Literatura de Cordel
A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta.
"Em resumo, ele é inovador. Ele é o indivíduo que exercita o que na literatura da administração é chamado de: liderança ..., mesmo não estando presente, ele é percebido como se estivesse."
"Diz-se que a literatura existe para purificar - sublimar - o inferno real. Ficções seriam sonhos benignos, com que nos distraimos dos horrores dos dias. "
Falar de literatura é correr o risco de cometer erros. Não é necessário ser um especialista, tem de sempre buscar o conhecimento, lendo, descobrindo e sempre aprendendo.
E quando se trata de literatura, nem todos os brasileiros valorizam a literatura do seu próprio país.
Eu também não acredito que a literatura possa nos ensinar a viver, mas as pessoas que têm dúvidas sobre como viver tendem a recorrer à literatura.
Somos todos fragmentos e obras de história, literatura e direito internacional. (...) E quando nos perguntarem o que estamos fazendo, poderemos dizer: estamos nos lembrando.
A literatura do povo indígena, se encontra nos desenhos, no modelar do barro, na criação do arco e flexa... Literatura não é só palavra, e sim, toda a expressão artística, histórica e cultural.
Nas listas de grandes livros da literatura mundial, raramente encontramos livros da autoria de escritores brasileiros.
Jornalismo e literatura são irmãos gêmeos que nasceram muito diferentes e que hoje são mais parecidos do que nunca.
Mesmo na literatura e na arte, nenhum homem que se importa com a originalidade vai ser original: quando você simplesmente tenta dizer a verdade (sem se importar quantas vezes tem sido dita antes), você vai, nove em cada dez vezes, tornar-se original sem nunca ter notado.
A Literatura nos ensina a perceber melhor quem somos, a questionar o que poderíamos ter sido e a projetar o que poderemos vir a ser.
É isso que eu amo na leitura: uma pequena coisa o interessa no livro, e essa pequena coisa o leva a outro livro, e um pedacinho que você lê o leva a um terceiro. Isso vai em progressão geométrica - sem nenhuma finalidade em vista, e unicamente por prazer.
Se eu leio um livro e ele torna o meu corpo tão frio que fogo nenhum poderia esquentá-lo, sei que isso é poesia.
Talvez um dia eu vá rastejar de volta para casa, exausta, derrotada. Mas não enquanto eu puder criar histórias a partir do meu desgosto, beleza a partir da tristeza.