Monólogo
Já percebeu que normalmente quem discute a relação não discute, apresenta um monólogo a uma plateia muda que se faz de surda?
O monólogo etnocêntrico pode, pois, seguir um caminho lógico mais ou menos assim: [...] Eles só podem estar errados ou tudo que sei está errado. [...] O grupo do "eu" faz, então, sua visão a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa.
O silêncio
Pratique com muita reflexão e humildade o monólogo do silêncio !!!
Ele faz muito bem ao nosso corpo e alma .
"Nas instâncias cabíveis, o diálogo se transforma no consenso a ser processado; o monólogo mutaciona-se na imposição que - exceto se manifestamente ilegal - será obedecida."
Monólogo ao tempo
E o tempo que sempre foi sensato, o que lhe aconteceu? Quem me dava pistas de como manter-se vivo, hoje, nem dá um suspiro. Dizem por aí que você se apagou, outros, que você deu uma leve pausa no serviço para com o mundo e eu, meramente desacreditado, acredito que esteja de birra comigo.
Você um dia falou: "Vai com calma que seu coração não vai aguentar!" Lembro nitidamente a primeira surra que levei por não ter lhe escutado, por não ter dado ouvidos ao condutor do mundo, o verdadeiro arquiteto. Hoje, com mais calma, eu percebo o quanto você faz falta. Um falta que não faz um amor não correspondido nem o que já passou. É dor dissimulada que estrangula o meu peito por perder um bem que tanto admiro.
Advento da sua preocupação, lembro da paciência de lidar com problemas alheios. Assim como uma matriarca, cuidou, alimentou e deu conselhos, faltou o afeto, mas sabe... Há muito tempo uma professora de semiótica falou
que dentro de relações sintáticas/sociais e diárias a demonstração de afeto mais forte é aquela que, dentro dessa análise, se esforça pra ser irritante. Era você. Tempo.
Não sei por que você desapareceu tão repentinamente mas espero sua volta de braços abertos e com aquela calma que me ensinaste.
Se foi por causa dele eu entendo, temos muita coisa para conversar.
[Pequeno monólogo sobre a atuação de Deus, em meio ao "difícil"]
Perdoem-me minha simplicidade, no que ora tentarei discursar. Mas olhando as mentes adversas daqueles que se dedicam em permanecer num "modus vivendi", como dito - adversos - em relação a fé, e principalmente à classe ateísta, pergunto-me o que fez Deus, como criador de mentes brilhantes, dá-lhes a cada qual, uma, se no entanto sua própria mente, ( a de desses brilhantes) , se conflagra numa espécie de "dificuldade" pra Deus entrar no coração de quem vive apenas à luz da razão?
Seriam os inteligentes ateus, porque na sua maioria são muito inteligentes, uma espécie de "máquina de aprimoramento cristão?
Digo "máquina de aprimoramento cristão", porque seriam eles, esses ateus inteligentes - nas mais variadas formas de inteligência, quer seja: escriturística, artística, musical, "oratorial" e etc - uma fonte de Deus em nós, para evoluirmos e assim atingirmos outro nível que sem eles, essas espécies de intelectuais, não atingiríamos?
Ou apenas uma passatempo de Deus, para dar a entender que real e "finalmente", houve, vamos por assim dizer, um equilíbrio, para que Deus não se deprima tanto?!
Afinal, saber muito, deprime; ainda mais quando uma mente NÃO encontra, já em tal nível elevadíssimo, a quem possa lhe superar.
Bem, perdoem-me minha declaração simplista mas, se a reles mortais com tais níveis de conhecimento, já se é deprimente não se ter nenhuma ou quase nenhuma dificuldade que se lhes supere.
Eis aí o porquê Deus criou o ateu, essa espécie super inteligente!
Porque afinal - para Deus NÃO existe impossível, e quando quiser, entrará no coração de qualquer ateu e, lhe provará que de fato, nada é sua inteligencia, comparada a daquele que a emprestou!
5 de abril de 2012 às 18:56 h
HABITANTE DE DOIS MUNDOS
Monologo: Ruisdael Maia
LIVRE ? Nunca Seremos ...
Após muito lutar contra um sistema totalmente parcial, separativo e cruel encontro-me hoje como servo e escravo algemado pela liberdade que busco.
Enquanto ser racional, sou autor das leis que imponho-me a min mesmo, e se sou mestre, também sou servo!
Só a um indivíduo legislador e responsável por aquilo que faço, então sou autônomo da própria vontade, então sou LIVRE?
Livre enquanto minha capacidade de agir, o problema é esse determinismo que me consome pela própria natureza, enquanto me liberto para o reino da moralidade, me escravizo em minha mortal natureza !
Ser livre, submete-me às leis da própria razão, se devo agir, é porque posso agir, se vou ou não agir é uma escolha!
Ainda há tempo?
Sim, em quanto moral sou eterno, enquanto homem temporal, escravo dos próprios meios, mais livres pelas próprias verdade!
Nada vale apena sozinho, pois é a diversidade que cria a unidade e o fenomenal só existe por que ele é único. Tem horas, que a tempestade é tão grande, que parece que o capitão está perdendo o controle do barco, mais quando você está em uma tempestade, ainda que parece o fim, a única escolha é lutar para sair dela.
E para quem conhece o mar sabe, não adianta lutar contra a corrente é melhor acompanha-la e sair pela corrente de retorno no devido tempo, mesmo que o te jogue pra longe do seu objetivo inicial,
o Mais importante é que entre muitos que afundaram, você sobreviveu e poderá ver o sol nascer pela manhã !
Que haja uma esperança, em cada campo de batalha, em cada tempestade, em cada Luta , acredite o amanhecer te espera !
O mundo está tão cheio de opinião de famosa frase inúteis,
você não pode falar isso , você não pode vestir aquilo, você não pode errar, que a honestidade acabou , as pessoas não são honestas com elas mesmas, vestindo-se conforme um personagem criando uma persona falsa para agradar uma mentira imposta pela sociedade.
Afinal, você quer pessoas verdadeiras ? ou pessoas Falsas ?
você quer integridade ou fantasia?
então para de acreditar na mentira que te contam e começa a acreditar nas pessoas de verdade!
Acredite em quem deseja realmente fazer a diferença, acredite naquele que põem a mão na massa , aquele que faça sol ou faça chuva está ali, presente firme e forte, esse é o que lutara por você, e se caso cair não te abandonara no front !
Acredite há uma esperança nas pessoas, há uma esperança no Brasil.
Triste e solitário é o artista que faz um monólogo na qual sua única platéia é ele mesmo e o palco é o seu ego.
Me sinto bem quando escrevo.Não vejo um monólogo,mas sim um diálogo entre os pensamentos de um eu-lírico e suas palavras.
"Diálogo não é um monólogo de várias bocas que se reúnem em grupo para falar, cada qual, ao vento ou ao próprio umbigo".
MONÓLOGO – vem do Grego MONOS, “um” e LEGEIN, “falar”. Indica que uma única pessoa é responsável por nos impor uma série de argumentos, sem ouvir outras partes. As aulas não podem ser um monólogo por parte d@s professor@s! O diálogo é fundamental!