Frases de Jung
A jornada espiritual não é uma carreira ou uma história de sucesso. É uma série de pequenas humilhações do self que se tornam cada vez mais e mais profundas.
A totalidade não é alcançada cortando uma parte do próprio ser, mas pela integração dos contrários.
Toda transformação exige como pré-condição “o fim de um mundo” – o colapso de uma velha filosofia de vida.
O Senhor Jesus nunca foi para mim completamente real, aceitável e digno de amor, pois eu sempre pensava em sua equivalência subterrânea como numa revelação que eu não buscara e que era pavorosa.
Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.
Quem segue o caminho seguro está como que morto.
O racionalismo e a doutrinação são doenças do nosso tempo; pretendem ter resposta para tudo.
As propriedades dos números são as mesmas que as da matéria e é por isso que certas equações permitem prever o comportamento da matéria.
Se a psique não é obrigada a viver no tempo e no espaço apenas e obviamente não vive, então a psique não está sujeita aquelas leis, o que indica uma continuação prática da vida.
Tanto na história colectiva como na individual, tudo depende do desenvolvimento da consciência.
citado no livro Sonhos Lúcidos de Dylan Tucillo, Jared Zeizel e Thomas Peisel, na página 262, traduzido do inglês por Maria Neves da Cruz
A um homem agrada acreditar que é o mestre de sua alma. Mas, enquanto ele não for capaz de controlar seu humor e emoções, ou de estar consciente das miríades de maneiras secretas pelas quais os fatores inconscientes se insinuam em seus acordos e decisões, certamente ele não é o mestre de si próprio.
Eu não posso provar para você que Deus existe, mas meu trabalho provou empiricamente que o padrão de Deus existe em cada homem e que esse padrão no indivíduo tem à sua disposição as maiores energias transformadoras de que a vida é capaz. Encontre esse padrão em seu próprio eu individual e a vida será transformada.
Minhas mandalas eram criptogramas relativos ao estado de si mesmo que me eram apresentados de novo a cada dia... Eu os guardava como pérolas preciosas... Tornava-se cada vez mais claro para mim que a mandala é o centro. É o expoente de todos os caminhos. É o caminho para o centro, para a individuação.
Olhando o mar aqui sentado sobre a duna, olhando as ondas, percebi que elas são como as pessoas. Preste atenção em uma onda. Ela vem se levantando e simplesmente se desmancha, mas não desiste. Começa a se levantar novamente, mesmo sendo inevitável sua queda, mas não desiste de seu objetivo de chegar na areia.
Isso tudo vale a pena? É uma pergunta que me faço todos os dias. Todo o treinamento, os fins de semana perdidos, os sacrifícios familiares. O sentimento constante de nunca pertencer a um lugar onde você desesperadamente gostaria de estar. Tudo para realizar meu sonho de me tornar uma estrela do K-pop.
Uma educação que não é capaz de revelar progressivamente o sentido do ato de se esforçar para aprender também não é capaz de revelar um sentido de vida mais humano. Assim, ao invés de colaborarmos com a realização da vocação “para humanização”, podemos reforçar as tendências da desumanização.