante tortura
De sussurros duma surtada dorida contrição
De não retribuir, a ti, o carinho que me dava
Com exatidão, repondo com minha ternura...
Ah! Saudade, está sensação, não imaginava!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
07 janeiro, 2023, 19’56” – Araguari, MG
Seja você mesma o seu propósito, o seu ponto de partida, o motivo pelo qual caminhas e o seu ponto de chegada.
Muito elementos contam uma partida de futebol ainda mais quando se trata de uma grande final, entre eles ter um camisa dez notável, um incrível arqueiro que também seja um pegador de pênalti, um adversário duríssimo que também tem um genial camisa dez que deixou tudo dentro de campo muitos outros elementos caberiam para falar do jogo. Esse esporte é coletivo sim, no entanto, duelos individuais existem e, logo nessa final dois espetaculares jogadores companheiros de PSG de diferente gerações, um encerrando a carreira sem uma copa do mundo o outro muito jovem, porém já sendo campeão mundial. Messi versus Mbappe o primeiro fez dois gols no jogo e abriu as contagens de pênaltis para a Argentina, já o segundo anotou um hat-trick no jogo e abriu as contagens para a França.
Um primeiro tempo de total domínio dos hermanos tanto que marcaram logo dois gols dando indícios que a caminhada seria tranquila. Descamps técnico da França no primeiro tempo fez as substituições que deu o equilíbrio ao jogo, e entrando em ação Mbappe 23 anos segunda copa e marcando duas vezes no tempo normal levando a partida para a prorrogação. A França que sofreu com os desfalques antes e depois que a copa começou, parecia que estava mais forte para vencer. Porém, esse jogo ainda reservava muitas emoções e a Argentina tomou a frente mais uma vez fazendo o 3 a 2, só que do outro lado tinha o Mbappe que mais uma vez mostrou a sua grandeza empatando novamente em uma prorrogação e já quase no apito final brilhou outra estrela a de Martinez salvando o gol que seria o 4x3 com isso levando aos pênaltis, nuances de uma excepcional final dessa copa de 2022.
Antes de encerrar não poderia deixar de comentar a respeito de um gênio mais um pouco, ele Lionel Andrés Messi ou simplesmente Messi o cara dessa copa, que aos 35 anos marcando 7 gols sendo eles nas oitavas, quartas, semi e na final com 2 gols, ou seja, em todas as partes difíceis é onde só os gênios aparecerem e resolvem. E é fato, ele decidiu e tanto na vida como em um esporte tão competitivo como o futebol passamos por altos e baixos e sempre somos marcados com as vitórias e derrotas em nossa trajetória. Não foi diferente para Lionel que sofreu perdas como a copa do mundo no Brasil em 2014 com certeza a mais doída e a copa América perdendo o pênalti na final, onde até disse que era a aposentadoria da seleção Argentina marcado como quase "não argentino" por faltar aquele espírito brigador e lutador do país, pois sua carreira toda vem sendo escrita na Europa. Como é bom ver as voltas por cima que o futebol da e a triunfante de Messi que há pouco tempo foram campeões no palco onde tinham sido vices do mundo em cima do maior rival o nosso Brasil a partir daí parace que o peso de Messi na Argentina saiu quase levitando em um tango magistral na parte final de sua belíssima trajetória. Esse dia chegou, a taça veio, o prêmio de melhor jogador também, um dos artilheiros e protagonista máximo no máximo palco onde todos os atletas profissionais de futebol sonha em chegar e de lambuja fez dois gols bateu o pênalti nas cobranças e levou a Argentina para o tricampeonato mundial, parabéns a Lionel Messi e a Argentina que segundo o próprio, em seu último ato no palco das copas do mundo.
Vamos refletir. Por que apressar a partida?
Ficamos mais velhos a cada milésimo de segundos, desde o momento da nossa concepção e se ao mesmo tempo em que envelhecemos morremos um pouco, então estamos morrendo mesmo antes de nascermos.
Por isso, não entendo a pressa que tantas pessoas tem de adiantarem a hora inclemente, a hora da viagem sem volta, ingerindo e fazendo coisas que lhes são prejudiciais e vão encurtar a sua estada nessa vida efêmera.
Eu sou apaixonada pela vida por isso, por mais que ela me passe rasteiras, mais quero viver, pois o segredo para se vencer as barreiras é justamente o que Paulo Vanzolini fala em sua composição: “levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima”.
Senão que encanto teria a vida, se fôssemos todos nós eternamente felizes, alegres, satisfeitos e plenamente realizados? Acho que tudo seria demasiadamente tedioso. O encanto da vida está justamente na busca contínua, na procura insaciável por tudo aquilo que sonhamos em alcançar, por tudo o que desejamos ter, e na incerteza de que iremos ou não conseguir tudo o que almejamos.
E é nessa busca esperançosa, porém não garantida, nesse mistério que está o tempero da vida, a motivação para acordarmos com as forças redobradas, renovadas, dia após dia e continuarmos a difícil jornada da vida.
Por isso, não consigo compreender por mais que eu tente, não entendo por que tantas pessoas antecipam o fim.
Não tenho pressa em fazer essa viagem, eu sei que vou, mesmo contra a minha vontade, quando chegar a minha hora porque essa é a natureza, mas tenho pavor em fazê-la por mais que as coisas daqui sejam difíceis, eu quero ficar e ficar até quando der.
Não sou uma pessoa iluminada nem desenvolvida espiritualmente para entender e aceitar essa passagem com naturalidade.
Sei que ela vem para todos e nos acompanha a surpresa de não sabermos quando é, e que não há esconderijo que nos ajude a escapar. Por isso, precisamos estar atentos: perdoando e amando o próximo e não fazendo aos nossos irmãos o que não gostaríamos que fizessem conosco. E, principalmente, vivendo intensamente a felicidade que nos cabe, experimentando o prazer das pequenas coisas. Entendo que cada momento é único, não há replay na vida.
Lembrando que a felicidade não está no dinheiro, no poder, no status ou no luxo.
Isso tudo é ilusão, pois nada disso se leva nem representa valores no outro lado da vida.
"A vida é uma dança constante entre a chegada e a partida, e a morte é apenas uma das formas pelas quais nos movemos para frente."
Uma das coisas mais significativas dessa tua partida foi que enquanto eu me perguntava sobre a ausência de uma última despedida, como sempre me preocupava boca vestida. A falta daquelas palavras que deixam a alma despida era o que por muito tempo me prendia. Era filme que se repetia, acho que já era tricologia sem expectativa.
Já passava da quinta hora de um novo dia e eu envolto em uma conversa amiga, daquelas descontraídas e regadas a doses de palavras honestas, mesmo que ardidas. Parecia tequila, talvez fosse tequila. Esse velho amigo me alertou um detalhe clássico do roteiro interpretado. - Qual seria o problema daquela partida sem conversa estabelecida? Completou afirmando: Talvez fique para outra quinta ou outra vida. Eu via clareza no que eu dizia.
Passei tanto tempo focando no roteiro e do outro e pelo meu fiz pouco. Isso não era de esboço pronto, era passo após o outro e sim com esforço.
Aos poucos me liberei das trevas da tal última conversa e rumei feito caravela a superação daquelas curvas tão belas.
A PARTIDA
Meu coração bate forte
Esperando por você
Não vejo a hora de poder
te ter...
Os segundos vão passando e nada de te ver..
A pergunta invade minha mente...
será que é você?
A ansiedade começa a aumentar...
Passam-se mais segundos que se tornam mais minutos e por fim chega as horas..
A sirene vai tocar ...
avisando:
Vai zarpar!!!!
E nada de você....
Uma lágrima começa a escorrer..
E começo a ter a certeza..
Vou te perder!!!
Enxugo o meu rosto
Tomado em desgosto
Em não ver você...
Nesse momento com clareza
Me vem a certeza....
De que não vais
aparecer..
Como Última Esperança olho lá no fundo...
Com a intenção de te ver.
Definitivamente
não vais aparecer ...
A vontade de chorar é tão intensa
Que não consigo me controlar....
Mas vem uma voz dentro do meu coração que diz..
Irá se conformar....
Preparando para partir o navio vai zarpar...
E nunca mais vou voltar..
Estou de partida
minha querida..
Não me deixas
te levar..
Todo processo de mudança começa sabendo onde é oponto de partida.
Todo ponto de partida começa no estado atual.