Mensagens de uma Querida Mae de Luto
A solidão é a escuridão que a luz de uma companhia não consegue iluminar apenas com a presença física.
Hoje vivemos uma vida compartilhada,
onde a dor e a felicidade não são apenas suas, pois há uma necessidade de compartilhar para legitimar.
A depressão é um vazio que por mais que encontremos uma forma de preenchê-lo, sempre haverá um espaço para o tormento.
Solidão, na maioria das vezes, não é uma questão de estar distante de pessoas que talvez você desejasse compartilhar momentos de sua vida, mas de sentir falta mesmo estando acompanhado por uma multidão.
A ignorância não permite que você tenha uma visão iluminada da realidade, mas em compensação você não sofre com a sua incapacidade de encontrar as respostas para as suas dúvidas.
Não tem como imaginarmos um modelo educacional significativo, dentro de uma mentalidade absolutizadora do fazer pedagógico.
Educação transformadora é aquela que traz, em sua essência, uma mentalidade relativizadora e atuante.
Na afirmação: "Eu sou feliz", trás uma ideia de consumação, que não é verdade, pois somos seres por vir, ou de conformismo que é a negação da nossa condição natural de estar sempre mudando, portanto, ninguém se reduz a um ser feliz.
A necessidade de ser aceito para existir, faz do ser contemporâneo, um escravo de uma tecnologia que dita o seu ser.
Os fantamas que nos amedrontam
são frutos de uma mente transtornada
pelos desejos insaciáveis que estamos
reconstruindo na busca constante
por aceitação.
A depressão é uma ideia compulsiva de um viver sempre no limite de sua tolerância, pois o amanhã resguarda a possibilidade de reviver o que lhe
incomodou no dia anterior.
Dormir é uma necessidade fisiológica que se traduz na negação do viver, para se ter uma vida com qualidade.
A angústia de viver sob o teto do medo produz uma realidade conflitante com o que podemos considerar importante em nossas vidas.
O estar feliz depende mais de você mesmo do que uma conquista, ou de um lugar, de um presente, de uma pessoa especial, pois antes que algo de fora do seu ser, possa lhe ocasionar algum tipo de satisfação ou emoção, você precisa está bem consigo mesmo, precisa enxergar e valorizar o que já tem ao seu redor.
Somos uma fina película com a imaginação de uma robusta rocha, que criamos a falsa ideia de solidez dentro de uma infinita impotência diante da finitude da vida.
A tristeza é uma dor que te consume diante da inevitável impotência de mudança do fato que nega o que um dia você acreditou ser verdade: vida!
Educação é ação! A verdadeira excelência no ensino é uma consequência de um trabalho construído em grupo e não da própria excelência. E a mesma só é possível com a participação da família. A excelência construída fundamentada em resultado de alunos em avaliações externas, não é educação, é adestramento.
Quando o indivíduo deixa de usar a razão para seguir uma ideologia, simplesmente pela ideologia, ele perde a noção da verdade, porque a verdade para ele, só existe vindo de um canal onde não há um mecanismo de correção dessas verdades, assim, esse sujeito apenas replica o que chega aos seus ouvidos. O pior é que ao fazer isso, muitos contrariam os seus próprios discursos, negando o que se esperava da sua posição dentro da sociedade. Fico muito triste em ver que esse mal é global e atinge os diversos níveis das sociedades.