20 livros curtos e bons que você pode ler em apenas um dia (ou menos)

Adriano Padilha
Adriano Padilha
Mestre em Comunicação, Arte e Cultura
Atualizado em

Livro bom não é sinônimo de livro grande! Para provar, selecionamos alguns livros curtos que você poderá ler em apenas um dia (ou menos) e que são considerados clássicos da literatura clássica, moderna e contemporânea. Confira!

Morte em Veneza

Morte em Veneza

Autor: Thomas Mann
Ano: 1912

Nesta sensível e complexa obra do escritor alemão Thomas Mann, o leitor acompanha a história do amor platônico de Gustav von Aschenbach, um consagrado autor literário, pelo jovem Tadzio, de 14 anos, durante as suas férias em Veneza, na Itália.

Muita gente acha que a homossexualidade é o tema central em “Morte em Veneza”, o que está totalmente errado. Esta obra-prima da literatura faz uma análise muito profunda sobre a beleza, os desejos, medos e esperanças das pessoas. Este clássico, que foi adaptado para o cinema em 1971, sob direção de Luchino Visconti, pode ser facilmente “devorado” em apenas um dia!

Fahrenheit 451

Fahrenheit 451

Autor: Ray Bradbury
Ano: 1953

Com menos de 200 páginas, os amantes de histórias distópicas de ficção científica não podem deixar de ler este livro! Num futuro distante, o pensamento crítico se torna um crime. As pessoas são proibidas de expressar as suas opiniões, que passam a ser consideradas meras características antissociais.

E para aqueles que não conseguem ficar longe da literatura, o pior ainda está por vir: no mundo de Fahrenheit 451 todos os livros são proibidos! Esta extraordinária obra teve uma adaptação cinematográfica em 1966, com direção do icônico François Truffaut!

Bonequinha de Luxo

Bonequinha de Luxo

Autor: Truman Capote
Ano: 1958

Breakfast at Tiffany’s (título original em inglês) é uma das novelas mais populares de Capote, um dos mais conceituados escritores e dramaturgos norte-americanos.

Nesta obra, o leitor é apresentado a uma história singela e tocante sobre o mundo do luxo, do sexo e da amizade. Com certeza, uma leitura imperdível e que levará apenas algumas horas do seu dia!

Mrs. Dalloway

Mrs Dalloway

Autor: Virginia Woolf
Ano: 1925

Este é um dos romances mais famosos de Virginia Woolf e pode ser lido em apenas um dia! A obra narra a história da personagem Clarissa Dalloway, que se prepara para fazer uma grande festa. O modo como Virigina Woolf constrói o texto para que o leitor possa conhecer a protagonista é primordial!

Mrs. Dalloway é considerado um dos 100 melhores livros de todos os tempos, de acordo com vários especialistas em literatura mundial. Se você é um verdadeiro leitor, Mrs. Dalloway é uma leitura obrigatória!

Crônica de uma Morte Anunciada

Crônica de uma Morte Anunciada

Autor: Gabriel García Márquez
Ano: 1981

Este é um dos romances mais aclamados do colombiano Gabriel García Márquez. Não é o fato de ser uma história curta que vai fazer você ler este livro em menos de um dia, mas o enorme desejo de desvendar os seus mistérios rapidamente!

A construção literária desta obra é uma prova da genialidade de García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 (um ano após o lançamento deste livro).

As Intermitências da Morte

As Intermitências da Morte

Autor: José Saramago
Ano: 2005

O que aconteceria se a Morte entrasse de greve? Nesta irônica e sarcástica história, Saramago divaga sobre a morte, a vida, o amor e vários outros aspectos que dão “sentido” a existência humana, numa dura crítica à sociedade moderna! Se você está preso naquela escala chata no aeroporto, com certeza as horas passarão mais rápido com este livro!

A Revolução dos Bichos

pensador-a-revolução-dos-bichos

Autor: George Orwell
Ano: 1945

Uma sátira ferrenha sobre a União Soviética modernista, representada pela figura de diferentes animais que lutam contra os humanos numa fazenda.

É uma das obras mais aclamadas de Orwell e presente na lista dos melhores livros de todos os tempos! Com pouco mais de 200 páginas, a história dos animais que lutam por criar uma “sociedade utópica” é uma excelente metáfora que ajuda a enxergar as fraquezas humanas.

O Estrangeiro

O Estrangeiro

Autor: Albert Camus
Ano: 1942

“O Estrangeiro” faz parte do chamado Ciclo dos Absurdos, do romancista francês Albert Camus, composto pelo romance “O Estrangeiro”, o ensaio “O Mito de Sísifo” e a peça teatral “Calígula”. Esta obra de “alma existencialista” pode ser apreciada em apenas algumas horas!

A Metamorfose

A Metamorfose

Autor: Franz Kafka
Ano: 1915

Esta é uma das obras mais conhecidas de Kafka e, com certeza, uma das mais perturbadoras da literatura moderna! “A Metamorfose” é uma pequena novela que narra a história de um caixeiro viajante que acorda metamorfoseado em um inseto repugnante!

Percursor da chamada “ficção absurda”, Kafka levou menos de um mês para escrever “A Metamorfose”, e você levará menos de um dia para apreciar esta leitura.

Extraordinário

pensador-extraordinario

Autor: Raquel J. Palacio
Ano: 2012

A emocionante história de Auggie não deixará você largar este livro até terminar de ler a última linha! “Extraordinário” é um sucesso da literatura infanto juvenil contemporânea, apresentando como plano de fundo o modo como as pessoas lidam com as diferenças e o preconceito. Imperdível! O livro foi adaptado para o cinema em 2017 com Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) como Auggie.

Aproveite para ver: 7 livros que todo mundo está lendo agora (menos você)!.

Vidas Secas

Vidas Secas

Autor: Graciliano Ramos
Ano: 1938

Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, “Vidas Secas”, do escritor Graciliano Ramos, relata as dificuldades sofridas por uma família de retirantes no sertão do Brasil no começo do século XX.

Ao longo da história dividida em 13 capítulos, acompanhamos pequenas passagens da vida de Fabiano, Sinhá Vitória e seus dois filhos. Outro personagem marcante neste livro é a cadela Baleia, adorada pelos filhos da família, mas que acaba adoecendo ao longo da história. A adaptação da novela em filme, dirigida por Nelson Pereira dos Santos, recebeu o prêmio OCIC no Festival de Cannes de 1964.

O Alienista

O Alienista

Autor: Machado de Assis
Ano: 1882

“O Alienista” é um dos maiores clássicos do célebre escritor brasileiro Machado de Assis. Na história, acompanhamos a jornada do médico Simão Bacamarte, que após viajar pela Europa e o Brasil, resolve abrir um manicômio da cidade de Itaguaí. Ao longo da trama, o médico começa a enxergar a loucura em inúmeras pessoas da cidade, o que gera protestos e revoltas dos moradores. Tentando provar suas teorias, o médico vai acabar se encontrando em um impasse ao final da história.

Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

Autor: Ocean Vuong
Ano: 2019

Considerado um dos maiores poetas contemporâneos, o escritor Ocean Vuong lançou o seu primeiro romance em 2019 e não decepcionou quem já era fã dos seus poemas. “Sobre a Terra Somos Belos por um Instante” é um livro semi-autobiográfico, que relata a vida de um jovem vietnamita que cresceu nos Estados Unidos. Ao longo da história, acompanhamos o relacionamento do protagonista com a sua mãe e a sua avó, além das primeiras descobertas com a sua sexualidade, o amor e a morte.

Sono

Sono

Autor: Haruki Murakami
Ano: 2013

Com belíssimas ilustrações de Kat Menschik, “Sono” é uma excelente escolha para iniciar a trajetória pelas maravilhosas obras de Haruki Murakami. Na próxima noite de insônia, talvez “Sono” seja uma boa pedida de leitura!

O Guia do Mochileiro das Galáxias

pensador-o-guia-dos-mochileiros-das-galaxias

Autor: Douglas Adams
Ano: 1979

O primeiro livro da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” tem menos de 200 páginas e será “devorado” em poucas horas pelos amantes da cultura geek! A série ainda é composta por “O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, o Universo e Tudo Mais” e “Até mais, e Obrigado pelos Peixes!”. Leia cada um deles aos pouquinhos no "Guia Definitivo dos Mochileiros das Galáxias".

O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado

Autor: John Boyne
Ano: 2006

Com a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto como pano de fundo, “O Menino do Pijama Listrado” é uma obra-prima da literatura contemporânea. A história pode ser curta, mas totalmente carregada de sensibilidade e emoção!Se você se emocionou com o filme, deve ler o livro!

A Obscena Senhora D

pensador-a-obscena-senhora-d

Autor: Hilda Hilst
Ano: 1982

Com uma temática forte e gênero narrativo que marca a peculiar prosa de Hilda Hilst, esta obra é uma excelente pedida para quem quer se iniciar rapidamente nos trabalhos desta autora!

A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água

A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água

Autor: Jorge Amado
Ano: 1959

Com menos de 100 páginas, esta novela do aclamado escritor brasileiro Jorge Amado fará você dar boas gargalhadas! Clássico da literatura brasileira, A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água conta a história de um funcionário público que decide virar vagabundo entregando-se à bebida.

O Velho e o Mar

pensador-o-velho-e-o-mar

Autor: Ernest Hemingway
Ano: 1952

Um dos nomes mais importantes da literatura mundial, Ernest Hemingway reflete sobre a vida e a morte neste curto e impactante romance. O livro conta a história de um velho pescador que se vê desafiado em sua pequena canoa quando encontra um peixe de aproximadamente 700 kg. O livro teve uma grande importância para a carreira literária do escritor norte-americano e foi uma das obras que o ajudou a levar o Prêmio Nobel de Literatura em 1954.

A Arte da Guerra

pensador-a-arte-da-guerra

Autor: Sun Tzu
Ano: Século IV a.C.

Este é sem sombra de dúvidas uma literatura fundamental para quem ama clássicos. A Arte da Guerra pode ter sido escrito a centenas de anos atrás, mas continua relevante para grandes reflexões sobre estratégia nas mais distintas áreas da vida. Hoje, ele é recomendado, especialmente, para quem busca entender e planejar estratégias para grandes negócios e corporações.

Veja também: