Menos para o Elogio
Quando fazemos algo que consideramos sermos merecedores de um elogio e o mesmo não vem duas importantes razões podem ter levado as pessoas conhecedoras do fato, e que nos rodeiam, a não fazê-lo: ou o que fizemos no fundo é uma Merda, ou notoriamente uma Maravilha.
Nem sempre você receberá um elogio direto pelo seu jeito de ser, sendo este positivo na espontaneidade, mas não faltará quem tentará te imitar
E eu vou logo avisando que eu não sei fazer amizade com quem precisa de elogio a cada 5 minutos. Com gente que precisa ser bajulada o tempo todo. Eu odeio esses cinismos. Meu jeito de admirar é no secreto. É simples e puro. Saiba reconhecer. Não sei ser elogiada. Não gosto de elogiar. E ponto.
"Quando o elogio não é verdadeiro, não é elogio é deboche. Por isso, quando fizermos um elogio, o melhor é justificar"
Às vezes, fico a me perguntar por quê coisas tão simples e leves como um elogio, um abraço, uma palavra de carinho, um afago, uma gentileza, um olhar de aprovação, são tão pesados para algumas pessoas ao ponto de se negarem a fazer uso deles.
Sempre que tiver a oportunidade de fazer um elogio sincero, faça. O reconhecimento pode transformar vidas.
"Alguém aí sabe me dizer, se falar que alguém foi HUMANO, é um elogio ou uma crítica severa?" (19/09/20 - O.A.C)
Um elogio é bem-vindo. Mas, cuidado! Porque ficar lisonjeado pode deixá-lo(a) em uma zona de conforto e achar que já fez o suficiente quando, na verdade, pode ir muito além.
A alma pode se nutrir de ego
Ou paixão
Pode inflar com elogio
Ou calar na decepção
Mas sempre será essência
Mescla de bondade e solidão...
A vaidade tem seu preço na vitrine. Ela é a amiga útil do encanto, faz magia para atrair os elogios e os olhos de alguém que se quer tanto, mas se alguém te quis vestida em aparatos não quererá quando souber quem és de fato.
"Nivilla 🖤
Andei procurando no dicionário um elogio pra tentar decifrar você,
mas não encontrei, porque você não é desse mundo.
Foi aí que percebi que você passou a ser do meu mundo." 🖤
"Se algum cliente fizer um elogio sobre um de seus funcionários, reúna todos da equipe, conte para todos e peça uma salva de palmas."
AUTOPRESERVAÇÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Se o seu elogio, sincero e respeitoso, ao talento de uma pessoa do gênero oposto é recebido com azedume, frieza ou desconfiança, não se constranja. Simplesmente não o repita, e siga o conselho daqueles caminhões que proliferam no asfalto, aos carros de passeio: mantenha distância. Simplesmente passeie. Não corra mais nenhum risco.
Algumas pessoas são assim mesmo: valorizam tanto a própria lataria, que não são capazes de reconhecer no próprio íntimo, as virtudes ou os talentos que possuem. Até ostentam esses talentos ou virtudes, mas não se levam a sério. Fingem ser, de fato, o que de fato são, mas não sabem. Quando alguém as vê mais profundo, elas não acreditam: habituadas às velhas observações superficiais, temem que os elogios sinceros sejam apenas deboches ou cantadas mais estratégicas de quem só quer arranhar as suas tintas.
Mesmo que um dia essa pessoa lhe pareça mudar de postura, continue a se preservar. Pode ser que o seu segundo elogio chegue de novo em hora errada... exatamente quando ela voltar à postura original. Também aceite a hipótese de que a virtude ou talento da pessoa em questão pode não ser suficiente para superar as questões de fachada.