Juventude e Política
A guerra é bem menos excitante que a política. Neste campo a dualidade da perseverança e da grandeza de espirito se digladiam implacavelmente. A política é a arte de captar o oportunismo, a paixão dos outros e de explorar a memória curta. Ela se apresenta sempre como a revolucionária do futuro em defesa da moral. Neste jogo quem são os instrumentos e quem são os inimigos. Nenhum contexto pode ser mais excitante. O seu fim estará sempre na espreita esperando o momento certo em que todos precisem dela.
Eu queria muito que alguém com experiência na política tivesse me dito que iam me tratar diferente porque era mulher. Saber disso faz com que a gente consiga destruir as barreiras internas.
Não se deixe enganar, a política eivada de um país não é a razão pela qual sua integridade deva se basear.
Não viva o; SE TODOS FAZEM EU TAMBÉM FAREI.
Nossas mudanças não podem ser imunes àpolítica. É com a política que, através dos desníveis sociais e culturais, conseguimos nos nivelar e nos estruturar nessa vida caótica. Além disso o câmbio de amizades deve superar qualquer forma de desnível.
A política do pão e circo
Panem et circenses, que significa a política do pão e circo é uma frase do humorista e poeta Juvenal que viveu por volta de 100 anos d.C. A referida frase faz parte de uma sátira, na qual o autor critica de forma veemente a falta de informação do povo romano que não se interessava por política, mas apenas em ter comida na mesa e diversão.
Em Roma, assim como acontece nos dias de hoje, as pessoas mais pobres viviam amontoadas e sem vida digna nas periferias. Para evitar que acontecesse um levante por parte dessa população mais carente, os imperadores encontraram uma forma paliativa, mas muito eficaz de calar a voz dos oprimidos. Ofereciam os cereais necessários para matar a fome e realizavam eventos em grandes arenas para o divertimento de todos. Assim, seguiam satisfeitos, sem reclamarem da sorte, ou da falta dela.
O que mudou?!
O povo continua mendigando as sobras dos pratos de prata dos poderosos e se dá por satisfeito com um auxílio de emergência, com uma bolsa disso, ou uma bolsa daquilo. Cala o povo diante do mísero "pão" que lhes é oferecido e ri das palhaçadas dos que dizem nos representar.
E daí, né ?
Muitos políticos escalam o poder subindo nas costas dos que possuem menos instrução, menos oportunidades e que recebem cada vez menos investimentos na sua educação. A compra de votos ganhou várias versões lícitas, tudo dentro da lei. A lei feita por políticos e que quase sempre desfavorece os que já são desfavorecidos, desvalidos, necessitados, ou simplesmente, pobres!
Estamos em mais um ano eleitoral e chegará em nossas casas batendo palmas para entrar, alguns dos que passaram quatro anos sem nos procurar e sem fazer nada para que as coisas melhorassem. Vão mentir, vão prometer e vão enganar muita gente de novo, mas quero dizer uma verdade: só consegue escalar o topo do poder político quem recebe o aplauso do povo.
É hora de parar de bater palmas para os que estão nos picadeiros, pois se você olhar bem para os lados, verá que a arquibancada é composta da grande maioria, daqueles que decidem se a piada tem graça, ou não merece um sorriso.
A política não é sobre pessoas que acabaram de morrer, mas sobre os vivos; não é sobre histórias macabras do além, mas sobre histórias sangrentas deste mundo.
"cognição refinada e sofisticada em filosofia, política, ciências aplicadas e religião, sem amor, de nada vale..."
Tarso, Paulo de. 1 Coríntios 13:1-13. Bíblia Sagrada - Brasil, 2020.
Diante de tantas catástrofes, sejam elas de natureza biológica, ambiental, política e econômica, estar vivo é um atentado à nossa integridade psicológica e moral. Um desafio para que saibamos o que é de fato humanidade, e onde a falta dela nos trouxe.
POLÍTICA E DEMOCRACIA
Em nossos corações e nas atitudes de vários representantes da política brasileira, percebemos que é chegado o momento de termos representantes honestos e realmente interessados no Brasil e no desenvolvimento de nosso povo.
Na política há um desencanto generalizado que aconteceu em algum momento de nosso passado. Nossos representantes políticos se perderam.
Sem bons partidos, é impossível produzir bons políticos.
Temos que ter a participação diária, séria e engajada dos cidadãos nos assuntos da vida pública nacional.
Sair da apatia, começar a ter engajamento direto e olhar para a frente, é construir o futuro com decência e coragem nas atitudes do presente.
A vida tem tudo a ver com ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS. O amanhã se faz com nossas ações de AGORA, com o rompimento da inércia improdutiva. Por isso, temos que parar de esperar qualquer coisa da política se não nos mexermos a favor da democracia.
A política, na prática, é mais uma ferramenta que deve influenciar pessoas a lutarem pelos ideais de sua comunidade.
Enquanto a alma do político continuar primitiva, por mais sofisticada que seja, nenhuma política garantirá verdadeira inclusão, desenvolvimento, igualdade até mesmo paz para a fauna e flora.