Frases de Oxalá para guiar sempre seus caminhos
Pai Oxóssi.
Que a sua humildade me ensine amar as coisas simples da vida.
E que eu nunca queira a mais do que mereço e nem menos do que tenho de direito.
Que as dificuldades lançadas em meus caminhos me traga conhecimentos e sabedorias, me ensinando a ser uma pessoa melhor.
Que sua flecha seja certeira, revelando a falsidade e o maldizer por trás de um sorriso, e a inveja, e palavras de maldições que chegam até mim em formas de abraços.
Que eu carregue sempre comigo a sua honestidade e tua verdade, e que elas sejam meu passaporte para uma vida digna e de respeito, me tornando merecedora das coisas boas reservadas para mim durante minha caminhada evolutiva.
Senhor soberano, traga prosperidade em todas as áreas de minha vida, e que as coisas boas não cheguem somente a mim, que ela possa alcançar também o meu irmão.
Que assim seja!
Okê Arô Meu Pai Odé!
Se a cabeça for fraca não existirá uma casa...
Não existirá um caminho...
Não existirá um sacerdote ou sacerdotisa...
Não existirá um bom filho ou filha e não existirá energia que segure...
Podemos entrar em uma vibe negativa por um momento de mágoa e dizer o que se pensa sem pudores e ferir muitas pessoas mas, também temos força para sair do lixo mental que os outros e nós mesmos produzimos e viver a paz e crescimento...Questão de saber escolher.
Sempre lembrando que cada ação tem uma reação!
Vamos seguir em frente e viver com alegria ...
Morre todo aquele que depois de sua morte não existe ninguém para sentir saudade de você. Assim já nos alertava neste sentido um velho proverbio iorubá das antigas tradições africanas. A celebração do Exu no rito do candomblé, é e tem este fundamento, o filho morto de Oxalá mas sempre lembrado e reverenciado no inicio e no final dos trabalhos. Em suma a vida de cada um só teve sentido se quando for para ultima morada deixar saudades.
Tudo que eu desejo é arriscado. Mas Ogum sempre me deu força e clareza pra eu ser uma pessoa vitoriosa.
Falarão tão mal de seu nome,que as próprias lágrimas de quem falou um dia lavará tua honra e dignidade,pois não há quem cuspa pra cima que não caia em tua própria cara.
Bàbálòrísá Wesley Ty Òsún
Vestindo alma de paz a natureza se refaz, energia dos ancestrais, canto dos orixás, emoção que rasga o peito, saudação em respeito nas lágrimas que saltam a os olhos, num encontro de identidade, unindo energias de santidade, pulsando africanidade, harmonia construída na base, nossa real conquista de liberdade, esta na cumplicidade de sabermos por afinidades, nossa iluminada religiosidade.
Os Orixás não toleram pedidos materiais, e muito menos contribuem com o mal alheio. Portanto devemos ter muito critério ao bater cabeça aos pés de nosso Orixá e envolvê lo em um pedido que não é pertinente à sua função. Orixá é luz, natureza e paz.
Quando deixamos nossa vida nas mãos de Deus e dos Orixás tudo nos é provido. O que não nos pertence nos é tirado. O que é nosso nos é maravilhosamente entregue. Não lute por aquilo que não é seu...
Não tenhamos medo. Tenhamos Fé!
Com fé e devoção, reverencio os orixás e entidades, confiante de que estão sempre ao meu lado, guiando-me e protegendo-me em minha jornada.
Conversando com Exu
Numa noite, deitado em minha cama e pensando em coisas ruins que aconteceram comigo, ouvi uma voz em minha casa dizendo assim: 'Por que você se preocupa com o que os outros vão falar, ou por que você está com raiva?'
Eu logo disse: 'Porque fulano me traiu.'
Ele, com um tom sarcástico, disse: 'Uma coisa irônica na reencarnação.'
Eu logo perguntei: 'Mas que irônico seria isso?'
Ele logo disse: 'Sabe, quando você desencarnar desse corpo, você vai acordar em outro corpo com feições diferentes, cor de pele diferente, e não se lembrará nem desta vida nem da trajetória que você teve no mundo espiritual anterior. Você vai acordar em uma família diferente, em um bairro diferente, tudo vai mudar. Não adianta você ficar com raiva ou rancor das pessoas desta vida, pois mesmo que as pessoas nesta vida te façam mal ou bem, mesmo que elas tenham feito mal para você de formas cruéis, nada vale, pois na outra vida você nem vai se lembrar delas. Se você guardar rancor, você só põe uma âncora em seu pé e é jogado no meio do mar. Você vai afundando enquanto o outro se eleva, pois ele não guardou o rancor de você, só você dele. Então, siga sua vida sem guardar rancor, raiva, ódio, mesmo que as pessoas tenham feito coisas cruéis e desprezíveis com você. Não adianta guardar rancor, porque isso só te atrasa. Agora você entende a ironia.'
Depois disso, ele deu uma gargalhada."
Quando deixamos nossa vida nas mãos de Deus e dos Orixás tudo nos é provido. O que não nos pertence nos é tirado. O que é nosso nos é maravilhosamente entregue.
Não tenhamos medo. Tenhamos Fé!
Num mês voltado para tantas homenagens aos santos e orixás através de comemorações religiosas de todas as formas creio que cabe publicar o texto abaixo.
Quanto mais a fé é exposta, quanto mais a religião que, supostamente, norteia os caminhos de uma pessoa, é exposta, quanto mais transformada num circo virtual, bem como num circo real, é a doutrina que as pessoas acreditam ser a sua base espiritual mais explícita fica a demonstração de que o encantamento e a vaidade predominam e estão acima da proposta do fundamento, e que as pessoas não estão devidamente conectadas com as forças supremas, e sim, cada vez mais, aprisionadas aos hábitos e interesses da matéria, bem como dependentes, inclusive emocionalmente, de recursos mais concretos para terem motivos consistentes para empenharem a sua fé e a sua confiança naquilo que escolhem para se dedicarem e recorrerem espiritualmente. Vivemos tempos que o exibicionismo da fé está superando o aprendizado o qual ela própria, a fé, na sua essência, recomenda por natureza. A fé virou uma personagem em atuação constante nos palcos da vida onde ela contracena com atores reais dispostos a produzir espetáculos para plateias específicas a fim de servirem de manipulação das crenças, garantia de bilheteria e não mais promoverem a evolução do ser humano pelas verdadeiras vias divinas que sabemos, quando verdadeiras, são desprovidas de ostentação e dispensam aplausos, super produções e exposição em grande escala dentro e fora dos seus ambientes naturais e adequados para o culto.
Tendo o latim como origem, o significado de religião é "religar" o homem a Deus, ao divino, à instâncias supremas, e a fé é a via mais eficiente, contudo a ajuda de instituições e pessoas é sempre bem-vinda neste processo, porém desconheço que seja preciso transformar a fé num tablado permanente cheio de apetrechos cênicos, textos mais decorados do que compreendidos e ensaios fora de hora.
É HOJE... QUARTA FEIRA!
Embebi meu corpo, lavei minha alma, saudei os orixás, senti a energia benéfica dos ancestrais, com o avesso recheado de luz, o amor me conduz, sou mulher negra de brio, vencendo desafios...
Oxumarê lê lê marê Oxumarê, lê lê marê Araká.
Existe muitos motivos em ser escolhido pelos Orixás e com certeza um deles é o amor.
Oxumarê me escolheu!
Sentir Oxumarê em meus braços em uma bela tarde com um belo arco-íris é a melhor sensação do mundo, mas me sentir nos braços de Oxumarê a cada amanhecer é melhor ainda. É meu pai Oxumarê, Olorun Modopé por ter me escolhido!
Quem tem Oxumarê como pai, nunca terá uma vida em preto e branco, pôs Oxumarê é luz, arco-íris e alegria.
Oxumarê é todas as cores do universo!
Oxumarê é verdade!
Oxumarê é alegria!
Oxumarê é prosperidade!
Sou filho de Oxumarê, sou livre, generoso e fiel aos meus amigos e familiares.
Sou filho de Oxumarê, sou puro encanto, sou indomável.
Sou livre como a serpente de meu pai, não sou apegado às coisas matérias, mas te darei o mundo se for preciso para te conquistar!
Que todos os Deuses e Deusas
Os Devas, Orixás, e Sentinelas
Ascensionados e Seres de Luz
Que toda Egrégora do céu
Que todo povo mágico, ocidente e oriental
Que todos eles te benzam,
Te toquem e te curem
Te cubram com o manto da verdade
E preencham teu caminho de luz
Ter Fé e ter Deus no coração e confiança nos teus Orixás, Caboclos e no seu guardião. Plantamos amor caridade e humildade com nosso semelhante só assim seremos merecedor do que recebemos.
Os Dragões quando aproximam dos médiuns, trazem á paz e a compaixão, junto com a força dos Orixás( divindade).
Ainda que isso me doa muito! Mas prefiro ser amassada nas mãos de meus Orixás, ao permanecer em meio a tanta ignorância. Rogo a Olórun para que me guie somente ao caminho da luz e que através da dor, eu possa transformar minha arrogância em humildade, meu egoísmo em vontade de ajudar o próximo.
Meu Brasil de Orixás
Levanta poeira
Gira roda gira,
Gira roda baiana
Verde e branco na avenida.
Vem meu amor,
Esse enredo é todo presente.
Os deuses ficam contentes
Com esse luau de esplendor.
Todos os diabos estão soltos,
Loucura é sinônimo de paixão,
Nanã é deusa da chuva,
Xangô é deus do trovão.
Omulu, o rei dos cemitérios
É a força da transformação,
Dono da vida e da morte
Me dê paz nesta vida de ilusão.
Quero ter o seu amor,
A magia começou.
No terreiro sou a gira,
Sou a raça multicor.
A caça é o vício de Oxossi,
É deus dos caçadores,
Protege a natureza generosa,
Aumenta a fartura de amores.
E por falar em amores,
Iansã se apaixonou por Xangô.
Sensualíssima e fogosa,
É tormento na avenida, Vem Quem Quer!
Vem quem quer meu pai Obá,
Vem girar ô mãe Nagô,
Quero ver você suar
Esse corpo de Oxalá.