Joias
Ninguém vem ao mundo pra ter um carro, comprar uma casa, adquirir roupas, embrulhar-se em joias. A gente vem ao mundo pra ser feliz e todas essas coisas, só atrapalham quem não as obtém e enganam quem vive por elas.
Ostras felizes não fazem joias
Só quando feridas enfeitam a história
Assim é a vida de quem é fiel
As jóias de crioula, adornos confeccionados em ouro e prata, presentes na comunidade afro descendente escrava e liberta brasileira dos séculos XVIII e XIX, se subdividem em três ramos. O primeiro das jóias, confeccionadas pelos senhores escravocratas que adornavam as escravas que serviam como empregadas domesticas a residência colonial, como símbolo de opulência e poder. O segundo, das jóias de axé, confeccionadas por razoes devocionais as matriarcas das casas de santo, da cultura das religiosidades afro brasileiras. O terceiro, as jóias confeccionadas pelos escravos de ganho, auxiliares dos oficiais de ourives, para adorno das ex - escravas alforriadas como símbolo de afirmação de liberdade na sociedade, por prestigio e poder. Usadas abundantemente durante as festas dentro da comunidade da época.
Entre os círculos de confecção das famosas jóias de crioulas, muito romantizados existem alguns hiatos pouco abordados pelos historiadores. O primeiro é quanto ao material, pois a prata por não ter extração no Brasil Colonial era mais nobre que o ouro. Outro seria sobre a confecção delas pelos escravos de ganho pois não eram feitas pelos oficiais ourives portugueses, pois os mesmo produziam os utensílios religiosos católicos e estavam impedidos a confeccionar adornos para animais. Por mais dramático que pareça, era está a posição oficial religiosa católica da época, seres sem alma, inventariados e comercializados como tal. A humanização aparece por alguns autores com o estudo posterior deste período nefasto escravocrata brasileiro.
As jóias de crioula produzidas no período escravocrata brasileiro dos séculos XVIII e XIX, tem por confecção e acabamento quase formas de artesanato e de forjaria de ferreiros, já que eram produzidas pelos escravos de ganho. Isto explica a simplicidade das formas e a repetição dos elementos, que não resultavam das técnicas da joalheria européia da época, aprimoradas dos prateiros e oficiais ourives portugueses. Em sua grande parte são de pratas, algumas com vermeil combinadas a elementos naturais de adorno, como o coral baiano, a casca do coco, o jacarandá, o marfim de diversos tipos de animais e o casco de tartaruga. O ouro quando aparece costuma ser de baixo teor e sobretudo em pequena quantidade, como detalhe.
Ainda sobre o capitulo das " jóias de crioula" é importante ressaltar e esclarecer que a Igreja Católica no Brasil dos séculos XVIII e XIX, não era uma religião somente, ela se chamava de Clero e fazia parte do estado. A exemplo disto temos o artigo primeiro do Código Comercial Brasileiro, que proíbe a mercancia, o ato de praticar comercio entre outros os clérigos que fazem parte do estado e as mulheres casadas sem a permissão do marido. Isto bem recente, nos primeiros anos da republica no inicio do século XX. Sendo assim, mesmo que veladamente coube ao clero, imputar a idéia que o povo negro escravizado, não tinha alma e fortalecendo o poder produtivo das Fazendas Coloniais, a um custo baixo para que os Barões do Café, da Borracha e da Cana de Açúcar, pudessem ter muito lucro, afinal eram eles que bancavam literalmente o Império. Mesmo que o Estado Brasileiro, tenha assumido pelo fim da escravidão e o nefasto comercio de pessoas, após a independência em 1822, perante varias nações européias, foi a partir deste período até 1850, que foram feitos os maiores e perversos contrabandos de escravos no Brasil, a sua maior parte no Estado do Rio de Janeiro, inclusive realizados por negros libertos, também, que traiam e vendiam os melhores e mais fortes trabalhadores de seu próprio povo. A exemplo disto, temos a figura folclórica de Dom Obá, um negro que possuía diversos escravos e estava ligado ao comercio imoral de escravos junto aos coronéis.
Uma das jóias mais raras é encontrar alguém capaz de fazer um julgamento justo sobre as qualidades dos outros.
As vezes só se enxerga o valor das jóias que se têm nas mãos, quando alguém põe valor. Outras vezes, quando as ver nos pescoços de outros, ou quando já as perdeu.
Os sonhos são joias preciosas, e precisamos protegê-los com zelo. Há forças que os ameaçam, e devemos ser vigilantes para não permitir que nossas aspirações sejam sufocadas por influências que desviam nossa atenção e energia. Escutar conselhos de quem não trilhou o caminho que desejamos seguir é desperdiçar nosso potencial. Nossa vida é responsabilidade nossa, e ninguém virá nos resgatar de nós mesmos. É essencial entender que a transformação começa de dentro, com o poder das nossas escolhas.
O amor lindo
tão sólido quanto
o crizo que enfeita
as joias merece
ser comemorado
hoje e sempre
por ainda sermos
enamorados da união
que nos pertence.
As flores poéticas e róseas
da Bracatinga-de-Campo-Mourão
se comportam como joias
saudando este tempo que exige
introspecção e silenciamento,
Assim teremos tempo para escrever
a história que queremos
com os louros do merecimento
coroaremos uns aos outros
e as cinzas da tristeza deixaremos
por conta do astral e dos ventos.
Cabelos ou joias não
fazem uma mulher,
Não tenha medo
de passar o mesmo
que Dalva e seus cabelos,
Não tenha medo
de bruxas ou de praga,
Não tenha medo de nada,
Porque o quê faz uma
mulher é o brilho que
ninguém pode roubar
é o brilho de dentro
que te faz sempre brilhar.
Traje de Prenda
Uma bela prenda
que se preze arruma
as joias e o cabelo
de acordo com
o traje e o baile,
seja fazendo uma
trança ou um coque
com ou sem flor
desde que dialogue
com os detalhes.
Laços, bordados,
rendas com temas
florais, babados
e possíveis detalhes
finamente trançados
devem ser sóbrios
e sempre delicados.
A saia da prenda
é um doce poema
godê ou meio-godê,
Se for um vestido
que siga no mesmo
elegante sentido
para que o traje
não perca o objetivo.
A bombachinha
deve ser mais
curtinha do que
o comprimento
da saia ou do vestido,
porque a discrição
numa mulher é o quê
há de mais bonito.
As meinhas devem
ser brancas ou beges
para preservar
a elegância dos olhares
daqueles que se atrevem.
Se for usar xale
que seja sempre
leve para amarrar
nos ombros ou na cintura
para que não atrapalhe
a dança e a festança.
A blusa ou bata
de mangas longas
carinhosamente
devem ser bordadas,
O traje completo
também pode desde que
harmonize com o discreto.
A gola do casaquinho
deve ser pequena
e abotoada gentilmente
sempre na frente porque
tudo deve ser coerente.
As botas ou os sapatos
devem ser delicados
e macios para não
quebrarem o ritmo
de seguir com o seu
gaúcho a dança do destino.
PORTA ABERTA
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Pouco importa
se a porta
porta-joias;
porta-malas;
porta-luvas;
porta-retrato;
porta-bandeira...
Só importa
se a porta
se comporta
como porta-voz
do meu direito
de ir e vir.
Amigos são jóias raras, se nas alegrias estamos juntos nos momentos difíceis temos que nos apoiarmos.
O desejo incessante por bens materiais como carros, joias ou viagens é como uma ciranda interminável.
Assim que realizados, novas aspirações emergem, alimentando tanto o capitalismo moderno quanto nossa incompletude.
O ser humano ama ser visto passando no carro, com joias relógios, exibir os bens materiais para que todos vejam, porém se esquece de ser visto por Deus.
A vida de quem é fiel, é ferido na terra, mas com joias no céu, ligado a videira terá e vera paz, e enquanto te ferem você cresce mais .