Intelectual
Grande preconceito aqui no Brasil é dizer que intelectual não possa gostar de time de futebol e de escola de samba, como se fosse reduzir sua maneira de pensar e a sua formação cultural. Pelo contrário, isto tenderia a enriquecer a qualidade e quantidade das informações, tornando-os apreciadores da nossa própria cultura e não colaborando com o seu esvaziamento.
O conhecimento é uma riqueza que tira o ignorante da miséria intelectual e o capacita para no mínimo viver com dignidade. Qualquer nação que adote um sistema de educação que disponibiliza o conhecimento dentro de uma cultura de ordem e valores certamente será um povo bem sucedido.
A sabedoria nasce do amor ao saber, o bom caráter da aplicação da mesma.
Entre informação e conhecimento existe um abismo onde os tolos caem e os sábios constroem pontes.
Evolução Moral será sempre mais importante que a intelectual .
Quando vejo profissionais, com grandes formações acadêmicas formando opiniões ... Na cultura, artes, músicas, literatura, etc... Mas na verdade são verdadeiros pseudointelectuais que mostram interesses , fingem serem intelectuais para convencer pessoas, implantando uma forma de causa criada, estudada, planejada ... Fico triste !
O conhecimento deve ser transmitido, mas não ser usado como uma forma de manipulação, asfixiando as mentes .
Nunca uma sociedade esteve tão doente .
O que é seu espirito ? e como ele se liga ao intelecto?
Seu espirito é a percepção intelectual da supra-capacidade da razão! Onde podemos definir o conhecimento moral e intelectual de cada individuo. E se o espirito é la nossa percepção de universo então assim como cada um tem um espirito , também temos percepções diferentes do mesmo objeto.
O que ensino então ?
Que a RAZÃO o e DISCERNIMENTO é a capacidade do invidou interagir com seu universo,e é unicamente dele ..
O que facunda a razão , e sua capacidade de discernir ?
O conhecer ..
Quanto mais experiencias compartilhamos com universo externo , maior é nossa influencia sobre o mesmo, e dele sobre nós !
o que define inteligir , a capacidade individual de capitar , armazenar e misturar informações capitadas ao longo de suas experiencias !
Assim forma-se nossa cultura e ai esta a mãe de todas as religiões !
A Necessidade do CONHECER ! Afirmo eu ...
Seu espirito é a sua compreensão e o comportamento racional do "Eu" diante do MUNDO.
Só uma coisa assegura a vitória na guerra cultural: a superioridade intelectual absoluta. Sem isso, não há mais guerra cultural e sim guerra civil.
***
Só a superioridade intelectual absoluta vence a guerra cultural, mas nisso o fator quantitativo não é inócuo. Como se trata essencialmente da disputa entre dois grupos de intelectuais, a diferença do número de vozes de parte a parte pode pesar na balança.
O vigor cultural de um país depende de um e um só fator: a liderança intelectual tem de pertencer aos melhores e mais capacitados, não àqueles cuja fraqueza e inépcia buscam proteção no apoio grupal, na solidariedade corporativa e na mobilização de exércitos de mexeriqueiros.
Nas circunstâncias específicas da sociedade brasileira atual, restaurar a vida intelectual é sem dúvida a tarefa mais urgente. Muitos se esquivam dessa tarefa mediante o expediente de fazer da repetição da Doutrina da Igreja o sucedâneo do esforço intelectual genuíno. Outros caem no erro de apostar na mera vida intelectual a salvação das suas almas. Outros, ainda, se enredam em altas discussões teológicas sem perceber que nelas o mero preparo intelectual é insuficiente, que sem anos de prática ascética e 'Imitação de Cristo' a teologia se torna a mais elegante armadilha do diabo.
Tenho a certeza de que não ensinei ninguém a cometer esses erros, nem dei o mau exemplo de cometê-los eu mesmo.
Dados os fatos que vivemos afogados em um mar de ignorância intelectual diariamente. o desembaraçar de idéias entre mentes inteligentes é libertador a alma do homem.
Cabe a Sociedade Civil cultural, intelectual e cidadã dividir no mesmo compasso com o Estado Cultural, o cívico dever da responsabilidade na preservação e guarda do patrimônio histórico, artístico, cultural e identitário nacional, pertencente a todo o povo brasileiro para as novas soberanas gerações.
Antes de colocar-se sob a orientação de um intelectual ou grupo, verifiquem se ele tem alguma ligação, formal ou informal, direta ou indireta com qualquer entidade internacional, e se esta, por sua vez, está ligada de algum modo a organismos como a ONU, a Unesco, ou a URI - United Religions Initiative. Se tiver, só há uma coisa a fazer: Fujam.
As mais intensas guerras são travadas no campo ideológico, neste cenário intelectual não há espaço para amadores.
A superioridade intelectual, no Brasil, é uma anomalia, um pecado e um crime. Todos os que nasceram amaldiçoados por esse dom foram vítimas de difamação e boicote. As únicas diferenças, no meu caso, são a profusão de ataques simultâneos e articulados (ininterruptos há duas décadas) e a total ausência, neles, de críticas intelectuais, tudo não passando de intrigas miúdas, rotulações pejorativas e atribuição de crimes imaginários.
"Nenhum ofício é mais favorável ao pensamento intelectual que o das armas, dada a alternância das empresas mais arriscadas com períodos de ócio absoluto, pela presença do perigo, do imprevisível e dos acasos, pela diversidade de ocupação que nele se encontra. É uma vida muito livre, onde a imaginação, refreada por muitas medidas de disciplina, tem toda a disponibilidade para se entregar a vários sonhos, onde a responsabilidade se alimenta da negligência, como acontece àquele que ignora o dia de amanhã, e que sempre espera pelo pior e que sabe de antemão que não falhará. Eis o modo como a ocupação militar é uma imagem do trabalho intelectual: contar com o acaso; em não saber nunca onde se chegará, mas estar certo de que lá chegará."