Moral
Só é possível ser leal a valores, que os são a essência de um indivíduo. Nunca tenha lealdade a uma pessoa, a não ser que ela possua os mesmos preceitos morais que você. Senão em algum momento terá que escolher entre ser desleal com esta pessoa ou consigo mesmo
Cada indivíduo tem um juiz capaz de se deixar corromper dentro dele, a cada suborno ele acaba perdendo seus valores morais.
Em qualquer exercito do mundo, um Coronel que aceita e responde uma indagação feita a ele como General sem fazer a devida correção. Não passa de um militar equivocado e deveria estar abaixo da patente de soldado.
Meus valores e principios valem mais do que a minha própria vida, porque viver sem eles, não valera a pena
Triste da nação em que pessoas continuam insistindo que estão fazendo as coisas certas mesmo produzindo resultados errados. Imagine isso se tornando uma regra matemática!
Antes, muito antes de sermos
Primos, Irmãos, Casal,
Filhos ou Pais
Ajudante ou ajudado
Empregador ou empregado
Moral, ou imorais
Somos seres humanos
Todos iguais
E depois de um tempo você descansa quando descobre que as prioridades devem ser, além de cívicas, conscienciais e morais.
Para um Estado ou Governo ditador interessa doutrinar ideologicamente nossos filhos, pois isto lhe permite arrancar de suas mentes a fé em Deus e os valores que dela decorrem, ao tempo em que lhe permite implantar ideologias nefastas, que os afastam de Deus e os degeneram moralmente, servindo-lhe aos mais vis intentos.
Não se alcança a justiça e o bem cometendo as mesmas ações e falhas daqueles que não respeita o que é justo e correto.
O fanatismo deveria ser visto como distúrbio psicológico; e o fanático ser encaminhado para tratamento intensivo.
" Ernesto Bozzano cita,no entanto,casos em que de maneira alguma se poderia invocar a possibilidade de haver um médium armazenado no subconsciente certos conhecimentos revelados inesperadamente."
Deolindo Amorim escreve no prefácio da obra: Literatura de Além-túmulo de Ernesto Bozzano.
Aqueles que traem sua fé, princípios, crenças, convicções, dogmas, códigos morais e de honra sequer os mereciam previamente
Todas as vezes em que nos afastamos das virtudes primordiais: o amor e a verdade essenciais, ou seja, por ignorância ou rebeldia, nós recusamos o convite que trazemos em nossas consciências: a ação de cumprir o código moral de leis nos entregando ao amor essencial que somos, produziremos muitos conflitos conscienciais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
“Claramente, pode parecer utopia o querer, mas, não custa tentar, afinal de contas, a conscientização do correto, do honesto, do moral é um trabalho extremamente árduo, desprezado e moroso”.
O que falta no Brasil é homem, na política e em todos os segmentos da vida pública... Na imprensa existe a mesma carência de moral e bom caráter.
Falta boa fé na humanidade... são reflexos da fraqueza moral, como um todo...
Identidade e imagem pertencem ao mesmo espelho. Uma aprimora e a outra ilude a pessoa sem disciplina moral.
Consciência da depravação.
Governos, instituições, empresas e qualquer outra estrutura que acumule algum tipo de poder são geridas por homens. O que surge dessas diversas relações dos indivíduos em uma sociedade é a política. Por ser essencialmente um reflexo do relacionamento humano, tal ciência moral normativa não fica imune à maior chaga da natureza humana: a depravação. Logo, independentemente de suas inclinações morais, filosóficas ou ideológicas, o homem, em algum momento, será seduzido pelo mal que está presente em seu ser. Mesmo diante da escolha de trilhar um caminho virtuoso, justo, reto e ético, a sombra que habita o espírito humano exercerá sua influência e, potencializada pelo poder político, econômico ou social, irá desvirtuar, desnaturar ou deteriorar suas ações. Perceba, mesmo o mais justo ou santo possui essa chaga. Divinizar o homem, esquecendo de sua natureza depravada é um erro crasso. É considerar que uma árvore envenenada sempre dará bons frutos. Esquerda ou direita, liberal ou conservador, cético ou ideológico, o homem permanece homem. Não esqueçamos que a real confiança está na Verdade, no uno transcendente, no bom por essência e excelência, no Rei dos reis e Senhor dos senhores, a real confiança está no Pai.