Intelectual
Tenho usado bastante a distinção entre 'hegemonia intelectual' e 'hegemonia cultural'. A primeira é a posse monopolística do repertório de idéias em circulação. A segunda é o domínio dos meios materiais de transmissão da cultura (publicações, instituições, hierarquias funcionais, verbas etc.). A hegemonia intelectual da esquerda está destruída e não pode ser refeita. A hegemonia cultural, no entanto, embora corroída aqui e ali, ainda se conserva ativa e influente. Em parte, a tempestade de maledicência furiosa que se viu nas últimas semanas já é o efeito de uma hegemonia cultural desprovida de hegemonia intelectual: a força bruta do aparato simulando com esgares e rosnados uma superioridade intelectual perdida para sempre.
Nosso aprimoramento físico e intelectual para além da mediocridade não ocorre por espontaneidade, mas com esforço, dedicação, persistência, foco e entrega proporcional ao resultado que queremos alcançar.
Deus é uma construção intelectual abstrata da consciência, que busca encontrar o senso da causa primordial que justifique a própria existência da auto-consciência e da realidade. Ou seja: EU SOU! (YHWH)
Um intelectual público é, por definição, o sujeito capaz de apreender e articular num relance a multiplicidade de perspectivas de qualquer fenômeno social em vez de impor a ele as limitações da sua própria formação profissional e ainda se achar, por isso, o mais qualificado dos opinadores.
Do que adianta mostrar o seu grande intelecto,Ou simplesmente ser um grande intelectual,Todos sofrem e são solitários,Amargos,Nunca dispensam um combate pela supremacia intelectual.
O intelectual viu, passou, e, não gostou, e, a, lingua no lugar, é, motivo de bem estar, quantas pausas pra paciência em ti brotar.
Perguntaram-me uma vez, num debate, como definia a honestidade intelectual. Sem pestanejar, respondi: é você não fingir que sabe aquilo que não sabe, nem que não sabe aquilo que sabe perfeitamente bem. Se sei, sei que sei. Se não sei, sei que não sei. Isto é tudo. Saber que sabe é saber; saber que não sabe é também saber.
"O destaque do homem reserva-se ao seu dom intelectual, ao seu talento de ser generoso,e, a sua habilidade e tato para dialogar"
A sociedade atual chegou a um estágio de mediocridade intelectual, incompatível com o estágio do desenvolvimento tecnológico.
A honestidade intelectual é uma condição necessária
ou é uma necessidade condicionada ?
Em ambos os casos ...
por que é tão difícil para as pessoas lidar com ela ?
"Quem tem domínio técnico e intelectual sobre um assunto não faz discursos eloquentes, nem dá palestras dogmáticas. Contudo, ensina, por meio de conversa franca e agradável."
O extrafisicismo é uma teoria científica, social, intelectual e política que defende que toda a sociedade deve se voltar para alcançar a extrafísica e tornar o que os humanos realmente são, seres multidimensionais, por isso que o extrafisicismo anda junto com o vibracionalismo-psiônico e psionicismo.
Sem a pluralidade intelectual humana, seguramente não atingiríamos nem uma ínfima cota de todo o progresso vislumbrado hoje.
Sou devidamente abandonado e esquecido na maioria das vezes por conta da generosidade intelectual, dos conhecimentos, saberes e das ideias gratuitamente oferecidas. O mundo ainda hoje só dá o alto valor ao pensamento cativo e atrofiado dizimista permitido.
A generosidade intelectual preenche de forma exata e virtuosa as lacunas existentes entre o conhecimento doutrinário acadêmico e o modo certo e profissional de fazer.