Mensagem para os Jovens
Formar jovens em Universidades onde os docentes há muito deixaram de conhecer o valor da ciência para o progresso de uma Nação, é o mesmo que ver o sol nascer, mas, não conseguirmos concentrar o olhar na intensidade dos seus raios durante muito tempo.
Muitos jovens clamam por um emprego, mas, na verdade, muitos não querem sequer trabalhar, querem apenas ganhar um salário no final de cada mês, sem sequer saber justificar o motivo por que ganham tal remuneração.
Para se alavancar a economia de uma País, tendo em conta o futuro, é preciso incutir nos jovens, a responsabilidade de aprenderem a conservar o espírito do progresso a longo prazo; pois, os nossos jovens hoje, são mais imediatistas, do que futuristas.
Nos jovens, as vezes queremos apressar coisas que precisam de tempo para acontecer, isso se dá pelo imediatismo inerente à Juventude e sua vibrante inquietude.
A boa formação de jovens atletas está atrelada ao respeito pelas fases de seu desenvolvimento neuropsicossocial.
Em um jogo entre jovens, vencer é a busca incessante; em um jogo entre velhos amigos , o silêncio nas pausas é o mais importante.
Estranho como a vida e a maturidade se sucedem. Vemos jovens com mais maturidade que adultos, adultos que não aprenderam nada com a vida ou talvez tenham até desaprendido. Ver jovem agir como um jovem. Ver adulto agir como adulto.
O mais peculiar de se notar é os papeis se inverterem.
Torna-se maduro quando ainda é jovem é saber que se tem muito a aprender mas também saber que já aprendeu muito. Ter uma visão mais ampla e literalmente se questionar todos os dias das suas sabedorias, percebê-las e ver que por mais o que aprendeu, ainda tem muito a descobrir.
Talvez seja esse o princípio da maturidade.
Talvez seja isso que falta em muito seres humanos independentemente adultos ou não.
Há algo tolo nos jovens:
pensam que já nascemos "velhos" e creem ser eterna sua própria juventude.
Pobres moços!
Se os jovens de hoje sequer sabem ver as horas em relógio de ponteiros, como é que vão entender Sócrates, Platão e Aristóteles?
Os Jovens devem apostar no desenvolvimento do País, usando primeiro o seu intelecto para gerar riqueza que contribuam para os cofres do Estado e, somente depois, devem socorrer-se do Estado para exigir os seus direitos, fundamentados no cumprimento dos seus deveres.
Os jovens têm de aprender a viver a sua juventude de forma idosa, pautados na responsabilidade e comprometimento, de modo a poderem ter e viver a sua velhice de forma jovem.
O caminho certo para o desenvolvimento de uma Nação, passa necessariamente pelos jovens, mas, é preciso que os jovens desarmem as suas mentes consumidas pelo álcool e se deixem envolver pela proactividade intelectual e criativa.
A música é a linguagem universal que une os jovens em todas as partes do mundo transformando vidas e iluminando caminhos .
A Bíblia nos ensina que os jovens se cansam e ficam exausto, desanimados e os moços tropeçam e caem, mais a verdadeira verdade é os que esperam no Senhor renovam as suas forças no seu Poder divino.
Eis que me alegra, um coração jovial.
Assemelham-se as jovens gazelas a saltitarem na relva fresca com seus corpos joviais.
São desafiadores os que de coração alegre vibram e por mérito encantam todo o seu entorno.
Estes teem a alma rubra, não dramatizam e tudo, até nas dores encontram felicidade.
Viva a jovialidade!!!