Mais do que a construção de casas, os arquitetos moldam os espaços que abrigam nossas histórias. Parabéns!
Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein.
Oscar Niemeyer
Armindo Trevisan, Como Apreciar a Arte, AGE Editora, 2002
43 compartilhamentos
Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer.
Nunca fale com um cliente sobre arquitetura. Fale com ele sobre seus filhos. Isso é uma simples boa prática. Ele não vai entender o que você tem a dizer sobre arquitetura na maioria das vezes.
Há uma linha tênue entre elegância e vulgaridade, beleza e feiura. Acho que um trabalho radical pode ser belo e horrível, embora ninguém deseje fazer coisas feias. O verdadeiro desafio da arte são as ideias.
Hoje é um dia para aplaudir o talento, a criatividade e a dedicação dos mestres do design urbano e da arquitetura. Parabéns a todos os profissionais pelo Dia do Arquiteto e Urbanista!
Um arquiteto tenta projetar espaços com razão e sensibilidade. Tenta transformar sonhos de vida em paredes e cores, luzes e nuances que se tornarão realizáveis com o passar das horas de um dia. Um arquiteto tenta conceber aquilo que se antevê apenas em sonhos.
Primeiro, é preciso definir o "arquiteto poeta" como alguém que está imerso no mundo que o inspira, o alegra, o entristece e o transforma, e isso nunca atrapalha seu desejo. Sua intuição natural, aliás, é uma inclinação para se relacionar.
Esse relacionamento muitas vezes está relacionado com a autoexpressão, ou seja, arquitetar - interiorizar para refletir. Nesse processo, encontra-se a maneira pela qual ele escreve a cidade, por meio de casas, vias e praças.
A cidade é uma imensa poesia social que é idealizada, inspirada e refletida por alguns e, simultaneamente, por milhões, onde cada um a modifica e a reescreve em momentos e instantes.
Portanto, para o "arquiteto poeta", é essencial interiorizar para poder refletir - e isso nunca atrapalha seu desejo.
Sou arquiteto de casa velha,
sou um tom que não interessa,
sou melodia muchada,
poesia falsificada,
moro na rua não visitada,
onde almas são lavadas,
e a minha é abandonada.
Cada um de nós é o arquiteto de si mesmo, criador da sua própria felicidade e um eterno aprendiz do sentir e do fluir, uma centelha de luz dentro da qual vive tudo o que é necessário para realizar e sentir-se bem e feliz, fomentando a positividade e contribuindo para a felicidade e a paz de tudo e de todos.
"O Arquiteto", que delega a "outro arquiteto"
o desenho de pequenas obras...
O "outro arquiteto" delega aos construtores...
"O construtor" sabe apenas sobre sua obra, mais muitos outros constroem como ele, que também não sabe quantos
"outros construtores" existem, mas sabe que eles apenas constroem.
Assim é tudo em nosso sistema.
O Sonho, dentro do sonho, onde muitos sonhos são compartilhados, e todos os sonhos, nascem das ideias , que não estão prontas...
"O Sonhador" é "O Arquiteto", que cria a partir de sua ideia !
As ideias são como Sementes, se jogadas ao solo fértil elas brotam, em solo seco e árido morrem.
Ele é "O Arquiteto" Criador de ideias, "O Sonhador" !
As maiores mentes deste mundo são os "outros Arquitetos"
E nós os construtores !
Cada ser humano é arquiteto de alguma coisa: uns, de casas; outros, de planos intangíveis... Somos todos arquitetos de nossa própria vida. Não é possível delegar a ninguém a tarefa de desenhar essa planta. No máximo, podemos recorrer às orientações de mestres capazes de nos inspirar a criar o melhor projeto no papel da existência.