Juventude e Política

Cerca de 8894 frases e pensamentos: Juventude e Política

Política dos velhos tempos

“Suicida-se o povo que descuida da sua juventude, tão certo é que não poderá viver do passado, já morto, nem desse instante fugacíssimo que é o presente.”
(Oswaldo Pieruccetti)

A leitura do livro do emérito escritor José Bento Teixeira de Salles, “Vocação para Servir”, obra dedicada a narrar passagens importantes da história de Oswaldo Pieruccetti, político mineiro de grande envergadura, levou-me a refletir sobre a diferença brutal entre os políticos da atualidade e de homens que, no passado, ocuparam lugar de relevo na história de nosso país.
Destaco, dentre tantos, dois acontecimentos vividos pelo ilustre homem público que bem representam esta diferença. Chamado certa feita a afastar-se de seu partido, oposicionista, para aliar-se ao governo de Minas na formação de uma eventual frente mineira, em reunião com seus correligionários, assim pronunciou-se e firmou sua decisão: “Não os proíbo, não os aconselho a tomar a decisão de ficarmos juntos na UDN. Os senhores são livres para decidir. Eu, de mim, não aceito. Fico onde estou; tenho uma delegação de meus eleitores, que me elegeram para desempenhar, cumprir um mandato. Um mandato dentro do partido em que estou. Não me deram procuração para mudar. Eu não mudarei”.
Em outra ocasião, como parlamentar na Assembléia Estadual, opôs-se ao aumento do subsídio dos deputados estaduais “quando não houve condições para atender às solicitações de outros setores bem mais humildes do funcionalismo estadual”. Concluiu sua fala afirmando: “O Poder legislativo deveria dar seu próprio exemplo de desprendimento e abnegação, suportando na carne o sacrifício que está impondo a todas as classes sociais”.
Assim como Oswaldo Pieruccetti, que formou com Rondon Pacheco a “Santa Aliança”, união que grandes benefícios trouxe a nossa região, outros políticos dos velhos tempos, de vários partidos, legaram a nós exemplos magistrais de espírito público, de ética, de desejo de servir e prestar ao povo e ao país seu esforço e seu trabalho pelo bem comum.
Hoje o aviltamento da política é notório. Descreve o autor José Bento Teixeira de Sales o atual momento como “uma hora pálida e crepuscular”, onde sobressaltam o arrivismo, a corrupção, a desonestidade e o carreirismo. Não assistimos mais aos gestos de amor à causa pública, não nos deparamos mais com compromissos firmados e cumpridos e sim com promessas vazias e eleitoreiras, com discursos demagógicos e ocos de ideologia, com interesses escusos e casuístas, contrários às justas reivindicações populares.
Deveria ser mais lembrada e conhecida a história de como se fazia a velha política. Deveriam ser lembradas sempre as figuras de pessoas que serviam à política e não apenas se serviam dela, trabalhando com desprendimento e sensibilidade na busca de um país melhor, de uma nação mais desenvolvida e feliz. Isto serviria, talvez, como parâmetro ou lição aos jovens que intentam ingressar na vida pública, para que o fizessem imbuídos de intenções mais nobres e relevantes.

Marília Alves cunha
Rua Icaraí, 20 – apto 402 – B. Maracanã
Uberlândia – MG
Fone- 32140374
Email – mariliacunha16@hotmail.com

Inserida por bcpieru

O popular que não se envolve na política sacrifica a juventude por sua covardia.

Inserida por biohelioramos

⁠Educação física é uma conspiração política projetada para reprimir a juventude através da humilhação.

Inserida por pensador

⁠Juventude não é política de festa, Juventude é uma cadeia de valor.

Inserida por adrianodiniz

⁠Se analisar a atual conjuntura política do nosso país, notamos que o avanço da juventude na política brasileira não foi o esperado, não trouxe aquela revolução que os jovens achavam que iriam fazer.

Inserida por SERGIOFURQUIM

*EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE
Incentivar a participação dos jovens na política e na sociedade é fundamental.

Eles têm novas perspectivas e podem trazer soluções inovadoras para os desafios do país.

...Olhar do mundo..

Inserida por GracielaDPensados

⁠A Juventude é a engrenagem de renovação da sociedade, quando ela para ou está mal, tudo desanda.
Trabalhar pelos jovens é missão de quem tem compromisso com o futuro.

Inserida por lobo13

Na política, enquanto estivermos falando dos mesmos, também seremos os mesmos.

Inserida por Valdirdomiciano

⁠À teoria do direito puro deveria corresponder uma teoria pura das ações.

Inserida por Faphilosophy

⁠A figura do Estado e do Magistrado como garantidores da eficácia do direito contrastam com a pureza da norma.

Inserida por Faphilosophy

⁠Chega-se ao princípio de justiça através da refutação, pois ninguém quer estar na pior das situações.

Inserida por Faphilosophy

⁠Num sistema bem ordenado a justiça como equidade se transmuta na ideia do justo político.

Inserida por Faphilosophy

⁠Quando Platão reconheceu a corrupção das leis na cidade foi obrigado a projetá-la para fora do mundo, realizando a sua demonstração no vazio.

Inserida por Faphilosophy

O poder público subestima a capacidade da juventude e desdenha ao ser omisso em criar mecanismos e fomentar a participação juvenil na tomada de decisão!

Inserida por wesley_lima_2

⁠Sonho de um jovem no Brasil era para ser direito, porque o Estatuto da Juventude garante isso.

Inserida por adrianodiniz

Enquanto a juventude estiver cantando e esbanjando energia criativa qualquer Nação que esteja passando por dificuldades irá ter salvação! Cortar a rebeldia produtiva da juventude é varrer o jardim da bondade.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Você tem total liberdade de ser conservador, mas não a de impor essa ideologia na vida alheia.

Duas situações justificam você ser comunista: Ou você é simplesmente ingênuo e não sabe nada de história e política, ou você tem problemas mentais graves! Se você não tem nenhum desses dois problemas e é comunista você é simplesmente um merda!

Só uma mente maquiavélica como a de Maquiavel para defender a tese de que "os fins justificam os meios".

A tendência natural do estado é a inflação.