Mediocridade
Em um mundo onde o tempo é efêmero e a vida, fugaz, não há espaço para a mediocridade. Cada momento precioso merece ser vivido com intensidade, propósito e significado.
O modismo da mediocridade cultural parece não ter fim; todo dia sempre aparece alguém surpreendendo a criatividade humana, fazendo sucesso com a vulgarização da imaginação.
"Negar-se a si mesmo por Cristo é negar a mediocridade, abraçar a grandeza e desbravar o caminho da santidade."
"A vida fala. Eu a ouço. As pessoas ignoram. Vivem na mediocridade, no anseio, mas nada fazem, nada desejam. A esperança de dias melhores é possível sob a condição única e exclusiva da ação e do amor."
Praticamos a mediocridade a medida que tentamos nos mostrar superiores aos outros...
que tentamos impor nossa presença, desejos e necessidades...
que criticamos ou tentamos desabonar algo ou alguém!
Respeito, confiança e admiração são reflexos de caráter, humildade, boas atitudes e ações consigo e com o próximo, e essas características, nao podem em hipótese alguma ser impostas e sim conquistadas.
A tragédia é que quando raramente temos a coragem de sair da mediocridade e exercitar o mínimo que absorvemos de informações e conhecimentos, e sábios estando podendo usar para demonstrar nossa utilidade em prol da sociedade, aparecem outros exigindo que provemos de sua IGNORÂNCIA, creditando ela como sendo uma verdade universal e absoluta.
Tanta futilidade move a sociedade. Tanta vaidade se sobrepondo aos valores. Tanta mediocridade permeando as relações humanas. Tanto desrespeito e descaso com os presentes que a vida oferece. Tanto oportunismo mascarado de bondade. Tanta sabedoria de areia, porque na prática não se sustenta. Tudo isso numa vida com data de validade pra terminar, nós só não sabemos o dia certo, mas todos estamos fadados a virar pó, não somos nada, mas não falta quem se ache tudo. O sofrimento no processo da travessia de volta de alguns de nós causa piedade em quem assiste, contudo ele sempre se justifica se tivermos a oportunidade de conhecer a trajetória de quem passa pela provação dos momentos derradeiros se considerarmos os tempos pretéritos até o presente.
Mas quem se preocupa com o amanhã do corpo, da alma e da consciência?
A vulgaridade às vezes
Tem espaço e atenção
E a mediocridade
Tem picos de ascensão.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
26/03/2024
Não há espaço para a mediocridade na espiritualidade, sobreo espírito que chora diante de uma injustiça, que verbaliza perante os opressores e que cala diante do amor
A diferença entre a mediocridade, e a excelência, e que a excelência está relacionado com a superação e transposição de cada situação resolvendo problemas ao invés de cria-lós. E a mediocridade, está relacionado com a exposição do problemas, e na sua inabilidade em resolvê-lo com sabedoria.
A mediocridade se revela como o mais contundente sinal da ignorância e da insensatez que permeiam a vida de um indivíduo. Ele abdica da sabedoria, tanto natural quanto divina, em favor de migalhas oferecidas por aqueles que cruzam seu caminho, meros instrumentos de sua jornada, e não a fonte primordial do conhecimento que é o Deus criador.
Deve ser muito degradante para um idoso pensar na mediocridade de sua existência, ser acusado por sua própria consciência de não ter feito nada de útil, nada que possa te confortar nesse final de jornada.
Mediocridade é viver até aos 18 anos, vegetar até aos 70, não empreender nada de útil, pedir pouco da vida e não aproveitar nada que a vida oferecer.