Meu Pai Pescador
Anedota do Docente
"Um Pescador, segura em dois baldes de caranguejos, um dos baldes está tapado e o outro aberto. A caminhar para beira mar. E um outro colega pescador, pergunta-lhe, porquê que tapou um balde de ccaranguejos e deixou o outro aberto? E o senhor Pescador responde-lhe que, o balde que está tapado pertence aos caranguejos estrangeiros, por isso os tapou. E o outro balde, não está tapado porque, são caranguejos nacionais, se um dos caranguejos tentar fugir, os que estão em baixo vão puxar os que estão a tentar fugir para sair. É essa razão de não tapar um dos baldes.
Lição: Tudo o que é nosso, já é nosso, e ninguém nos vai tirar, porque estará sempre connosco. Devemos é, proteger o que não é nosso, porque não tem momento de desaparecer.
O Mestre Pescador
Contudo, na tua palavra, decepcionarei a rede. - Lucas 5: 5
Escritura de hoje : Lucas 5: 1-11
Eu sou pescador. Eu sei como pegar a boca pequena, walleye e panfish que habitam o lago em nossa pequena cabana. Eu sei onde os peixes se escondem, seus hábitos alimentares e os melhores horários para pescar. Eu tenho minhas próprias iscas comprovadas e estratégias de sucesso. Por isso, reluto em seguir o conselho de alguém que rema e me diz como pegar o peixe no "meu" lago.
Para simpatizar com Pedro na leitura bíblica de hoje em Lucas 5. Ele sabia como pescar no mar da Galiléia. Era o lago “dele”, mas ele ficou fora a noite toda e não pegou nada. "Às vezes o peixe simplesmente não coopera", eu posso ouvi-lo dizer.
Então Jesus disse a ele: “Abaixe suas redes para pegar” (v.4). Pedro disse: “Mestre, trabalhamos a noite toda e não pegamos nada; todavia, com a tua palavra, decepcionarei a rede ”(v.5). Ele pegou tantos peixes que precisava de ajuda para trazê-los para a praia! Jesus então disse a Pedro: “De agora em diante, você pegará homens” (v.10). Jesus estava mais preocupado que Pedro aprendesse a pescar almas.
Quando se trata de pescar almas, o problema não é o quão bom somos em persuadir as pessoas. É se estamos obedecendo ao Mestre sempre que Seu Espírito nos instrui a compartilhar a história do evangelho. Hoje, "solte suas redes para pegar uma captura".
Refletir e orar
Se você quer pescar almas,
procure seguir os mandamentos de Cristo;
Deixe de lado objetivos indignos,
deixe-o guiá-lo pela mão dele. —Hess
A próxima pessoa que você conhecer talvez precise conhecer Jesus. David C. Egner
Onde estão os peixes?
Siga-me, e eu farei você se tornar pescador de homens. - Marcos 1:17
Escritura de hoje : Marcos 1: 14-20
Um pastor me contou uma história fascinante de uma igreja em uma vila de pescadores canadenses. Os pais fundadores escolheram construir a igreja na margem rochosa do Oceano Atlântico. Por estar localizada no centro de onde moravam os pescadores e os habitantes da cidade, a igreja floresceu.
À medida que a congregação crescia, porém, os membros decidiram construir um novo prédio longe da orla. Então, uma coisa interessante aconteceu. Eles pareciam perder o zelo pelos perdidos depois que se mudaram. Por quê? Alguns disseram que era porque não estavam mais entre as pessoas.
Vemos em Marcos 1 que Jesus iniciou Seu ministério caminhando ao longo do mar da Galiléia e chamando os pescadores para serem Seus discípulos. Ele lhes disse: “Sigam-me, e eu farei você se tornar pescador de homens” (v.17).
Onde estão os “peixes” em nossas comunidades? Esperamos que eles venham sozinhos à nossa igreja e ouçam o pastor apresentar o evangelho? Ou optamos por seguir a Cristo e nos tornarmos pescadores que ousam ir para onde estão os peixes, levando a mensagem da vida e da esperança para nossas escolas, locais de trabalho e bairros?
Assim como não capturamos peixes na pia da cozinha, não podemos “capturar” almas se não formos aonde elas estão.
Refletir e orar
Você não precisa atravessar os mares
Nem terras estrangeiras exploram
Para compartilhar a Palavra de Deus com almas carentes -
Você as encontrará ao lado. - Anon.
Depois de aceitar o convite de Cristo para vir, devemos obedecer à Sua comissão de partir. David C. Egner
Eleições no Brasil são como uma pescaria: cada candidato-pescador lança sua isca e espera que o peixe-eleitor a aprove e morda a isca. Não sabe o peixe que está fazendo a festa do pescador e que será comido por ele mais tarde. E não aprendem, principalmente os peixes menores ansiosos de encher o estômago...
"Nem todo dia o mar está pra peixe, nos diz certo adágio. Mas no dia seguinte o pescador volta a entrar no mar e lançar suas redes. Aprendemos duas lições: Respeitar a natureza e seus limites e manter-se perseverante!"
Entre os que pescam por prazer, o melhor pescador não é o que pesca mais peixe, mas o que mais aprecia pescar. O ponto central da brincadeira é que brincar não tem ponto central.
Aperta na garganta pior que nó de pescador , quando a morte arranca de você um grande amor. Tudo perde o sentido, vc fica sem chão, escreve a parte 2 de um vazio coração.
No Oceano da vida, tem ‘pescador de corações’ que há apenas, para assinalar as procelas, as marés incertas, ou as profundezas mais assombrosas do outro! O ‘pescador de corações’ que mesmo diante da fealdade da ostra, jaza afim de descobrir as pérolas, esse, ama de fato o seu semelhante, e a si próprio!
A mentira tem cara de pau e lavada. Ouvidos moucos e nariz de pinóquio. Estória de pescador.
Perna curta e cabeça oca. Coração de gelo e miopia intelectual. Estômago de avestruz. É iludida se ilude.
Mas, é criativa e tem boa memória: uma puxa outra maior ainda.
A cor verdejante do mar,
O arrastar do olhar,
A rede prosseguindo...,
O pescador joga a rede,
A tainha ele foi pescar,
O mar espalha o canto,
A vegetação serena...
O Balneário se ilumina,
A vontade não é pequena.
A duna tão linda,
É fonte de vida,
Ela traz proteção,
É poema que segura
Toda a correnteza.
A festa tão bela,
Da Natureza,
Cada grão dessa areia
É pura beleza!
Expressão e vivaz certeza.
A hora está chegando,
O povo está esperando,
- a Festa da Tainha
É a festa barrasulense,
Do norte catarinense.
Quetes sobrevoam
as nossas ideias,
Você joga charme
de pescador como
quem joga a rede
no oceano do meu amor.
O Guaru encontrou
o seu cardume,
Passou o barquinho
do pescador artesanal,
O quê não passa
é o impulso de te querer
no meu destino,
Falar de amor é e sempre
será sobre tudo isso.