Juventude epígrafes
Enquanto meu corpo realizar os anseios de minha mente, farei coisas de gente jovem, me sentindo jovem!
Comecei a seguir – uma gota num rio – a massa humana que, carregada de malas, afluía para a saída. Minha única bagagem era uma malona muito pesada – porque estava quase cheia de livros – que eu mesma levava com toda a força da minha juventude e da minha ansiosa expectativa.
AINDA TE NAMORO
Menina eu te conheci.
Moleque eu era também.
Responsabilidade, nenhuma nessa idade, quem tem?
Crescemos juntos.
Estudo naquela época, era ginásio, depois colegial
e então faculdade.
Você foi normalista,
eu formei-me em contabilidade.Passou o tempo,
veio a juventude.
Para mim chega a hora do quartel.
A distância, as saudades, coisa estranha a tua falta.
Que ansiedade.
Enfim, ambos nos formamos.
Agora, namoro sério, noivado e o casamento chegou.
Casados, vieram os filhos, problemas, dificuldades, dores,
e nós sempre juntos felizes, apesar de todos os pesares.
Cresceram os filhos. Casaram-se.
Os netos vieram, mas só eu os vi.
Mesmo o tempo passando, continuo te namorando.
Às vezes me pego rindo, por que te vejo ao meu lado,
sorrindo como antes fazias.
Dizem que tudo muda, mas no amor a máxima não se aplica,
amo-te ainda mais, vem para perto de mim ficar.
Por favor desta vez não saias, fica.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras R.J
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
" - Procura viver. Lembrar é para os mais velhos - dizia ele.
Talvez o amor nos faça envelhecer antes da hora e nos torne jovens quando a juventude já passou"
Quando se anda sozinho na vida, a tendencia é que no final dela, não tenha ninguém para te ajudar... Pois na juventude somos fortes, porém no final da vida a força nos faltará!
O amor é maravilhoso e absurdo e, de forma incompreensível, visita qualquer tipo de alma. Mas não existem muitas pessoas absurdas e maravilhosas; e, aquelas que o são, são por um curto período de tempo, no início da juventude. Em seguida elas começam a aceitar e se perder.
Há uma fase na vida em que você pensa que sabe tudo, mas não sabe o que pensa, e nem pensa que isso é tudo que sabe.
Amor pode ser despertado em qualquer fase da vida porque amor não tem idade, o coração é sempre jovem.
Quando tudo demonstrar o contrário de suas expectativas, não desista, essa é a dor do amadurecimento.
O que envelhece é apenas o invólucro da Alma, pois para a mente e o Espírito não existe tempo e nem espaço. Aquele que não compreende isso é refém do tormento da transitoriedade.
O JOVEM
Muito pai já controlou
a vida do filho seu.
Lá na frente não viveu,
só fez o que o pai mandou,
não criou, não inovou.
O jovem tem rebeldia,
é pessoa arredia.
Não é só má-criação,
é também demonstração
de que quer autonomia.
Quanto mais passa o tempo, existe algo que não mudará jamais, ou seja, o fato de sempre existir o "Conflito de Gerações"...
E assim, despindo-nos de preconceitos e idéias fixas,
vamos tentar entender a Juventude...
Principalmente se considerarmos que na situação atual, com total irresponsabilidade, os jovens não tomam os devidos cuidados, sem sequer se incomodar com a possibilidade de contaminar aos demais, inclusive sua familia...É LAMENTÁVEL...Concordo que não são todos, mas faço um apelo aos que assim estão agindo...
Ósculos e amplexos,
Marcial
APENAS TENTANDO ENTENDER A JUVENTUDE
Marcial Salaverry
Para tentar entender a juventude, vamos lembrar que o assunto mais em voga no momento é a barreira que parece existir entre pessoas jovens e as de mais idade, então vamos lembrar que se existe algo que é tão velho quanto o mundo, é esse eterno conflito de gerações. Sempre existiu alguém reclamando de alguém. Os mais velhos achando os jovens abusados, e estes os achando superados. E o entendimento poderia ser facilitado, se não existisse esse preconceito etário, e se ambos os lados conseguissem usar uma coisa chamada bom senso.
É fato que existe uma tendência muito arraigada nos mais velhos, que é o fato de esquecer que um dia foram jovens, e o que fizeram em sua juventude, e que sofreram de seus pais as mesmas pressões que fazem sobre seus filhos, e daí, a coisa acaba entrando num circulo vicioso, numa roda sem fim, e entendimento não aparece. Agora em face dos problemas que estamos vivendo, torna-se vital que exista alguma compreensão de parte a parte para que todos entendam a necessidade de certos cuidados que estão sendo desprezados por todos...
Assim, vamos analisar algumas opiniões correntes nos dias de hoje, sobre a juventude, "que só pensa em se divertir".
"Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."
Este é um dos questionamentos atuais contra atos e atitudes dos jovens. A falta de respeito é motivada pela liberalidade estimulada pela televisão, pelos filmes, e também por "coisas que se vê na Internet". Realmente poderia ser, como dizem, um mal dos tempos modernos, se o autor desta frase não fosse Sócrates, filósofo grego que viveu por volta de 470/399 a.C. e agora, José?
Outra previsão sombria, é aquela que fala sobre o que pode acontecer em nosso futuro, devido aos desmandos cometidos pela juventude atual.
"Não tenho mais nenhuma esperança no futuro de nosso País se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível. "
Quem assim fala certamente se esquece do que fez em sua juventude. Também foi rebelde sem causa, também cometeu infrações, também foi contra o status quo vigente. E mais, se essa soturna previsão fosse exata, o mundo não mais existiria, porque foi dita por Hesíodo, filósofo que viveu por volta de 720 a.C. e o mundo progrediu muito de lá pra cá...
A falta de respeito dos filhos contra os pais é uma reclamação constante. Sempre escutamos queixas nesse sentido. Aliás, sempre mesmo, haja visto que uma frase que sintetiza tudo o que se possa dizer nesse sentido, foi dita por um certo Eugenio, um pensador que viveu no ano 2.000 a.C.:
"Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."
Como estou escrevendo esta cronica, que está sendo lida por alguém, pode-se deduzir que o fim do mundo ainda não aconteceu. E a reclamação persiste, passando de geração para geração. Mas agora, estão dando um jeito para que esta previsão se confirme, com a "colaboração" que os jovens estão prestando ao Covid, com suas baladas e pancadões...
"Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos .Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Esta frase lapidar foi descoberta recentemente sobre um vaso de argila, nas ruínas da Babilônia. Portanto, tem mais de 4.000 anos de existência.
A cultura não só foi mantida, como evoluiu muito, apesar da ação nefasta dos jovens, que tudo iriam destruir, mas agora estão querendo conseguir realizar essa façanha, com 4000 anos de atraso...
Assim, fica claro que esse conflito de gerações sempre existiu, existe, e sempre existirá. Podemos ter certeza de que os jovens de hoje que tanto reclamam da pressão e opressão dos mais velhos, estarão pressionando e oprimindo seus filhos amanhã, pois sempre será difícil a plena aceitação de que todos são necessários para todos, pois podemos entender que os jovens sempre irão precisar da experiência dos mais velhos, e estes sempre irão precisar do vigor e da audácia dos mais jovens. O que é preciso é que ambos se conscientizem disso, e procurem exercitar a chamada coexistência pacifica, com troca de idéias e experiências. Não podemos esquecer de que sempre teremos algo para aprender, e algo para ensinar. Ninguém detém o conhecimento total. Mas... Onde fica o famoso orgulho pessoal? O tradicional "eu sou mais eu?".
Vamos experimentar viver e pensar juntos? Tudo poderá ser melhor para todos.
Com essa esperança, que tal termos UM LINDO DIA, sem pensarmos na exatidão da profecia feita por Raul Seixas em sua música O DIA EM QUE A TERRA PAROU, gravada pela primeira vez em 1979...Vale a pena procurar e escutar...
"As citações usadas, foram colhidas na Internet...
Marcial Salaverry"
Casei, mas nunca deixei de ser solteiro. No mais, se agora somos uma só carne, por que não a sinto em mim?
É comum dizermos que os jovens atuais são fracos, pois digo, não o são. Eles apenas estão em contato com seus sentimentos, é isso não é fraqueza, na verdade é assim que se encontra a real força.
Todas as seitas jovens são, no fundo, hostis ao Estado e à propriedade, classe e posição, e são atraídas pela igualdade universal.