Mochila
Deus me possibilitou escrever, abri o zíper da mochila e vou reciclar minha bagagem, é muita lembrança pra pouco tempo vivido de verdade. Tudo passa, menos o agora. Sou o Deus da minha própria história.
Por segurança, carrego sempre um livro na mochila. Quando minha vida se torna um pouco complicada e vejo o dia acinzentado eu abro o livro e vivo a vida dos personagens. Vejo as cores de um novo amanhecer, e como é mágico o amanhecer no meio do dia. Se acaso me sentir sem vida eu percebo que nas minhas costas há mil e uma para serem vividas, há um mundo lindo e colorido lá dentro. Enquanto meus olhos percorrem as letras escritas e minha mente viaja nos romances escritos naquelas páginas tenho o direito de ver o nascer e o pôr do sol na praia, a calmaria de uma caminhada, de boas gargalhadas acompanhadas de taças de vinho, e a felicidade de viver momentos lindos. E quando me dou conta percebo que ja vivi mil vidas em uma só.
Não sei explicar tudo o que sinto ao ler mas sei que é meu refúgio quando preciso escapar desse mundo. Enquanto o corpo não sai do lugar a minha mente viaja por varios lugares, várias situações e momentos e isso é inexplicável e incrivelmente maravilhoso.
Muitos deixam de viver, por causa de uma mochila nas costas, levando tudo o que tem da casa, quando deveriam levar o valor da vida para suas famílias.
Rodeio Caminhante
Em Rodeio caminhante
a pé, de mochila nas costas
ou mesmo de bicicleta,
Mesmo sem escrever
você acabará virando poeta.
A Região do Vale das Águas
de repente de ti fará parte,
Neste um dos caminhos
do Vale Europeu há muitas
histórias para contar,
Que você irá se encantar.
No Picol Paradis você
surpreenderá a si mesmo
bem, feliz e refeito,
E no Caminho dos Anjos
se apaixonará de vez por Rodeio.
Doce de Bananinha
Quem nunca levou
seja na mochila
ou na bolsa o seu
Doce de Bananinha,
Não sabe o quanto
ter um para socorrer
no momentos nem
tão doces assim com alegria.
Realmente, você não é culpado pelas expectativas por mim criadas
Mas é sim, por aquelas por você instigadas
Me abstenho da culpa pelas minhas ilusões
Pois você conhecia cada uma e a nenhuma se opôs
Não esperei de você castelo e cavalo branco
Apenas transparência para que não houvesse engano
Provavelmente nem imagine que está fazendo parte desta história
Mas a cada semana que vejo aquela mochila nas costas
Conto os dias para ver sua volta.
A poesia é uma constante necessidade existencial de estar em contato consigo mesmo para desvendar e desnudar mundos.
DICA DO DIA
Comece o dia se olhando no espelho. Ame-se mais do que nunca. Sorria. Mostre o quanto você é especial. Ame seu jeito de ser, seus defeitos, suas qualidades. Ame-se muito. Ame-se por completo. Ninguém irá lhe amar mais do que você. Portanto, esqueça qualquer problema e carregue na sua mochila apenas a leveza, a tranquilidade, a harmonia e a paz que o momento reservou.
E nós rodamos tanto por esse mundão que, alguma hora o que mais esperamos encontrar, é alguém pra dividir a mesma mochila.
Quando erramos com alguém, estamos errando conosco também, porque a culpa será sempre uma eterna vilã que carregaremos em nossa mochila interior
Perguntado sobre o respeito ao povo nordestino, Matheus respondeu em verso:
"- Respeito a um povo que, com muitos motivos para chorar, segue em frente a sorrir. Pois desistir no dicionário sertanejo não existe, o negócio aqui é insistir."
Crie um caso de amor com você, seja o melhor que pode ser, e, no mais, plante suas melhores sementes para colher suas melhores laranjas.
(trecho da crônica "Crie um caso de amor com você mesmo", do livro "Matuto Poeta - Histórias Rimadas no Sertão", de Matheus Boa Sorte)
Melhores partes da vida:
Já aconteceu comigo.
Em algum momento,
cheguei em casa com uma fichinha marcada por um número.
Foi então que lembre que, eu entrei no super-mercado com algumas sacolas ou mochila, etc. (E deixei-as na 'recepção'), então fiz minhas compras na maior tranquilidade e na hora de passar no caixa, paguei e sai correndo! kkk