Mudança Social
"A verdadeira transformação social começa quando cada indivíduo se compromete a evoluir e aprimorar suas habilidades e qualidades pessoais, tornando-se um agente de mudança e inspirando os outros a seguirem o mesmo caminho em direção a um mundo melhor."
O grande erro na sociedade não é social, é individual. Pois estamos todos esperando uma sociedade melhor para mudarmos, sendo que nós [individualmente] devemos ser a mudança que queremos da sociedade.
Preocupação pelo passado é uma perda de tempo com a regressão mental, espirtual e social, onde nenhuma decisão trará mudanças no presente e nem abrirá portas para o futuro, a menos que tire proveito de seus fracassos e se preocupe com o avanço de melhorias.
Bater panelas na janela em protesto contra alguma coisa é de uma jecura gigantesca; tão breguinha quanto bater palmas para o pôr-do-sol na Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro. E ineficaz sob o ponto de vista político. Porque o sol vai nascer com ou sem as suas palmas. E mudanças sociais não se definem com panelas na janela.
A tecnologia nos aproxima cada vez mais e nos faz ficar mais on-line, conectados, disponíveis e contraditoriamente, ao mesmo tempo, nos deixa afetivamente muito distantes, cada vez mais abandonados no nosso mundo.
A Cidadania Solidaria é a sociedade civil deixando de ser vitima e participando de novas soluções de novos e antigos problemas. Juntos podemos acreditarmos e sonharmos em um mundo melhor que retorna mais humano e consciente pelo esforço, pela ação amorosa, pessoal e profissional de cada um.
Estamos passando por uma mudança significativa no entendimento do propósito do trabalho, que está se movendo do conceito de "meu trabalho é minha identidade, valor para a sociedade e fonte de dignidade" para "minha identidade, valor e dignidade são construídos a partir do propósito que douà minha vida".
Os novos pensamentos e as ideologias são boas mas fracas as mudanças vem e acontecem nitidamente no mundo pelos interesses financeiros das classes dominantes...isto desde a Revolução Francesa.
Durante a gestação, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças hormonais, preparando-o para o parto e desencadeando uma variedade de efeitos físicos e emocionais na grávida.
Atribuir exclusivamente à construção social seria desconsiderar esses elementos biológicos, negligenciando uma parte fundamental da complexidade dessa experiência.
Estamos aqui para mostrar o caminho. Uma nova sociedade emergente deverá adotar um novo modelo social. Acredite, você faz parte desse projeto.
Não existe nada mais comum em nossa sociedade que adiarmos nosso auto-conhecimento e o crescimento pessoal.
Um dos maiores mestres que já tive a oportunidade de estudar dizia o seguinte: "Não vemos as coisas como são e sim como somos." Krishnamurti . De fato creio que ele tenha total razão. Aí fico a me questionar quais são os fatores que nos permitem que sejamos lúcidos para ver as coisas como são e como somos? A teoria das janelas quebradas, da comunicação violenta, das construções históricas e políticas, de tudo que se apresenta por aí formata pessoas ao auto-conhecimento? Prepara realmente pessoas para a verdade que as liberta? Vale meditarmos. No vazio obtemos as respostas. Na integridade nos tornamos humanos.
A juventude é revolucionária, palavras de Nelson Werneck Sodré. O intelectual é aquele que busca fundamentos sólidos de seus pontos de vista no arcabouço cultural do pensamento social em toda a história da humanidade, intervém no mundo através de todos os meios possíveis e é realista, sabe como pode e quando intervir na realidade. Um intelectual é prático e não fantasioso.
Precisamos mudar e ser agentes de transformação, entendendo que todas as organizações são um conjunto de ideias e ações desenvolvidas por pessoas e devem ser transformadas por elas. Que o nosso ‘inconformismo’ com a atual realidade inspire outras pessoas a agirem e acelere a transição da mudança.