11 melhores livros de Agatha Christie que vão te prender do início ao fim

Carolina Marcello
Revisão por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Agatha Christie (1890-1976), também conhecida como a Rainha do Crime, é até hoje reconhecida pelos seus livros de mistério e suspense. Com mais de 90 histórias, a escritora inglesa é um ícone das tramas policiais, criando personagens consagrados como Hercule Poirot e Miss Marple.

1. Assassinato no Expresso do Oriente (1934)

livro Assassinato no Expresso Oriente

Um livro inspirado num caso real: o sequestro de um bebê filho do aviador Charles Lindbergh, ocorrido nos Estados Unidos, em 1932. Nesse intrigante romance policial, o detetive Hercule Poirot investiga o assassinato de um passageiro dentro do trem Expresso do Oriente. Pela forte tempestade de neve, o trem se encontra parado nos trilhos.

De tão aclamado pelas críticas, o livro virou filme mais de uma vez, sendo a última versão lançada em 2017.

2. O Caso dos Dez Negrinhos ou E Não Sobrou Nenhum (1939)

E Não Sobrou Nenhum

Oito pessoas são convidadas para uma mansão numa ilha deserta, onde um casal de empregados avisa que os anfitriões estão atrasados. Durante a noite, todos são amedrontados por uma voz misteriosa. A partir daí, a história começa a desenrolar-se, tendo, como fundo, um poema emoldurado nas paredes da mansão, com uma cantiga infantil, que conta a morte de dez soldadinhos.

É o romance policial mais vendido do mundo e, provavelmente, o mais famoso também.

3. Os Crimes ABC (1936)

Os Crimes ABC

Cartas ameaçadoras são enviadas para o endereço de Poirot. Elas são assinadas com as iniciais "A.B.C" e narram crimes que irão acontecer. Quando os assassinatos ocorrem, seguindo a ordem alfabética nos nomes das vítimas e nos locais de crime, iniciam-se as investigações para entender quem está por trás disso e o porquê de enviar as cartas.

4. O Assassinato de Roger Ackroyd (1926)

O Assassinato de Roger Ackroyd

Poirot estava de folga numa vila britânica, conhecida pelas fofocas entre os moradores, quando acontece o assassinato de Roger Ackroyd e é necessário começar a investigar. Uma busca que parece ter vários suspeitos possíveis!

A história é narrada pelo médico da cidade: Dr. Sheppard. O livro gerou muita polêmica pelo modo como o mistério é desvendado.

5. Morte no Nilo (1937)

Morte no Nilo.

Hercule Poirot está de férias no Egito. Enquanto isso, um casal vai em lua de mel para lá, seguido por uma jovem que se sente traída por ambos. Além disso, há outros personagens importantes que estão no país.

Em meio a isto tudo, um assassinato ocorre e Poirot entra em ação. O livro é fortemente recomendado pela própria autora, que comenta no prólogo:

É um de meus melhores livros sobre "viagens internacionais".

Agatha Christie - Prólogo de Morte no Nilo

6. O Misterioso Caso de Styles (1920)

Misterioso caso Styles

Este é o primeiro livro de Agatha Christie na ordem de sua coleção. Ele já tem, no enredo, a participação do detetive Hercule Poirot, nos permitindo conhecer os primeiros trabalhos da Rainha do Crime.

A trama é contada na Mansão Styles, uma casa de campo. Após a morte da proprietária da casa, todos parecem ser suspeitos e ter motivos para assassiná-la. Poirot tem a missão de analisar as pistas e de encontrar o verdadeiro culpado.

7. Morte na praia (1941)

Morte na Praia

Poirot estava descansando e pretendia continuar assim, mas novamente acontece um assassinato à sua volta e agora ele precisa desvendá-lo. Os acontecimentos giram em torno do hotel em que Poirot está hospedado. Um triângulo amoroso levanta suspeitas.

É, com um final surpreendente, que Poirot explica o culpado do homicídio da bela Arlena Stuart.

8. Os cinco porquinhos (1942)

Os cinco porquinhos

Nesse romance policial, Hercule Poirot é buscado por Carla Lemarchant, que pretende saber se sua mãe, condenada pela morte do esposo, era mesmo culpada do assassinato. Para tal, ele busca averiguar qual dos cinco suspeitos pode ter sido o real responsável pelo crime.

O uso de diferentes narradores em primeira pessoa tornam a trama mais interessante e envolvente.

9. Cai o pano – O último caso de Poirot (1975)

Cai o pano – O último caso de Poirot

Aquele que foi o último livro da autora na ordem da coleção é também a última vez que Poirot aparece. Nessa história, o detetive retorna ao primeiro caso e livro de Christie: O Misterioso Caso de Styles. Lá na mansão Styles, pretende, com o auxílio de Arthur Hastings, procurar um assassino.

10. Convite para um homicídio (1950)

Convite para um homicídio

Miss Marple ajuda a desvendar esse caso em que um vilarejo inteiro foi convidado para assistir a um homicídio. Todos pensavam tratar-se de uma brincadeira, mas alguém saiu morto. O que aconteceu? Quem seria, afinal, o culpado? Suspeitos não faltam.

Miss Marple, com o seu conhecimento sobre a mente humana, é vista como uma pessoa que pode colaborar na resolução do crime.

11. Mansão Hollow (1946)

Mansão Hollow

Um grupo da alta sociedade se junta para aproveitar o fim de semana na mansão de um aristocrata. No entanto, há um assassino entre eles.

Logo um convidado é morto e os restantes ficam em apuros. Para a sorte do grupo, o detetive Hercule Poirot é um dos presentes e começa logo a investigar o crime para evitar que surjam novas vítimas.

Mais sobre Agatha Christie

Entre as principais curiosidades sobre a vida da escritora, é interessante destacar que o seu primeiro livro, O Misterioso Caso de Styles, veio de um desafio feito pela sua irmã, Madge, para que Agatha escrevesse um romance policial.

Outro fato marcante na sua história é a época em que se casou com o arqueólogo Max Mallowan e começou a viajar pelo Oriente com ele, o que motivou a escrita de muitos dos seus livros.

Veja também: