Paris
Vi a grandeza da noite silenciosa,
Dizer uma única palavra,
Imensidão,
Imensa tranquilidade noturna,
Lá do alto da torre,
SEM TÍTULO
Ora, pronto.
Justo a mim, coube ser eu: um poema sem título!
"SEM TÍTULO!" - já está me retirando algum prêmio sem eu nunca ter ganhado um.
Ora, sem título. Sem título não dá direção! Sem título pode ser... qualquer coisa!
Qualquer coisa que não tenha título, domínio, vida, cor.
Sou sem.
Queria ter um título bonito como os outros poemas têm.
"Carrossel", e a tratativa seria sobre, o giro da morte. O lento e colorido toque
suave da vida em Paris que te mata em praça pública.
Quem sabe, "Pégaso", e recitaria sobre um romance onde seus cabelos escuros me
lembravam a constelação que meu avô me mostrava enquanto um cheiro doce de bolo
quente de cenoura com cobertura açucarada de um chocolate pretíssimo (como era
possível aquilo? tal como a constelação, e seus cabelos...) invadia nossos
narizes, meu e de meu avô, apontados pra Pégaso.
"Sol". E escreveria qualquer besteira quente, laranja, tropical, caribenha com
alguma decepção terrífica em alguma parte. "As águas eram tão claras que deu pra
ver que tudo era dor."
Em "Acetona", eu diria como meus pais removeram todos os meus sonhos de esmaltes
coloridos, e é por isso que você nunca vai me ver fora de uma paleta terracota.
Em "Plot Twist", declamaríamos que, no início, eu era quase uma crônica e fui morto por meus pais, armados de acetona, que me dissolveu em um poema lírico
tenebroso.
Mas quando você me coloca SEM TÍTULO, os olhos que me percorrerem jamais vão
ter lido sobre a ilusão de Paris, sabido qual constelação meu avô me ensinou,
qual era o bolo de minha avó, a cor dos seus cabelos, o que a clareza das águas
caribenhas revelavam, qual arma meus pais usaram pra me matar, e qualquer
reviravolta minimamente interessante sobre ser crônico-lírico.
Obrigado, Diva Céline Dion pela interpretação de Édith Piaf na Torre Eiffel na abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Minha alma chora e ri de felicidade pois mesmo diante das recentes desumanidades do mundo moderno, desperto me pois ainda há esperança para o amor, para o sublime e o belo.
Estive recentemente caminhando por um caminho mágico construído a partir dos meus pensamentos, quando cheguei até o Frio de um lindo cenário histórico abraçado ao Calor do romantismo, desfrutando de ocasião apaixonante na França, andei por alguns ruas de Paris, admirei a grandeza da sua bela arquitetura, vi um pequeno bando de pássaros voando num vasto céu acinzentado, a loucura neste caso era aconchegante, presente sincero do meu imaginário que estava apenas começando, conduzido por um ímpeto entusiasmante e sinceramente incansável.
Repentinamente, lindos versos apareceram diante dos meus olhos, expondo palavras inspiradoras e vívidos sentimentos, em seguida, vi belos quadros por todos os cantos, lúdicos, um pouco de realismo e alguns românticos, um melhor do que o outro numa primazia incrível, logo, graciosas esculturas começaram a dançar ao som de uma música vivazmente sedutora, entrei profundamente em um deslumbramento muito singular, experiência bem diferente de outras neste maravilhoso lugar.
Após presenciar aquele marcante espetáculo, cheguei às proximidades da ilustre Torre Eiffel, grande estrutura que não foi o bastante para se destacar mais do que a grandiosa beldade que estava na sua frente, cujo charme era abundante, suavidade na pele, cabelos sedosos, serenidade no seu semblante, coração intenso, curvas de uma arte interessante que fez parar o tempo, nada mais importava por alguns instantes, o que trouxe um silêncio demasiadamente deleitante como se eu estivesse sob um forte encantamento, por isso que fiz estes versos, para sempre que eu quiser voltar para este imaginado momento.
Na escalada poética
Até o alto da Torre Eiffel,
Trago uma bagagem [leve].
Trago o amor que passeia pelo tempo,
Porque os meus flancos,
Tu bem os [conhece],
Sou um poema que sorri,
e te [aquece]...
Estrelada ou não,
A noite é sempre [licenciosa],
É isso que a faz rainha,
E a torna [majestosa].
Melhor ainda se vier
Acompanhada do teu prazer,
Tornando-a ainda mais [saborosa],
Porque dela retiro a doce carícia amorosa.
Entre versos entreabertos
Escritos com [mel],
Agarro-me à ti para tocarmos o céu,
Coreografando com as estrelas
Para enfeitar a noite pequenina,
[para desmistificar] tudo o quê vier,
E incendiar o nosso [bordel]...
Chame de bordel, chame do que quiser...
Chame até de cabaret!...
Desde que me chame só para você,
E do jeito que eu vier... degusta-me!...
Porque em letras tudo pode, nada é pecado.
Somos livres, criativos e sabemos,
Que o corpo humano não nasceu
Para ser vendido, e nem comprado.
O corpo humano nasceu para ser dado,
E amado... ele é sagrado!...
Amada serei um dia talvez,
E do jeito que me [apetece],
- emanarei o aroma que te enlouquece
Conheço a cantiga que te [adormece],
- e o balanço que te [enternece]
Sou o amor que jamais se [esquece].
Mergulho no auge da noite,
Voo em altitude,
Vou plainando feito uma pluma
No teu corpo,
Amar você é salto,
E também é altura,
Porque requer manha,
E nenhum esforço.
Sei de tudo, e mais um pouco,
Lembro de cada minuto precioso,
Ainda tenho na minha boca:
O teu divino e saboroso gosto.