Livre Arbítrio

Cerca de 998 frases e pensamentos: Livre Arbítrio

⁠Cada um de nós escolhe o futuro em que viver, muitos escolhem a vida, já outros cavam o seu próprio túmulo, mas sempre seguirão suas próprias escolhas. Seja consciente e sabiamente guie o seu futuro para virtudes e não para destruições.

Muitos ainda matam em nome de Deus e, não é só nos estados islâmicos não...aqui no Brasil também matam, principalmente quando acreditam piamente que a pessoa deva morrer porque não é filho de Deus.
Se for pra seguir as palavras sagradas, que estes sejam os primeiros a respeitar e pôr em prática o que cobram dos demais. Estudem e não apenas interpretem como lhes convém, buscando encaixar seus preconceitos e intolerâncias dentro das palavras da bíblia, buscando embasamento para continuar sua maldade intrínseca.
Alguns, ditos religiosos, camuflam seu ódio com religiões, assim ninguém suspeitará da sua verdadeira índole maléfica.
A naturalização e aceitação religiosa é uma verdadeira armadilha para aqueles que não vêem a perversidade disfarçada de bom samaritano.
Se você vê alguém com uma bíblia na mão, impulsivamente imagina que está deva ser uma boa pessoa e abre as portas de sua casa, sem se quer buscar saber quem, de fato, essa pessoa é.
No submundo do inconsciente humano navegam piratas astutos, sempre á postos para atacar quem quer que tente lhe atravessar o caminho ou lhe contrariar.
Claro que não estou generalizando (avisar antes de ser apedrejada em praça pública), mas como na própria bíblia diz: Há lobos trajados de ovelhas para atacar seus rebanhos (Atos 20:29).
E, também falam dos pseudo profetas, que enganam e manipulam em nome de Deus e Cristo, mas destroem, julgam e condenam a fé e o livre arbítrio do outro, indo contra os princípios da própria bíblia que ele carrega e enaltece como única e verdadeira escrita sagrada (Mateus 24:11).
Só para finalizar, religião nenhuma poderia julgar e penalizar as atitudes dos outros, quando está nas palavras que Deus deu ao homem a vontade livre para decidir as suas ações e pensamentos segundo o seu próprio desejo, crença e/ou valores, conhecido como LIVRE ARBÍTRIO.
As religiões controlam, a espiritualidade eleva e liberta.
#JaneFernandaN

"Liberdade
ou solidão
quem define
é o coração..."

“Enquanto isso, Deus, que afinal é clemente, Põe-se a cogitar na criação. em outro mundo, De uma nova humanidade - sem livre-arbítrio”...

(trecho do livro em PDF: Baú de Espantos)

Deus criou o amor. Os encontros e desencontros. Mas não criou regras nem leis. Criou apenas o livre-arbítrio: para cada escolha uma renúncia.

A coisa menos inteligente que alguém possa dizer é que tudo vai vir no tempo certo. Ora, eu gostava bem mais quando o ser humano podia ser agente da sua historia, agora, de repente, já não precisamos fazer nada, só esperar o tempo certo. Estar predestinado a ser ou ter alguma coisa é algo que não faz parte da natureza humana, somos viventes ativos e contínuos, construtores de uma realidade, maquinadores e maquiadores em movimento. Seres dotados de livre arbítrio e de coragem para fazer, assim como, também, covardia para não fazer e colocar a culpa no destino. Se rompemos a força gravitacional, o quê dizer então da inercia... Continua...

⁠Mas o que é um humano?

Humano é um ser dotado do livre-árbitro. As circunstâncias e o meio em que vive não podemos escolher, mas a nossa atitude perante a elas, sim. O mal não só existe como é uma escolha. Dizer o contrário disso é perpetuar a maldade no mundo.

Leonardo Elia

⁠A teologia Arminiana não é um livro de argumentos contra o calvinismo e nem a defesa do livre-arbítrio, mas a defesa do amor incondicional de Deus para com toda a humanidade. Nela, que ama a TODOS e morreu por TODOS.

⁠Deus já sabia pelo Seu pré-conhecimento que Faraó resistiria a Sua voz (Êxodo 3.19), mas mesmo assim deu oportunidade para Faraó libertar o povo, porém ele "escolheu" desobedecer à ordem que foi enviada através de Moisés (Êxodo 5.2)! Deus não interfere em nosso livre-arbítrio, mas age de acordo com Seu pré-conhecimento, pois o fato dEle saber o que vai acontecer em qualquer contingência humana mesmo antes de nascermos (Jeremias 1:5), não significa que Ele passa por cima da escolha humana ou que fomos predestinados para tal fim; vemos isso claramente em Gênesis 3.

Se manter inerte diante de situações que exigem ações benéficas não é agir com sabedoria, mas sim com covardia! Dê a chance do livre arbítrio ao sujeito. A inércia não muda estado. Aja pelo bem!

Inserida por DVescovi

Tudo está onde deveria estar, não existe suposições, o que tinha que ser é e ponto final. Se dar pra mudar? - Sim! Pois tens o teu livre arbítrio. Mas, voltará ao lugar de origem se não for concluído com resignação e resiliência o destino traçado pra ti. As peças de um quebra cabeças sempre existirão, cabe à ti acoplá-las sem burlar uma peça sequer. A Terra é escura mas o céu é límpido.

Inserida por Lulena

Escolhas...
Culpamos uns aos outros pelos problemas que enfrentamos diariamente. Não entendemos que a cada um é concedido o "poder" de criar oportunidades, de escolher.
O conformismo é uma perversão da liberdade. A alma humana é crítica, quando "perdemos" o senso da indignação somos "desumanizados", nos tornamos robôs.

Inserida por bru_fariass

Através dos acontecimentos que você percebe que são involuntários e não estão sob nosso controle, pude entender que Deus nos deu o livre arbítrio mas não para que escolhêssemos os fatos e eventos que iriam nos acontecer, mas sim para escolhermos os sentimentos e as reações que iríamos adotar nas circunstâncias que a vida nos colocava a prova.

Inserida por kassianaglock

Não é por que você tem um ideal ou uma crença que todo mundo tem que ser igual a você. Existe uma coisa chamada livre-arbítrio.

Inserida por karlaletycia

Templo que impera a vaidade se destrói ao decorrer do tempo.

Inserida por Demytre

Em certa medida, fico incomodado com atitudes de muitos cristãos, ao atribuírem ao demônio todas as coisas que porventura dão errado em suas vidas, até mesmo no cotidiano. Não é que estou desconsiderando o poder do mal agir nas nossas vidas, todavia sabemos que Deus nos dotou com imensa capacidade e nos deixou o livre-arbítrio. De tal sorte que muitas das coisas erradas que nos ocorrem, dependem em grande parte das nossas atitudes e decisões equivocadas. Devemos sempre buscar intimidade com Deus e discernimento para vida neste mundo.

Inserida por LazaroGomes

Um dirigente de uma seita me falou: que o povo é guiado por deus e que o ser humano é perfeito como o criador. Então eu perguntei: quem “inventou a MERDA do livre arbítrio” para dar causas e justificativas aos erros?

Inserida por amaurivalim

Vamos falar de algo que diz respeito a Pais e Filhos,
principalmente no que diz respeito ao livre arbítrio,
Sempre é preciso respeitar e bem observar direitos e deveres...
Osculos e amplexos,
Marcial

RESPEITANDO O DIREITO AO LIVRE ARBÍTRIO
Marcial Salaverry

Algo que deve ser bem observado é o direito ao livre arbítrio, pois uma coisa que é defendida por todos, é o direito de ir e vir, de ter sua opinião própria, e é algo que deve ser muito bem respeitado em todos os níveis de relacionamento, principalmente entre pais e filhos, pois um dos comentários que mais frequentemente escuto, quando se trata de diálogos de pais e filhos, é a famosa frase: "Não faça isso, ou aquilo. Eu sei o que é o melhor para você. Faça desta maneira..." Assim tirando o direito ao livre arbítrio, pois é preciso que todos possam aprender a decidir sobre sua vida, e na verdade, com essa frase, além de procurar bitolar o pensamento e a livre iniciativa, é preciso ter presente que não se deve determinar o caminho a ser seguido, pode-se, quando muito, indicar qual poderia ser o melhor caminho a ser seguido. Isso se a pessoa desejar receber informações. Deve-se dar a chance de errar, e de acertar tambem, pois nem sempre estamos certos em nosso julgamento. Todos somos sujeitos a erros e acertos.

Gostaria de comentar sobre um pensamento de Paulo Coelho, que diz:
"Quem interfere no destino dos outros, nunca descobrirá o seu..."

Isto vem muito a calhar para algumas pessoas que se preocupam por demais em procurar "o que é bom para você", ou seja, só querem atender às necessidades dos outros, cuidam mais da vida de amigos ou parentes, sejam filhos, irmãos, sobrinhos, do que da própria, achando que apenas suas idéias e ideais é o pensamento correto, e assim, na maioria das vezes atrapalham a existência das "vítimas" desses cuidados excessivos, e não conseguem viver a própria vida.

Não quero dizer que SÓ devemos nos preocupar conosco. Isso já seria uma espécie de egoísmo, fechar os olhos para os problemas alheios. O que não podemos permitir, é que a vida de terceiros se sobreponha à nossa. Temos que nos manter sempre em condições de poder socorrer a quem necessite de uma real ajuda. E só poderemos fazê-lo, se estivermos bem conosco.

Por uma questão de solidariedade, de humanidade, devemos estar ATENTOS ao que se passa à nossa volta, devemos atender às necessidades de outrem, quando nos for POSSÍVEL. Se sacrificarmos nossa existência em benefício de outros, não só deixaremos de viver, como impediremos que outros APRENDAM a viver.

O segredo da diferença está no meio termo, no equilíbrio de atitudes. No emprego correto da famosa frase "é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe pronto para ser comido."

Muita gente talvez discorde desta maneira de encarar a vida, por achar que sempre devem dar tudo de si para facilitar a vida dos filhos (por exemplo). Aí, quando for embora, como vai ficar a vida deles? Ninguém é eterno neste mundo, e temos de entender que é preciso ensinar a viver, dando oportunidade para que todos errem e acertem, e saibam descobrir onde estão os erros e os acertos. Criaturas assim bitoladas, estão acostumadas a comer o peixe, mas não sabem pescar...

Além do mais, existe uma grande verdade que é preciso bem entender, pois antes de distribuir amor aos outros, é preciso aprender a amar-se. Assim, se você conseguir SE amar, poderá saber discernir se o que você espalha é realmente AMOR, ou apenas facilidades, tentando evitar que os outros sofram, impedindo que muitas lições sejam aprendidas, e bem apreendidas...

Ora, no sofrimento, na dor, é que realmente aprendemos a dar valor aos bons momentos. Se nos for tirado o direito de errar, de sofrer, de sentir dor, como é que vamos saber que esses sentimentos existem?
Como poderemos aprender a evitá-los? Isso só a vida ensina. E é algo que deve ser permitido a todos: APRENDER A VIVER ÀS PROPRIAS CUSTAS.

Só para terminar. Quando tiverem que lidar com alguém de quem não gostam, aí vai uma pequena sugestão: Antes de qualquer atitude de rejeição, pensem "o que eu faria se gostasse dele?". Sabem que funciona, pois muitas vezes, por uma antipatia pessoal (às vezes inexplicável), deixamos de socorrer alguém que está no sufoco.

Existem certas horas em que desavenças pessoais devem ser esquecidas. Em certos momentos não existem amigos ou inimigos. Imaginem-se na situação inversa, e analisem que atitude gostariam de receber.

Bem crianças, deixando-os nessa dúvida cruel, ordeno: TENHAM UM BOM DIA. VIVAM E DEIXEM VIVER. SEJAM FELIZES. Quem não quiser me obedecer, paciencia, quem manda não ser obediente. Manda quem sabe e pode, e obedece quem tem juízo, ou quem concorda com a opinião expressa...

E CLARO, UM LINDO DIA, NÃO FAZ MAL A NINGUÉM, pelo menos na minha opinião, claro... Não quero dizer que é o certo, mas deixo que todos decidam se realmente querem fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, sempre respeitando o direito ao livre arbítrio, claro...

Inserida por Marcial1Salaverry

A lei não pode ser um código de conduta da vida privada, não pode infringir as liberdades individuais, as pessoas possuem o livre arbítrio.

Inserida por lcromanelli

Sem o mal não haveria aprendizado, ou seja não estaríamos vivendo lado a lado do mal.. O livre arbítrio é a escolha tanto do mal como o do bem. Portanto não importa a escolha importa sim, o que você faz depois da escolha: o mal ou o bem.

Inserida por Ivan53