Literatura epigrafes
A literatura artística tem esse nome justamente porque retrata a vida tal como ela é na realidade. Seu objetivo é a verdade incondicional e honesta.
Não sou criança
não sou moço
estudo, ciência, literatura,
poesia, e filosofia,
e a melhor fonte de sentido para vida,
conforto, sólida base moral e ética, fonte
de inspiração para o amor, é a
Bíblia Sagrada, essa foi a melhor fonte mais valiosa
que já encontrei.
Não é quem desconhece a Literatura que lhe causa danos e sim aquele que a instrumentaliza. No primeiro ela ainda não geminou, no segundo, já está morta.
Instrumentalizar a Literatura é o mesmo que debilitá-la. É como se o coração, ao invés de bombear o sangue, utilizasse de todas as suas forças para retê-lo.
É algo sintomático da literatura engajada de nossos tempos, buscar restringir o sentido da obra, uma vez que lhe é impossível coibí-lo.
A Literatura Engajada, como hoje se dá, exige certa renúncia artística, algo que nem todos os escritores estão dispostos a fazer.
Contatos pelos povos entre os tempos pela escrita. Literatura progressiva. Reflexão momentânea que se eterniza na tumba pelo escriba.
A nossa Literatura Nacional é parte ímpar e sublime da nossa nacionalidade. Ler mais é preciso para reforçar a conexão afetiva com as belezas da nossa Pátria.
“Em qualquer geração os gênios só são descobertos por um acaso, reza a literatura cientifica que este fato também é veras.”
Tenho ensinado poucas coisas aos homens com a minha literatura e poesia, já com as minhas atitudes, sobretudo para combater os covardes, elas serão lembradas por muitas gerações. Não se trata de ficção, mas de realidade, por alguém leal deve-se morrer várias vezes.
Qualquer outra coisa que eu tenha feito, em forma de arte, que não seja no universo da literatura, poderá ser descartada como lixo, não fiz com pretensão de ser importante, foi momento de distração, fuga da minha verdeira vocação.
Em literatura, a verdade é que menos importa. Um fato de hoje gera a ficção de amanhã. Basta que seja bem escrito para valer a pena ser lido, absorvido e até repetido.
A literatura tem a força essencial para nos convencer, de que as coias comuns são bem mais importantes do que parecem ser.
Quantos lixos culturais elevados a condição de literatura, música ou teatro seremos obrigados a financiar? A quem interessa o declínio da arte?