Ovelhas
A dramaturgia politica é sórdida quando lobos se vestem de ovelhas para que pareçam vitimas inocentes perante todo mal imoral que produziram.
Davi disse: “… unges a minha cabeça com óleo” (Sl 23:5).
Em Israel antigamente, para que as ovelhas não fossem atacadas pelas moscas que costumavam entrar pelas suas narinas, indo até ao cérebro, causando muitos males, os pastores esfregavam óleo nas suas cabeças, porque isso espantava as moscas.
É por isso que precisamos da unção de Deus sobre as nossas cabeças constantemente, para vencermos também todas as “moscas”, ou seja, os demónios que lançam dardos inflamados em nossa mente, a fim de nos imobilizar e nos derrotar (Ef 6:16-17).
É no pensamento que toda ação boa ou má começa, por isso é necessário deixar-nos ungir pelo óleo divino da benção de Deus, para que a nossa mente seja blindada pelo divino Espírito Santo e nossa vida seja protegida de todo o mal que nos ronda. Nenhum mal é capaz de ultrapassar a barreira da proteção divina. Ora e confia.
O líder implanta parte de si em seus seguidores. Pastores devem formar ovelhas e não bodes. O exemplo é o tópico mais forte do sermão.
Eternamente Humano e Menino
As ovelhas não trazem aos seus pastores sua forragem para exibir o quanto comeram, antes, a digerem interiormente e exteriormente produzem lã e leite. A quão baixo um tema poderia chegar à filosófico. Um doutor, talvez em Fiódor Dostoiévski, quando passo, sempre errante, em cada passo que se somam em passos e se forjam em um caminho, este, eu sem graça, impalpável, quando todos têm um "eu" para chamar de seu, me sinto deserdado. Não há quem possa apontar o dedo para mim, e me mostrar a posição onde me encontro, e me limpo o nariz com o braço esquerdo. O mesmo, que me ensina a olhar para as coisas e me mostra como as pedras são engraçadas, quando a gente as tem na mão e olha devagar para elas. Damo-nos tão bem com o outro, na companhia de tudo e de todos, como a mão direita e esquerda.
Ovelhas… doces e pequeninas, mas, quando mordem, suas mordidas deixam marcas profundas. Se você não estiver preparado para suportar a dor, talvez seja melhor não se envolver. Algumas ovelhas vão resistir, rejeitar suas tentativas de correção, preferindo os riscos do desconhecido. São teimosas, inquietas, e insistem em andar por caminhos que as afastam do Pastor.
Porém, quando amam, elas amam de verdade! Confiam sem reservas, entregam-se completamente, mas essa confiança precisa ser conquistada. Não é um amor automático, exige paciência e investimento. É preciso resgatá-las quando estão perdidas, compreendê-las em sua fragilidade, prover o que lhes falta, zelar e proteger, exatamente como O Bom Pastor faz.
As ovelhas dEle reconhecem Sua voz, e se você falar em nome dEle, com autoridade e amor, elas também te reconhecerão. Mas lembre-se: esse caminho é de entrega. É preciso carregar a marca do Pastor, vivendo e falando com o amor que transforma, mesmo quando ovelhas ferem e resistem.
As crenças apesar de sua importância por reunir suas ovelhas em torno de um objetivo que é a salvação, não são a primeira coisa a ser olhada. Mas o coração, esse sim, como se comporta nos momentos de fartura ou escassez, de amor e ódio, se sou rei ou plebeu. E aí, nesse recôndito lugar que mora a verdade de cada um.
"...e Quando Deus me perguntar, Abbé Pierre: _ Que fizestes das ovelhas que eu te confiei? Eu baixarei a minha camisa e ficarei quieto,mas se em segunda vez Ele me perguntar, eu responderei eu lágrimas: Senhor, perdão, não eram ovelhas,mas lobos por entre ovelhas! Perdão Senhor. "
Pastor
Fui pastor de ovelhas sim!
Ovelhas que tinham fome!
Fome! Fome! Fome! Fome!...
Mas de carne e de carne de homem, enfim.
Não fome, dessa verdade!
Que deviam ter, dela fome!
Mas comeram, carne de homem.
E isto sem ordem e com desordem!
Por isso, me comeram!
Me mataram;
Meu sangue, beberam!
Mas eis que, me dará vida, um pois, que pastor.
Que vem e a quem, mal fizeram!
Mas ele venceu e eu vencerei, com ele, o Senhor!
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
MUNDO CÃO
Num mundo dos lobos aí das ovelhas que não reconhecem a natureza dos lobos! Só a sua identificação poderá levar a domesticá-los de modo a tornarem-se seus cães de guarda!
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de parecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
João 10:27-28
A cauterização da mente e a ingenuidade de algumas ovelhas, algumas vezes me causa mais perplexidade do que as mentiras e falta de caráter dos falsos pastores.
O cumulo da incoerência e escutar calvinistas dizendo: “minhas ovelhas ouvem minha voz”; mas eles não dão ouvidos aos textos que refutam as heresias que eles aceitam como verdade. Isso prova que eles é que não são as ovelhas que ouvem a voz de Jesus.
Alguns "pastores" pedem tanto dinheiro das ovelhas que, deveriam ser chamados de tosquiadores, e não de pastores.