Ministério
Famílias Fortes
Você deve ensinar [estas palavras] diligentemente a seus filhos. - Deuteronômio 6: 7
David Williams, jogador de futebol americano do Houston Oilers, desistiu de uma semana de salário para estar presente no nascimento de seu filho Scot. Seu treinador se opôs, mas Williams colocou sua esposa e família antes de sua carreira. Se ele continuar demonstrando esse tipo de compromisso com sua família, é provável que Scot também veja a importância das prioridades corretas.
Em mais de 40 anos de ministério, encontrei muitas situações em que um pai colocou seu trabalho diante de sua família, apenas para ver seus filhos se rebelarem.
Embora Eli tivesse feito muito pelo Senhor como sacerdote, ele falhou como pai. Ele esperou demais para disciplinar seus filhos e, quando tentou contê-los, sua repreensão foi tão fraca que eles não prestaram atenção. A vida de Eli terminou em desgosto porque seus filhos não seguiram os caminhos do Senhor.
Mesmo os melhores pais não podem ter certeza de que seus filhos não se afastarão do Senhor, mas o risco pode ser minimizado. Se as crianças sabem que seus pais esperam obediência e punem a desobediência, especialmente quando a disciplina é justa e dada em amor, é mais provável que elas se destaquem bem.
Uma família forte é um dos dons mais preciosos da vida. Vamos fazer tudo o que pudermos para tornar o nosso um lugar onde cada membro se sinta amado e respeitado.
Nossos filhos são um dom de Deus
emprestado do céu,
para treinar e nutrir no Senhor
e mostrar-lhes o seu amor. —Sesper
Casas cristãs não acontecem apenas - elas são construídas. Herbert Vander Lugt
Espelho retrovisor
Portanto, permaneçam firmes na liberdade pela qual Cristo nos libertou e não se enrede novamente com um jugo de escravidão. - Gálatas 5: 1
Algumas pessoas passam a vida olhando pelo espelho retrovisor. Eles anseiam pelos “bons velhos tempos” quando a vida parecia melhor. Famílias eram mais fortes, os cristãos eram mais nobres, as pessoas eram mais felizes - ou assim eles pensam!
Os antigos hebreus eram mestres de glorificar o passado feio. Como escravos no Egito, eles estavam desesperados! No entanto, depois que Moisés os libertou do cativeiro, eles logo idealizavam os “bons velhos tempos”. Muitos deles realmente queriam voltar ao Egito e novamente enfiar o pescoço sob um jugo e sentir o açoite do faraó. Não é de admirar que Deus tenha cancelado seu passaporte para a Terra Prometida.
Alguns cristãos gostariam de voltar aos “bons velhos tempos” da igreja. Mas qual igreja? Os crentes enfrentaram enormes dificuldades desde os dias de Paulo. A igreja primitiva foi atormentada pela imoralidade sexual (1 Coríntios 5: 1), heresia (Gl 1: 6-7) e dissensão (Atos 15: 1-2). Não havia bons velhos tempos para a igreja - nem no primeiro século, nem no décimo sexto e nem no vigésimo.
Evite a armadilha de olhar para trás - a menos que seja para recordar uma lição aprendida ou para se gloriar no que Deus realizou. Lembre-se, para aqueles cujas vidas estão centradas em Cristo, o melhor ainda está por vir.
Quantas vezes Deus dá a vitória
E então nos deleitamos na ação,
Enquanto a oportunidade presente
Passa por sua floração e se transforma em semente. - Gustafson
Quando vivemos no passado, manchar o presente e ignorar o futuro. Haddon W. Robinson
'Culpado!'
Deus, seja misericordioso comigo pecador! - Lucas 18:13
O grande "príncipe dos pregadores" Charles Haddon Spurgeon costumava contar a história de um duque que entrou em um navio de cozinha e foi lá embaixo para conversar com os criminosos que cuidavam dos remos. Ele perguntou a vários deles quais eram suas ofensas. Quase todos os homens alegaram que ele era inocente, culpando alguém ou acusando o juiz de aceitar suborno.
Um jovem rapaz, no entanto, respondeu: “Senhor, eu mereço estar aqui. Eu roubei algum dinheiro. Ninguém tem culpa a não ser eu. Sou culpado. ”Ao ouvir isso, o duque gritou:“ Seu patife, você! O que você está fazendo aqui com todos esses homens honestos? Saia de sua companhia imediatamente! ”O duque ordenou que este prisioneiro fosse libertado. Ele foi libertado, enquanto o resto foi deixado para puxar os remos. A chave para a liberdade desse prisioneiro era sua admissão de culpa.
Isso também é verdade na salvação. Até que uma pessoa esteja disposta a admitir: "Eu sou um pecador necessitado de salvação", ele não pode experimentar a liberdade da culpa e da condenação.
Você já disse: “Eu me declaro culpado”? Se não, faça isso agora mesmo. Você nunca pode salvar a si mesmo, então receba o Senhor Jesus como seu Salvador, colocando sua confiança nEle. Então, uma vez que você esteja livre da culpa e do poder do pecado, você conhecerá a alegria do perdão e da liberdade.
Admitindo que somos culpados,
Reconhecendo nosso pecado,
Então confiando no sacrifício de Cristo
Nos fará limpos por dentro. —Sesper
O pecado traz medo; confissão traz liberdade. Richard DeHaan
Conhecendo Deus Pessoalmente
Ele deu a conhecer Seus caminhos a Moisés, Seus atos aos filhos de Israel. - Salmo 103: 7
A maioria dos cristãos prefere ver Deus realizar poderosos milagres em vez de ter comunhão com Ele e aprender seus caminhos.
O texto de hoje diz que Deus deu a conhecer Seus poderosos atos ao povo de Israel, mas a Moisés Ele “revelou os seus caminhos”. Êxodo 33 registra uma grande crise na qual Moisés humildemente orou: “Se eu encontrei graça à sua vista, mostre Agora eu sou seu caminho. ”Ele queria conhecer a Deus e Seus planos para o Seu povo mais do que ver outro poderoso milagre. Não admira que o Senhor tenha conversado com ele “como um homem fala ao seu amigo” (v.11).
Comentando sobre a diferença entre formas e atos, FB Meyer escreveu: “Os caminhos, ou planos, só são conhecidos pelo círculo íntimo dos santos; a congregação comum aprende apenas Seus atos ”.
Uma amiga talentosa, Jennifer, aprendeu essa diferença depois de passar vários anos em uma cadeira de rodas. Um dia ela rezou em lágrimas: “Senhor, eu poderia ter feito tanto por você, se pudesse ser saudável”. A resposta de Deus foi inaudível, mas clara: “Muitas pessoas trabalham para Mim, mas poucas estão dispostas a ser minhas amigas. .
Se você deseja conhecer a Deus pessoalmente mais do que deseja ver seus poderosos milagres, ficará satisfeito.
Uma vez que foi a bênção, agora é o Senhor;
Uma vez que foi o sentimento, agora é a Sua Palavra;
Uma vez que o dom dele eu quisesse, agora o próprio Doador;
Uma vez eu procurei por cura, agora Ele mesmo sozinho. - Simpson
Conhecer a Deus não é apenas ver Suas obras, mas também aprender seus caminhos. Joanie Yoder
Obediência de 90 por cento?
Porque você rejeitou a palavra do Senhor, Ele também te rejeitou. - 1 Samuel 15:23
Como pai de um menino de idade fundamental, acho que sei por que Deus coloca tanta ênfase na obediência. Os meninos podem se meter em tanta dificuldade tão facilmente. Não consigo imaginar o problema em que entrariam se não fossem obrigados a obedecer ninguém.
Tome, por exemplo, minha regra sobre atravessar a rua. Steven sabe que ele deveria parar no final da garagem e olhar para os dois lados - se ele está andando de bicicleta, patinando, ou apenas perseguindo uma bola. Espero 100 por cento de obediência porque sei que é preciso apenas um passo descuidado na rua para comprometer sua segurança.
Quando Deus enviou Saul para atacar os amalequitas pelo que haviam feito a Israel (Êxodo 17: 8; 1Sm 15: 2), esperou que o rei lhe obedecesse completamente. Quando não o fez, Saul não apenas falhou em Israel, mas também desapontou a Deus. E ele teve que sofrer os resultados da desobediência. Como Samuel lhe disse, Deus “rejeitou você de ser rei” (v.23).
O Senhor, que é um Pai perfeito, nos ama e sabe o que funcionará melhor em nossas vidas. Para mostrar que confiamos Nele, precisamos fazer tudo o que pudermos para obedecer ao que Ele nos disse na Bíblia, Sua Palavra. Ele merece nossa obediência de 100%.
Deixe seus dias ser meus para pedir;
Onde eu lidero, obediente seja.
Deixe seus próprios desejos não serem nada;
Apenas procure seguir-me. —Anon.
O custo da obediência não é nada comparado ao custo da desobediência. Dave Branon
Cristo nosso campeão
Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. - 1 Coríntios 15:57
Se alguém precisava de um campeão, os israelitas precisavam. Como o exército deles acampou no vale de Elá, eles foram mantidos à distância e envergonhados diariamente pelas provocações do homem forte dos filisteus, Golias.
Davi, o jovem pastor de Jessé, trouxe provisões para seus irmãos no exército. Quando ouviu Golias zombando dos israelitas, ficou furioso e pediu permissão para sair e lutar contra ele. Davi estava confiante de que o Deus que o livrara do leão e do urso (1 Samuel 17: 34-37) lhe daria a vitória sobre o gigante - e Ele o fez.
A conquista de Davi nos lembra da vitória de Jesus Cristo. Nós estávamos irremediavelmente escravizados pelo pecado e precisávamos de um campeão. Então Deus enviou Seu Filho Jesus para nos libertar. Ele veio à terra como um homem, enfrentou todas as nossas provações humanas (Hebreus 2: 14-15) e foi lutar em nosso favor. Em Sua morte e ressurreição, Jesus obteve a vitória completa sobre o pecado e a morte (1 Coríntios 15: 54-57). Além do mais, seu triunfo nos garante a vitória em nossa caminhada diária com Deus.
Mas não podemos esperar sucesso em nossa própria força. Nós devemos confiar no poder e orientação do Espírito Santo. Então, ao andarmos com Deus em fé, podemos apreciar mais plenamente a vitória que nosso Campeão nos trouxe.
Eu irei louvar meu querido Redentor,
Seu poder triunfante Eu direi,
Como a vitória Ele dá
Sobre o pecado e a morte e o inferno. -Felicidade
Não importa quais gigantes que enfrentamos, podemos ganhar pela graça de Deus. David C. Egner
Banquete do pobre homem
Saia . . . e traz aqui os pobres e os aleijados e os coxos e cegos. - Lucas 14:21
Durante a campanha norte-africana da Segunda Guerra Mundial, algumas tropas alemãs se destacaram de sua fonte de suprimentos. Com suas gargantas ressecadas pelo intenso sol do deserto, eles ficaram muito felizes quando encontraram uma linha de água britânica recém-construída. Atirando-o cheio de buracos, eles caíram em seus estômagos e começaram a engolir furiosamente.
Mas eles perceberam algo muito tarde - os britânicos estavam testando o oleoduto com água do mar salgada. Em 24 horas, todos os alemães estavam morrendo de sede. Reconhecendo a gravidade de sua situação, eles rapidamente se renderam.
De maneira semelhante, os dolorosos reveses da vida às vezes são necessários para quebrar a resistência intencional de pessoas que rejeitam os termos de rendição de Deus. A parábola de Jesus em Lucas 14 nos lembra que o infortúnio pode ser uma bênção se nos deixar dispostos a aceitar o convite de Deus. Ele disse que apenas os pobres e necessitados aceitaram a oferta para participar do banquete. Os demais eram muito auto-suficientes e preocupados.
Quer nossa necessidade seja a salvação ou o desenvolvimento do caráter cristão, as adversidades são frequentemente necessárias para nos ajudar a resolver o que realmente conta. Que possamos vê-los como o amoroso convite de Deus para tomar nosso lugar no “banquete do pobre”.
Deus nos oferece Sua graça inigualável
Se apenas nós crermos,
Mas não até que sintamos nossa necessidade
Nós receberemos Seu amor. —DJD
Admitir nossa fraqueza abre espaço para a força de Deus. Mart DeHaan
Solidão
Fique contente com as coisas que você tem. Pois Ele mesmo disse: "Nunca te deixarei, nem te desampararei". - Hebreus 13: 5
De tempos em tempos, pessoas solitárias me chamam para compartilhar seus problemas. Um homem que professa fé em Cristo, está lutando para viver uma vida pura. Sempre que ele cai em pecado, ele precisa de garantia do perdão de Deus.
Outra pessoa que chama é uma mulher que teve algumas experiências ruins com os homens. Ela tem que ter certeza de que Deus ainda a ama.
Então há uma jovem com deficiência física. Ela mora sozinha porque é maltratada em casa.
Todas essas pessoas têm duas coisas em comum: sentem a dor da rejeição e são solitárias. Mas é a solidão que se destaca como seu maior problema.
A solidão não pode ser curada apenas por estar com pessoas, ver um conselheiro ou falar ao telefone. O que é necessário é amizade. É onde nós que não estamos sozinhos podemos ajudar. Devemos fazer amizade com pessoas solitárias.
Apenas esperar que alguém se torne um amigo, no entanto, não é o caminho para encontrar a cura para a solidão. Hebreus 13: 1-6 não menciona esse problema, mas dá a resposta. Precisamos focar nossa atenção em Jesus Cristo. Ele promete ser um ajudante que nunca nos deixará nem nos abandonará (vv.5-6).
Jesus sempre escuta e sempre se importa. Ele ajudará você a superar qualquer situação.
Quando o peso da solidão pesaria sobre a alma
E sentimentos de solidão sobre nós rolariam,
O Salvador continua a ficar ao nosso lado
Para fortalecer, confortar, ajudar e guiar. —DJD
Jesus se importa. Herbert Vander Lugt
A Palavra Negligenciada de Deus
A palavra que ouviram não os aproveitou, não sendo misturada com fé naqueles que a ouviram. - Hebreus 4: 2
Poucos pensadores nos últimos tempos exerceram uma influência tão penetrante quanto Sigmund Freud. Embora ele alegasse ser ateu, ele continuamente especulou sobre questões religiosas como se subconscientemente fosse assombrado pelo Deus a quem ele negava.
Quando Freud completou 35 anos, seu pai lhe enviou a cópia das Escrituras Hebraicas que ele havia dado a ele quando ele era menino. Sigmund lera e estudara esse livro, pelo menos por um tempo.
Fechado naquela cópia desgastada das Escrituras havia uma nota do mais velho Freud lembrando a seu filho que “o Espírito do Senhor começou a mover-se e falou dentro de você: 'Vá ler no Meu Livro que eu escrevi e lá se romperá para você as fontes de entendimento, conhecimento e sabedoria '”.
Seu pai expressou a esperança de que Sigmund pudesse, como homem maduro, mais uma vez ler e obedecer à lei de Deus. Não temos evidência, no entanto, de que Freud tenha levado a sério a exortação de seu pai. Quão diferente sua vida e influência poderiam ter sido se ele tivesse!
E nós? Nós deixamos de lado a Bíblia que uma vez lemos e estudamos? Não é tarde demais para encontrar uma nova sabedoria nesse antigo livro. Sim, e ainda mais importante, não é tarde demais para começar a acreditar e obedecer à Palavra de Deus.
Grande Deus, com admiração e com louvor
Em todas as Tuas obras eu olho!
Mas ainda Tua sabedoria, poder e graça
brilham em Teu Livro. —Watts
Deus não abrirá a porta da sabedoria para aquele que mantém sua Bíblia fechada. Vernon Grounds
Vida 'solta'
Sempre que tenho medo, confiarei em você. - Salmo 56: 3
Um jornal publicou a seguinte história da vida de Lyndon B. Johnson, ex-presidente dos Estados Unidos: “Em Stonewall, Texas, em uma cerimônia que reconhece o embelezamento das estradas, o presidente disse que estava se sentindo bem porque seguiu o conselho. de uma velha que uma vez disse: 'Quando eu ando, eu ando devagar. Quando me sento, me sento vagamente. E quando eu sinto a preocupação, só vou dormir '”.
A expressão "Quando me sento, eu me sento vagamente" chamou minha atenção. Sugere algo que todo crente deve ser capaz de fazer. Aqueles que conhecem a Cristo e estão vivendo em comunhão com Ele podem experimentar uma grande bênção e uma força renovada, relaxando e confiando em Deus completamente. Isso os ajuda a evitar ficar tenso. Como o salmista, eles podem dizer com confiança: “Sempre que tenho medo, confio em ti” (56: 3).
Na agitação da vida, quando tudo parece pronto para "desmoronar", sente-se e leia uma parte das Escrituras. Enquanto você acalma seu coração em oração, diga ao Pai celestial sobre suas ansiedades e entregue-as a Ele. Então, quando você continuar de onde parou, poderá enfrentar suas dificuldades, certo de que Ele o conduzirá e fortalecerá para cada tarefa.
Simplesmente confiando todos os dias,
confiando em um caminho tempestuoso;
Mesmo quando minha fé é pequena,
confiando em Jesus - isso é tudo. —Stites
Se você transformar seus problemas em Deus, não terá mais nada com que se preocupar. Richard DeHaan
Uma vida feliz
Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro. Não haverá mais dor, pois as coisas anteriores já passaram. - Apocalipse 21: 4
Cornelia Dobner tinha 90 anos quando morreu e foi para sua casa no céu. Sua vida tinha sido caracterizada pelo trabalho duro, auto-sacrifício por sua família e lealdade a Deus e seu marido.
Logo após o funeral, duas de suas bisnetas colocaram seus sentimentos em palavras escrevendo notas para ela. Um deles, na impressão clara de um menino de 6 anos, escreveu: "Espero que você tenha uma vida feliz no céu".
A esperança dessa criança para sua bisavó é uma certeza inquestionável para todo seguidor de Cristo que morre. A Bíblia descreve nosso lar eterno como um lugar onde não há mais sofrimento, tristeza, choro, dor, impureza, doença ou mal (Apocalipse 21: 4,27). Também nos diz o que está lá: o Cordeiro (Jesus), os redimidos, o rio da vida, o trono de Deus, a árvore da vida, a luz de Deus (Apocalipse 21:22; 22: 1-5).
Jesus disse que Ele iria e prepararia um lugar para nós (João 14: 1-3). E o apóstolo Paulo descreveu-o como o lugar onde “nós estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:17). Se isso não é felicidade, o que é?
Sim, como Cornelia Dobner, todo crente em Jesus pode esperar “uma vida feliz no céu”.
Além das tristezas da terra, as alegrias do céu,
além das sombras da terra, uma aurora gloriosa;
Além das batalhas da terra, doce paz sem fim;
Além do por do sol da terra na manhã do céu. - Gilmore
Estar com Jesus para sempre é a soma de toda felicidade. David C. Egner
Graça de Mudança de Vida
Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação; coisas antigas já passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas. - 2 Coríntios 5:17
William James, famoso professor de filosofia e psicologia da Universidade de Harvard, afirmou certa vez que, depois dos 30 anos, ficamos parados e nunca mudamos. Mas ele estava errado. Nós podemos e mudamos.
John D. Rockefeller tornou-se o único bilionário do mundo. Mas ele era um homem miserável que não conseguia dormir, que não era amado e que precisava de guarda-costas.
Então, aos 53 anos, ele foi acometido por uma doença rara. Ele perdeu todo o cabelo e seu corpo encolheu. Ele recebeu um ano ou mais para viver.
Rockefeller começou a pensar em questões eternas e, de repente, começou a mudar. Ele doou seu dinheiro para ajudar as igrejas e os pobres. Ele estabeleceu a Fundação Rockefeller, que subscreveu pesquisas críticas em saúde. Sua saúde melhorou e, ao contrário da previsão do médico, ele viveu 98 anos.
Se um homem pudesse passar por uma mudança tão física e emocional, como podemos duvidar de que Deus, por Sua graça e poder, pode nos transformar espiritualmente? A Bíblia diz que qualquer um que crer em Jesus Cristo e em Sua morte expiatória e purificadora do pecado se tornará uma nova criação (2 Coríntios 5:17).
Que perspectiva gloriosa! Você já experimentou essa mudança? Se não, confie em Jesus hoje.
Senhor, agora, na verdade, encontro o
Teu poder, e Teu sozinho,
Pode mudar as manchas do leproso,
E derreter o coração de pedra. -Corredor
A salvação é mais que uma reforma de hábitos; é uma transformação de personagem. Vernon Grounds
O Avião Supremo
Mesmo que o nosso homem exterior esteja perecendo, ainda assim o homem interior está sendo renovado dia a dia. - 2 Coríntios 4:16
Um tremendo calor é gerado no exterior do avião Concorde quando voa a velocidades supersônicas. A temperatura na superfície externa do avião pode chegar a 127 ° C (261 ° F), embora a temperatura do ar externo seja de -56 ° C (-69 ° F).
A expansão causada por esse calor torna o avião 9 polegadas mais longo na velocidade de cruzeiro do que em repouso. O piso da cabine da aeronave é construído sobre roletes e não se expande, e quatro sistemas de ar condicionado mantêm o interior confortável. Enquanto o exterior do avião está passando por um tremendo estresse, o clima interno permanece constante.
Na Escritura de hoje, Paulo descreveu nosso “homem exterior” como perecendo sob o calor de grande pressão, enquanto nosso “homem interior” é renovado dia após dia. Observe o contraste:
Do lado de fora do interior
Pressionado por todos os lados Não esmagado (v.8)
Perplexos Não em desespero (v.8)
Perseguido Não Abandonado (v.9)
Derrubado Não destruído (v.9)
Quando confrontados com provações, nós também podemos ter uma força interior através de Cristo (v.11). Nossa parte é olhar além do temporal para o eterno (v.18) e renovar nossas mentes diariamente (Efésios 4:23) através da Palavra de Deus e da oração.
Por sua própria força você não pode confiar;
Há uma fonte de força e graça no alto;
Vá para aquela fonte, sua força se renove,
E a vida de Cristo brilhará através de você. -Hopkins
A Palavra de Deus refresca nossas mentes; O Espírito de Deus renova nossa força. Dennis J. DeHaan
ATOS DE ORAÇÃO
Senhor, ensina-nos a orar. - Lucas 11: 1
Quando meus filhos vêm a mim para pedir conselhos, considero uma honra ensiná-los o que precisam saber. Por exemplo, minha filha Julie teve que escrever um poema para a escola há pouco tempo. Enquanto pensava na melhor maneira de ajudá-la, decidi compor algumas linhas para ajudá-la a ver como se faz.
Jesus usou o método de exemplo quando Seus discípulos pediram a Ele para ensiná-los a orar. Em vez de entrar em uma longa dissertação sobre o assunto, Ele disse: “Quando você orar, diga. . . ”E Ele deu a eles um padrão que também incluía princípios de oração.
Essa oração tem pelo menos quatro elementos que podemos aprender a usar quando oramos: Adoração, Confissão, Proteção à Tentação e Súplicas. Vamos considerar os ATOS da oração.
Adoração: “Santificado seja o teu nome”. Precisamos dar lealdade e respeito ao nosso grande e maravilhoso Deus.
Confissão: "Perdoa-nos os nossos pecados." Deus é "fiel e justo para nos perdoar" (1 João 1: 9).
Proteção da tentação: “Não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal”. Peça ajuda para dizer não ao pecado.
Súplica: “Dá-nos dia após dia nosso pão de cada dia”. Não devemos ter medo de pedir a Deus por Suas provisões.
Existe o exemplo. Cabe a nós segui-lo.
Senhor, obrigado por me convidar
para vir e conversar com você;
Agora me ajude a reverenciar este tempo
E rezar minha vida inteira. - k. De Haan
Passe tempo com o Senhor e seu dia será bem gasto. Dave Branon
Duvidando de Deus
Todo bom presente e todo presente perfeito vem de cima. - Tiago 1:17
Quando Satanás tentou Eva, ele o fez, incitando-a a duvidar do caráter de Deus. Ele disse a Eva: “Deus sabe que no dia em que você comer do [fruto proibido] seus olhos serão abertos e você será como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Gênesis 3: 5).
Satanás estava insinuando: “Deus tem uma agenda oculta e é maligna”. O diabo sabia que, uma vez que Eva duvidasse da bondade de Deus, a tentação funcionaria.
Nós podemos não pensar que duvidamos de Deus. Mas quando os eventos acontecem em nossas vidas que nos fazem questioná-lo, é exatamente isso que fazemos. Raramente deixamos de acreditar Nele, mas deixamos de acreditar em Sua bondade. E essa é uma ideia de envenenamento pela fé!
John Greenleaf Whittier sabia que no centro da confiança está a confiança na bondade de Deus. Ele escreveu:
Eu vejo o mal que me rodeia,
Eu sinto a culpa por dentro
Eu ouço, com gemidos e gritos de parto,
O mundo confessa seu pecado.
No entanto, no labirinto enlouquecedor das coisas,
E jogado pela tempestade e inundação,
Para uma confiança fixa, meu espírito se agarra:
Eu sei que Deus é bom!
Nunca duvide da bondade de Deus. Mesmo quando nossas provações parecem além de nossa compreensão, podemos confiar em Deus para nos dar dons perfeitos (Tg. 1:17).
Não coloque um ponto de interrogação onde Deus colocou um ponto final. Haddon W. Robinson
Comportamento cuco
Há alguns que andam entre vocês de maneira desordenada, não trabalhando, mas são intrometidos. - 2 Tessalonicenses 3:11
O pássaro cuco europeu é um aproveitador. Quando a primavera chega, ela não constrói um lar para sua ninhada anual. Em vez disso, a fêmea invade o ninho de uma ave desavisada e põe seu ovo lá. A descendência do cuco é deixada para ser chocada e cuidada por seu “pai adotivo”.
Enquanto ainda sem penas e cego, o intruso logo domina o ninho, empurrando os ocupantes de direito sobre a borda para a morte. Então monopoliza toda a atenção de seus novos pais.
Os hábitos egoístas da família cuco parecem-se muito com o comportamento irresponsável que existia entre os crentes da antiga igreja de Tessalônica (2 Tessalonicenses 3:11). Aqueles que tiraram os outros, viveram vidas indisciplinadas, e nenhum trabalho foi avisado pelo apóstolo Paulo para mudar seus caminhos. Sua recusa em trabalhar envolve mais do que apenas ser alérgico à transpiração. Eles foram referidos como intrometidos e desordenados. "Eles estavam", diz um comentarista, "em nada funcionando, mas trabalhando demais".
Quando negligenciamos nossos deveres dados por Deus e começamos a interferir nos assuntos dos outros, o resultado pode ser desastroso. Christian, cuidado com o comportamento do cuco! Em vez disso, cumpra fielmente o trabalho que Deus lhe deu para fazer.
Não devemos nos intrometer em assuntos
para os quais não estamos designados;
Em vez disso, vamos fazer o nosso trabalho para Deus da
maneira que Ele projetou. —Anon.
Ninguém está desempregado que se preocupa com o seu próprio negócio. Mart DeHaan
O coração da matéria
O homem olha para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração. - 1 Samuel 16: 7
Quantas vezes somos culpados de deixar Deus fora de nossa tomada de decisão? Às vezes, quando nos deparamos com uma escolha, a resposta certa pode parecer óbvia para nós e para os que nos rodeiam. Mas se falharmos em pedir ao Senhor para nos ajudar a chegar ao cerne da questão, poderemos chegar a uma conclusão errada.
Foi o que Samuel fez quando ele começou a ungir o próximo rei de Israel. Quando ele viu Eliab, o filho mais velho de Jessé, Samuel tinha certeza de que ele tinha seu homem. Errado! De fato, Deus escolheu o menos provável dos filhos de Jessé, o jovem Davi. Ele era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22), mas Samuel só via a aparência exterior.
Incluir Deus na tomada de decisões é um princípio vital para as igrejas também. Ao procurar um novo pastor ou alguém para liderar um ministério da igreja, somos tentados a olhar apenas para os externos. Estamos preocupados com coisas como habilidades de fala, simpatia e capacidade de inspirar - e deveríamos estar. Mas se nós não pedimos a Deus para nos fazer passar as aparências para o coração, nós não olhamos profundamente o suficiente. Não podemos ler corações, mas o Senhor pode. Ele sabe quando alguém o segue de perto.
Ao tomar suas decisões hoje, não se esqueça de incluir Deus.
Não minha, não minha escolha,
Em coisas grandes e pequenas,
seja meu guia, minha força,
minha sabedoria e meu tudo. - Bonar
Se você não quer terminar em fracasso, tenha certeza de começar com Deus. David C. Egner
Nossa rocha e nosso refúgio
Em Deus está minha salvação e minha glória; a rocha da minha força e meu refúgio estão em Deus. - Salmo 62: 7
Há um século, um transatlântico afundou na costa sudoeste da Inglaterra, levando muitas pessoas para baixo. Um menino de 16 anos de idade, que foi jogado ao longo da costa acidentada, sobreviveu agarrado a uma rocha a noite toda. Quando ele foi finalmente resgatado, ele foi perguntado: “Você não se abalou quando se agarrou a noite toda àquela pedra?” O menino respondeu: “Sim, claro. Mas a rocha nunca sacudiu uma vez.
Os antigos israelitas aprenderam com suas experiências no deserto que as rochas eram mais do que massas de pedra. Uma rocha poderia servir de abrigo contra uma tempestade repentina. Poderia fornecer uma sombra fresca do calor opressivo. Era uma fortaleza e um lugar de segurança dos inimigos (Sl 61: 2-3; 62: 1-2; Isaías 32: 2).
É por isso que significou muito quando Davi chamou o Senhor de “minha rocha e minha salvação” (Sl 62: 6) e “minha força e meu refúgio” (v.7). David sabia em primeira mão o quão importante uma rocha poderia ser em tempos de dificuldade.
Assim como os hebreus encontraram a rocha de sua salvação no Senhor que os tirou do Egito, encontramos nossa rocha de salvação naquele que, por meio de seu Filho, nos libertou da escravidão do pecado. Quando tempestades de problemas ameaçam nos dominar, podemos nos apegar a Ele com fé, gratos por nossa Rocha ser nosso refúgio inabalável.
Ó segura para a Rocha que é mais alta que eu
Minha alma em seus conflitos e tristezas voaria;
Tão pecaminosa, tão cansada - Tua, Tua eu serei:
Tu abençoa a "Rocha das Eras", estou me escondendo em Ti. -Cushing
Você pode tremer na Rocha das Eras, mas a Rocha nunca treme debaixo de você.
Vernon Grounds
Os caminhos de Deus
Quão insondáveis são os Seus juízos e os Seus caminhos, descobrindo! - Romanos 11:33
Depois que Elias experimentou alguns momentos especialmente difíceis, o Senhor lhe disse que fugisse para Sarepta onde poderia encontrar comida e abrigo. Imagine a surpresa de Elijah quando descobriu que a viúva que devia prover-lhe era extremamente pobre! Na verdade, ela esperava que ela e seu filho morressem de fome em breve.
Quantas vezes Deus se deleita em nos surpreender pela maravilha de seus caminhos! Nossa compreensão limitada Dele pode ser comparada a uma mosca que rasteja em um dos grandes pilares da Catedral de São Paulo em Londres. O que esse inseto minúsculo sabe sobre o magnífico design do arquiteto? Vê apenas o pequeno espaço de pedra sobre o qual se move. As belas esculturas e trabalhos ornamentais parecem montanhas imponentes e vales profundos que apenas impedem o progresso e obscurecem a vista.
Nós, como cristãos, muitas vezes vemos apenas as nossas circunstâncias imediatas e percebemos apenas um vislumbre do maravilhoso propósito de Deus. Os obstáculos que bloqueiam nossa visão e atrapalham nossos planos são, na verdade, parte dos belos desenhos da graça divina.
Nosso Pai celestial sabe exatamente o que Ele está fazendo. Embora Seus caminhos sejam insondáveis, Ele nos assegura que tudo funcionará para o nosso bem se confiarmos Nele.
Os caminhos e julgamentos de Deus confundem aqueles
que não vêem seu plano perfeito;
Mas aqueles que confiam em Sua graça salvadora,
Com admiração, todas as Suas ações escaneiam! HGB
Deus pode ocultar o propósito de Seus caminhos, mas Seus caminhos não são sem propósito. Henry G. Bosch
É ou é o seu?
Pensei nos meus caminhos e voltei os meus pés para os teus testemunhos. - Salmo 119: 59
Se um número suficiente de pessoas acredita que uma coisa errada está certa, isso faz com que seja assim? Por exemplo, se pessoas de todos os níveis educacionais persistem em escrever, é quando querem dizer que isso é correto.
De memorandos executivos a artigos de jornal e anúncios de outdoor, o uso indevido do produto continua. Para ser correto, você usaria isso para uma contração do que é. (É um bom dia.) E você usaria isso para denotar um possessivo. (O cachorro abanou o rabo.)
Parece que mais pessoas usam essa construção incorretamente do que corretamente. Isso significa que devemos tolerar seu uso indevido? Espero que não.
O mesmo acontece com os ensinamentos bíblicos que são distorcidos com tanta frequência que podemos considerar não fazer uma grande coisa sobre eles.
Por exemplo, e se as pessoas sugerirem continuamente que o inferno não é um lugar real e que pessoas sem Jesus não estão realmente perdidas? (Mt 5:22; Lucas 12: 5). Devemos reconsiderar a exatidão do que a Escritura ensina sobre o inferno? Ou a prática comum de mentir? Devemos redefinir o ensino bíblico sobre honestidade? (Sl 51: 6; Provérbios 19: 5).
Vivemos por regra da maioria, estabelecendo padrões de vida pelo que vemos os outros fazendo, ou vivemos segundo os padrões de Deus? É uma questão que responde a si mesma se quisermos agradá-lo.
Ao ler a Palavra de Deus, tome cuidado especial
para encontrar os ricos tesouros escondidos lá;
Dê pensamento a cada linha, cada preceito claro,
Então pratique bem com o temor piedoso. —Anon.
Confie na autoridade de Deus - não na maioria do homem. Dave Branon