Mensagem sobre o Ato de Educar

Cerca de 3761 mensagem sobre o Ato de Educar

⁠E se tudo não der certo, recomece... Educação é o ato de educar!
Se tudo não der certo, conte até três e vá olhar o pôr do sol.
Se tudo não der certo. Sei não...
Sublime amor. Sei não...

Inserida por Sundehus

⁠Canção Ecoante
dos Sons
Reverberados

Educar
é o ato mais difícil da Vida,
porque ele começa em casa,
entre a pessoa e sua família,
suas condições históricas, sociais,
políticas, econômicas, psicológicas,
culturais e materiais,
depois envolve a escola,
os educadores e demais interventores,
enquanto simultaneamente
se torna um compromisso
de toda a sociedade,
inclusive e insistentemente
do próprio ser que está se educando.
Mas não é aí
que se encontra a dificuldade,
o verdadeiro problema
é alcançar o objetivo da Educação,
que consiste em transformar a cultura,
a política, a economia,
as condições psicológicas,
sócio-históricas e materiais,
o sujeito, a família, a escola,
os educadores, interventores,
a sociedade,
para que estes compreendam
que só as revoluções
podem alcançar a equidade,
a liberdade, a felicidade e a justiça social.
É a maior
dentre todas as batalhas
a serem travadas.
Travemos.

Inserida por michelfm

Quando a profissão é cuidar do outro, somos capacitados não pelas mãos dos homens, mas pelas mãos de Deus! Cuidar é mais que um ato, é uma nobre atitude. Só quem ama é capaz disso! Anjos que cuidam de pessoas também precisam de cuidados. Que neste momento você possa se sentir cuidado(a), com muito respeito, carinho e gratidão!

Inserida por Oyanitiatiina

⁠Quando a educação busca o sucesso no foco de atingir metas, ela não forma, apenas formaliza resultados planejados, porque educar não é um ato pradronizado e muito menos com respostas previstas, por isso as metas não devem ser o destino, mas o caminho para se conseguir o que queremos com o ato educativo.

Inserida por joseni_caminha

⁠A educação transcende o simples ato de instruir; ela é a força que esculpe a alma e molda o caráter. Vai além da mera polidez e disciplina; é o tecido que une os fios dos hábitos, dos costumes e dos valores de uma comunidade, transmiti-os, com reverência, de uma geração a outra. É o farol que ilumina o caminho ao conhecimento, à empatia e ao entendimento mútuo. Educar é forjar alicerces sólidos para o futuro, onde a sabedoria e o respeito pelas diferenças se tornam pilares de uma sociedade compassiva e próspera. É um ato de amor e compromisso com o crescimento humano, uma jornada de autodescoberta que nos conduz à transcendência e à excelência, definindo o rumo de nossas vidas e o destinodenossomundo.

Inserida por ProfessorMarcos

O villain, villain, smiling, damned villain!
My tables! — Meet it is I set it down
That one may smile, and smile, and be a villain.
At least I’m sure it may be so in Denmark.

Inserida por asmotelicos

Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra.

Paulo Freire
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
...Mais
Inserida por pensador

⁠"O ato de cair, demanda o ato de levantar. Porque a queda é só mais um ato."
29/01/21

Inserida por flaviopimentel2020


"Amar é um ato de coragem,
deixar ir é um ato de amor!
Ninguém merece ficar preso
em nenhum cais"
Haredita Angel
22.02.23

Inserida por HareditaAngel

O final da análise consiste na queda do sujeito suposto saber, e sua redução ao advento desse objeto 'a', como causa da divisão do sujeito, que vem ao seu lugar. Aquele que, fantasmaticamente, joga a partida com o psicanalisando como sujeito suposto saber, a saber, o analista, é aquele (o analista) que vem, ao termo da análise, a suportar não ser nada mais que este resto. Esse resto da coisa sabida que se chama objeto 'a'.

O ato psicanalítico é, evidentemente, o que dá esse suporte, autoriza a realização da tarefa psicanalisante. É na medida em que o psicanalista dá a esse ato sua autorização, que o ato psicanalítico se realiza.

O sintoma nos inclina a conceber o inconsciente como uma cadeia, como articulação significante ou como enxame de significantes, o ato nos conduz a interrogar a falha nessa cadeia. Em outros termos, só há ato onde a cadeia significante falha.

Inserida por psicanalise

O fato de dirigir-se ao Outro para encontrar um sentido para o sintoma tem como efeito a falta-a-ser. Nem tenho o sentido, nem tenho o ser. Normalmente, consideramos isso como o principal indicador que alguém está em análise.

Inserida por psicanalise

Outro clichê: “aaain precisamos educar o povo pra depois liberar as armas”.
Errado: precisamos estar vivos pra estudar. Primeiro as armas!

É muito mais fácil educar uma criança colocando medo nela do que ensinando a verdade sobre as coisas. É mais rápido, não exige paciência e tempo, recursos escassos hoje em dia.
Deste modo, temos hoje uma sociedade de adultos medrosos, covardes e egoístas, com muito, mas muito medo de tudo. inclusive de serem felizes.

Não há desafio maior do que um psicopata educar o filho dizendo que ame as pessoas.

Mulher, ouça: és tu a parir, criar e educar o homem. O que acontece depois para tê-lo e condená-lo como inimigo?

Educar uma criança é ensiná-la a não depender dos adultos, que devem apenas servir de guias, orientando-a para que realize o que deseja da maneira mais adequada e por si mesma.

Se a escola não tiver liberdade para educar, as políticas públicas serão inúteis, a segurança será precária, a justiça será injusta. E a sociedade é que irá sofrer as consequências.

Educar, despertar inteligências, criar redes de intercâmbio cultural, tirando os jovens estudiosos de um isolamento que os oprime e debilita -- isso é TUDO o que me interessa, o objetivo e a justificação da minha vida. Quaisquer opções políticas estão subordinadas a isso. Infelizmente, não é possível realizar essa atividade sem que nela se intrometam pessoas que têm mil e um objetivos diferentes, mil e uma agendas escondidas. Umas querem subir na política, outras querem alistar gente em alguma seita, outras querem angariar adeptos para alguma campanha internacional, e assim por diante.