A gente selecionou 27 títulos de variados estilos, tamanhos e complexidade para você mergulhar numa gostosa leitura nessa época do ano, sem perder o prazer de continuar aprendendo.
1. 50 contos de Machado de Assis, organização de John Gledson
Elogiar Machado de Assis é quase desnecessário, porque ele é apenas o nome mais importante da literatura brasileira, com mérito. Se não quer se aventurar num de seus romances, uma boa pedida é essa coletânea de contos clássicos. Você pode ler um por dia (e ir se apaixonando aos poucos).
2. Kindred - Laços de Sangue, de Octavia E. Butler
Uma ficção científica onde Dana, uma mulher negra do século XX, acaba viajando no tempo para o passado e se vê diante dos horrores de uma época escravagista. Ela vai e volta várias vezes e a situação só piora. Um dos livros mais vendidos do ano de 2017, super elogiado pela crítica americana.
3. Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente, Vários Autores
Relaxe, sente em um lugar confortável e aproveite qualquer um desses textos selecionados que ganham as listas de mais vendidos em 2018. São escritos de vários escritores que descrevem suas relações humanas, Uma delícia de leitura para ser feita com calma.
4. A Mulher na Janela, de A. J. Finn
Um suspense psicológico que esteve no topo da lista de mais vendidos do jornal americano The New York Times. Uma mulher separada e depressiva mora sozinha em uma casa, e passa os dias bebendo, vendo filmes e espiando a vida alheia. Tudo muda quando uma família se muda para a casa do outro lado do parque, a protagonista fica obcecada por eles e se depara com segredos horríveis.
5. Torquato Neto - Essencial, Organização de Ítalo Moriconi
Que tal fazer uma viagem à mente criativa de Torquato Neto, um dos protagonistas do movimento tropicalista brasileiro? Este livro é uma antologia que reúne textos para colunas jornalísticas, poesias, cartas, cadernos pessoais e outros trabalhos vários. Realmente essencial para entender uma das mentes mais revolucionárias do país.
6. Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman
Quem já leu qualquer coisa de Neil Gaiman sabe que o autor sempre recorre à mitologia nórdica em suas histórias. Pronto: neste livro ele cria sua própria versão dos mitos, com quinze contos fantásticos. Da origem do mundo ao fim do mundo, uma injeção fascinante de mitologia escandinava que merece ser lida.
7. O Caminho de Casa, de Yaa Gyasi
Um romance de estreia que ganhou vários prêmios americanos e foi parar na lista dos mais vendidos do The New York Times. Yaa Gyasi é ganesa criada dos Estados Unidos e neste livro acompanha a trajetória genealógica da sua família, da época da escravidão aos dias de hoje. Um livro para pensar laços, história e se apaixonar ainda mais por literatura.
8. O Conto da Aia, de Margaret Atwood
Um romance distópico que se passa em um estado teocrático e totalitário e que inspirou a série de muito sucesso The Handmaid's Tale. Uma narrativa impressionante de um mundo onde as mulheres não tem absolutamente nenhum direito, e a palavra “liberdade” é expressamente proibida.
Descanso com amor: os melhores livros de romance para ler nas férias
Às vezes só o que a gente quer é ler uma boa história de amor para respirar fundo, é ou não é? Se este é o seu caso, selecionamos aqui ótimos romances para incluir na sua lista de férias. São histórias diversas, com casais diversos e um só bom ingrediente: paixão.
9. O Sol Também É Uma Estrela, de Nicola Yoon
Natasha é uma garota racional que está ilegal no EUA com toda a sua família. Daniel é um asiático cujos pais coreanos batalharam muito para vencer na vida. Um romance alimentado por muito mais que um amor à primeira vista e trabalho de forma a criar uma narrativa que cria empatia automática com qualquer leitor sensível.
10. Precisava de Você, de Pedro Guerra
Quebrar a cara em algum relacionamento amoroso, quem nunca? Neste livro, acompanhamos Lola como se tivéssemos acesso exclusivo ao seu caderno, seus pensamentos, suas ideias, e claro… sua dificuldade em superar um término com o cara errado. Um livro fofo e forte ao mesmo tempo, para exorcizar coisas, como diz a protagonista.
11. Amor nos tempos de #likes, por Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Pedro Pereira e Hugo Francioni
Três clássicos da literatura são recriados por booktubers que escrevem suas versões de Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e Romeu e Julieta na era de digital. É um livre leve, bem humorado e totalmente conectado com o mundo contemporâneo. Para fugir do vício das redes sociais nas férias, mas nem tanto.
12. A Conquista, de Elle Kennedy
John Tucker e Sabrina James protagonizam nesse livro um tipo de amor que não é instantâneo, nem mágico, mas construído no dia a dia, real. O livro fala de medos, sexualidade, de tabus e de ajustes de sonhos para construção de um relacionamento. É o quarto livro da série Amores Improváveis, mas cada um conta a história de um casal diferente.
13. Pule, Kim Joo So, de Gaby Brandalise
Que tal experimentar algo totalmente novo na sua leitura? Este livro é um Dorama, um drama coreano, cheio de particularidades. Kim Joe So e Marina são de mundos diferentes e tem que enfrentar várias barreiras para ficarem juntos, incluindo a língua. O livro é repleto de reviravoltas interessantes e com certeza será uma leitura diferente do que você está acostumada.
Dica de ouro: livros curtos para ler nas férias
OK, então você está de férias, quer dividir o seu tempo da melhor maneira possível, e prefere ler livros curtos para otimizar seus momentos de lazer. Não tem problema, a gente te ajuda nisso também. Abaixo selecionamos livros que dá para ler em um dia, aos poucos, ou até em poucas horas. Vai do seu entusiasmo (e a gente espera que seja grande!).
14. Vidas Muito Boas - As Vantagens do Fracasso e a Importância da Imaginação, de JK Rowling
Um livro de apenas 69 páginas que, apesar de não ser de fantasia, tem tudo de mágico. Neste livro lemos o discurso de J.K. Rowling para os formando de Harvard, onde ela fala da sua trajetória, fracassos, vitórias e tudo o mais. É dessas obras para pegar na estante sempre que bater a bad.
15. Outros Jeitos De Usar A Boca, de Rupi Kaur
O livro de poesias que é sucesso total de vendas, onde Rupi trata de dores, de amargura, de abuso, de amor, de feminilidade e outros temas de maneira muito delicada. A forma da autora de falar da experiência feminina no mundo tem encantado milhões de leitores e possivelmente você vai se emocionar e identificar com vários dos textos.
16. O Idiota, de André Diniz
Não poderíamos esquecer das histórias em quadrinhos! Das mais de 400 páginas deste livro, pouco menos de 30 contém textos. Isso porque o autor dá conta de adaptar um dos maiores clássicos mundiais apenas com imagens. Você vai conhecer a história do príncipe Michkin e seu desajuste social de uma forma genial e divertida. A gente disse: é férias, mas você continua aprendendo.
17. Você Vai Sair Dessa, de Max Lucado
O título já é bastante sugestivo. Neste livro, Max Lucado recorre ao poder da fé para encorajar os leitores a persistirem em suas lutas, superar desafios, e entender que eles não estão só. Para leitores que acreditam no poder de Deus em traçar o destino e preparar planos que, por mais dolorosos que sejam, têm um objetivo maior.
18. Entre Presa e Fera, de Suzel Domini
Uma autora nova que passa através de suas poesias muitos dos dilemas que todos nós temos: problemas familiares, dores latentes, alegrias sensíveis e mais. Uma das revelações da Editora Patuá que só publica gente bacana é que com certeza você vai gostar de ler.
19. Para Educar Crianças Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie
É como se você estivesse lendo uma carta. De forma simples, empática e instrutiva, a autora nigeriana fala neste livro sobre oferecer uma formação igualitária a todas as crianças. São lições básicas capazes de construir uma sociedade mais justa.
Sucessos de venda
Os livros mais vendidos e queridos do momento também merecem estar por aqui. Se você só estava esperando as férias para se livrar das leituras obrigatórias e cair de cabeça nos títulos que está todo mundo falando sobre, pode pegar em qualquer um abaixo e, finalmente, comentar com a galera sobre a história. Boa viagem!
20. Os 13 Porquês, de Jay Asher
A polêmica história que originou uma das séries mais assistidas da Netflix. Hannah cometeu suicídio e deixou fitas cassetes para Clay explicando seus porquês. O resultado é uma emocionante e ao mesmo tempo controversa narrativa de drama psicológico.
21. Tartarugas Até Lá Embaixo, de John Green
John Green ficou famoso com A Culpa É Das Estrelas (adaptado para o cinema em 2014) e Quem É Você, Alasca?. Embarcamos mais uma vez na sua narrativa envolvente para conhecer Aza Holmes, uma garota com T.O.C. (transtorno obsessivo compulsivo). Cultura pop, amizade e os dramas de amadurecer são os temas que vem conquistando fãs de mais essa história pelo mundo.
22. O Homem Mais Inteligente da História, de Augusto Cury
O best seller mais aclamado desde 2016 volta com um livro que conta a trajetória de um psicólogo e pesquisador ateísta em uma busca de decifrar um dos textos mais famosos do Novo Testamento em Jerusalém, e entender a mente de Jesus. Para o autor, esse é o seu romance mais importante, pois exigiu mais de dez anos de pesquisas e estudos sobre emoções, a mente, e sentimentos.
23. Ainda Sou Eu, de Jojo Moyes
O último livro da trilogia que arrebatou corações. Depois de “Como Eu Era Antes de Você” e “Depois de Você”, Jojo continua a história de Louisa, que agora recebeu uma proposta de trabalho no EUA e está deixando a família, namorados e amigos para trabalhar para uma socialite em Manhattan. Prepare as emoções e os lencinhos.
24. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg
Férias geralmente é um período em que a gente tenta se organizar para fazer as coisas diferentes quando tiver que voltar à rotina, não é? Esse livro é perfeito para isso. O autor fala sobre hábitos que bloqueiam a nossa evolução e atrapalham o dia a dia, e de outros que podem ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. É para refletir, planejar, colocar em prática e viver melhor.
25. A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson
Uma revolução no mercado de textos de autoajuda. Mark Manson sabe que está a hora de você tomar o controle da sua vida e te dá dicas práticas, úteis e simples para fazer isso. Você vai conseguir se divertir e pensar criticamente. Uma arma poderosa para aqueles dias que é difícil levantar da cama.
26. Prisioneiras, de Drauzio Varella
Voltemos à realidade nacional com um relato verdadeiro e sensato sobre as mulheres que fazem parte do sistema prisional brasileiro. O médico mais famoso e “pop star” do país mostra o seu talento para contar histórias e apresentar perspectivas esclarecedoras de grandes problemas sociais nacionais. Três décadas que Varella trabalha em prisões nacionais e este é um relato imperdível de uma parte do seu belo trabalho.
27. Para As Solteiras, Com Amor, de Julia Faria
Fala-se muito em autoestima e amor próprio hoje em dia, mas a verdade é que, para a maioria das mulheres, ainda é difícil estar sozinha. Neste livro, Julia fala sobre a solteirice de forma descomplicada e ressalta a importância do autoconhecimento para viver bem sozinha, ou encarar a procura pelo amor.