Frases de Jung
É de importância capital para o tratamento o fato de que se estabeleça ou não uma boa relação entre o médico e o paciente. Caso não se crie um relacionamento natural e de confiança dentro de um curto espaço de tempo, é melhor que o paciente escolha outro médico.
Enfrentar a vida cotidiana, com todas as suas exigências banais de dedicação, paciência, perseverança e sacrifícios, humildemente, sem visar o aplauso, sem grandes gestos heroicos – este é o nosso heroísmo cotidiano, invisível para os outros.
O que se diz da humanidade em geral também se aplica a cada indivíduo em particular, pois a humanidade é formada por um conjunto de indivíduos. A psicologia da humanidade corresponde à psicologia individual.
O conceito de Deus é simplesmente uma função psicológica necessária, de natureza irracional, que absolutamente nada tem a ver com a questão da existência de Deus. O intelecto humano jamais encontrará uma resposta para esta questão.
Normal é a pessoa que simplesmente consegue viver, quaisquer que sejam as circunstâncias, contanto que lhe sejam garantidas as condições mínimas de vida.
A educação só pode ser feita a partir da realidade nua, não de uma imagem real deturpada.
A questão da existência de Deus não tem resposta possível.
A jornada espiritual não é uma carreira ou uma história de sucesso. É uma série de pequenas humilhações do self que se tornam cada vez mais e mais profundas.
Minha mãe me ensinara uma oração que repetia todas as noites, de bom grado, pois isso me dava um certo sentimento de conforto diante das inseguranças e ambiguidades da noite...
...os colegas de meu pai e oito tios, todos pastores. Eles me infundiram angústia durante muitos anos, sem falar nos padres católicos...
Toda transformação exige como pré-condição “o fim de um mundo” – o colapso de uma velha filosofia de vida.
A totalidade não é alcançada cortando uma parte do próprio ser, mas pela integração dos contrários.
Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.
O Senhor Jesus nunca foi para mim completamente real, aceitável e digno de amor, pois eu sempre pensava em sua equivalência subterrânea como numa revelação que eu não buscara e que era pavorosa.
Tanto na história colectiva como na individual, tudo depende do desenvolvimento da consciência.
citado no livro Sonhos Lúcidos de Dylan Tucillo, Jared Zeizel e Thomas Peisel, na página 262, traduzido do inglês por Maria Neves da Cruz
Se a psique não é obrigada a viver no tempo e no espaço apenas e obviamente não vive, então a psique não está sujeita aquelas leis, o que indica uma continuação prática da vida.