Mensagens de Férias para Alunos
Nas Escolas, a Espiritualidade dos Alunos desenvolve-se através dos Objetivos do Domínio Afetivo, contudo, os Professores negligenciam os Objetivos do Domínio Afetivo!
Professores, alunos e ostras
Professores são provocadores.
Suas ideias, pequenos grãos.
Um grão faz a ostra sofrer,
e a pérola é a resposta a esse sofrimento.
Os professores lançam grãos no silêncio da gente.
Grãos pequenos, insignificâncias...
Mas as ostras se inquietam com as miudezas,
o saber também incomoda.
Do desconforto do conhecimento,
ostras e mentes fabricam claridades.
Não é só o mar que faz pérolas,
a paciência do ensinar também.
As ideias dos mestres,
esses grãos de perguntas,
é o que fazem brotar no miúdo do nosso pensar
um clarão de entendimento.
Muitas universidades se gabam de terem prêmios Nobel. Muitas cobram taxas exorbitantes dos alunos. Isso seria a hipocrisia institucional. O prêmio Nobel seria uma honraria pela contribuição à ciência. Onde que herança econômica se relaciona com inteligência? 🤔
Professores de excelência querem o sucesso dos seus alunos no âmbio pessoal e profissional.Quando os alunos fracassam os professores também estão condenados ao fracasso.
Professores podem influenciar a vida dos alunos positivamente ou negativamente.Por isso,se espelhe apenas nos bons mestres.
Professores ou professoras não podem assediar sexualmente ou moralmente os alunos. Caso contrário irão ter que arcar com as consequências dos seus atos.Passar a língua nos lábios,encarar demais ou "encoxar" alunos ou alunas são exemplos de assédio sexual.Logo,espalhar rumores a respeito dos alunos e/ou fazer humilhações na frente de outras pessoas ou em local público são exemplos de assédio moral.
Educar não é criar condicões
Que permitam que os alunos
Sejam eficientes na absorção
Dos conteúdos transferidos,
Mas que esses alunos sejam
Capazes de compreenderem o
Mundo ao qual estão inseridos
E conscientes de suas realidades
Possam enxergar a necessidade de mudanças,
disponibilizando seus esforços
Para as transformações necessarias
Educar é oportunizar as ações dos alunos para que eles possam encontrar os meios de chegar às soluções diante aos desafios que lhes serão apresentados.
O professor comprometido com o propósito de uma construção omnilateral de seus alunos, não consegue enxergar como normal, a anormalidade de um sistema que inclui excluindo, informa desinformando, educa caducando na sua essência do seu papel social.
Quem enxerga a excelência na educação olhando para os resultados, obtidos pelos alunos, em avaliações externas, não consegue ver que em uma única sala de aula, exite uma enorme diversidade e ignora a forma particular que cada um possui no processo de aprendizagem.
Para haver aprendizagem significativa em uma aula, não basta que a mesma seja dinâmica, os alunos precisam ter desenvolvido as habilidades e competências básicas necessárias para assimilar o novo.
Muitos dos alunos que chegam nos anos finais do ensino fundamental com um nível abaixo do esperado, são frutos de um processo de ensino e aprendizagem excludente que prioriza os alunos que apresentam resultados positivos nas avaliações.
Na escola da vida, as vezes somos alunos e outras vezes professores, aprendendo e ensinando a nós mesmos, na faculdade de nosso coração!
Na faculdade da vida, somos professores ensinando e alunos aprendendo, tudo depende do conhecimento que trazemos nas páginas do coração!
A deterioração da qualidade da educação básica e do comportamento dos alunos é clara, ressaltando-se a falta de esforço e de exemplos positivos.
A aplicação do método de não reprovação facilita o comportamento inadequado em sala de aula. Os professores enfrentam dificuldades para estabelecer autoridade, comprometendo a dignidade e a integridade.
Os alunos utilizam celulares para jogar, proferem xingamentos e gritam na sala de aula, na presença do professor, que tenta exercer sua difícil profissão como se estivesse em um parque de diversões. Se adotarem uma postura mais rigorosa, correm o risco de serem processados pelos pais.
A falta de um projeto educacional sólido e bem estruturado acarretará sérias consequências para a sociedade. A ausência de disciplina e de respeito às autoridades pode resultar no aumento da criminalidade e na desvalorização das instituições de ensino. Além disso, a incapacidade de formar cidadãos críticos e responsáveis compromete o desenvolvimento econômico e social, perpetuando a desigualdade e a exclusão.
Na construção dos sonhos dos seus alunos cabe aos educadores orientá-los com sua visão e experiência pessoais.
Alunos e professores são ajustados em classe de aula; discípulos e pastores são ajustados na Bíblia.
O tempo perdido atrai cada vez mais alunos incrédulos, preguiçosos, ignorantes e covardes para que recebam o diploma de incompetência social.