Intelecto
"A derrota em uma aposta interna contra si mesmo revela a luta entre o intelecto e os desejos mais íntimos, evidenciando a dualidade humana na busca pelo equilíbrio e harmonia entre razão e emoção."
A virtude da paciência é a capacidade intelecto-moral de identificar, compreender e aceitar o tempo do outro, ou seja, é a virtude que percebe e aceita os tempos do ofensor, da adversidade, da indiferença, do atraso, da maldade, da incompreensão, da doença e do desamor.
“Enquanto alguns conquistam corpos, eu prefiro conquistar mentes. O intelecto é a minha maior arma de sedução.” 💡🧠
As palavras que saem da boca das pessoas são a expressão máxima do intelecto humano, ou da falta dele.
O homem que vive em transcendência é aquele que aplica o máximo de seu intelecto em prol de algo maior do que si mesmo.
Somos corpo, alma e espírito, formando uma unidade na qual coexistem - intelecto, emoção e vontade, que interagem entre si com amor, ódio, compreensão, paixão…Cabe-nos administrar essas relações. Mas, quando a emoção toma posse e entrega a “chave da casa” para a paixão, o cérebro fica encurralado e divagando, podendo levar consigo o ser - no todo, com medo de morrer na solidão.
Francisco Meirinho
Não é bom seguir a multidão! O indivíduo é portador de emoção, intelecto e vontade. Quando usa a mente para administrar as três, pode ouvir melhor a voz da inteligência, da razão. A multidão tem muito coração, pulsado pela paixão, “intelecto emprestado” e pouca razão.
Pois Deus declara: "que o ser humano que tem o intelecto reconheça a si mesmo."
"Todos os homens com efeito possuem intelecto?" - "Vela pela tua língua, meu amigo. Eu, Nous, mantenho-me próximo daqueles que são bons, puros e misericordiosos, próximo dos piedosos e minha presença torna-se um auxílio para aclaramento de todas as coisas, e tornam o Pai propício pela via do amor, rendem-lhe graças pelas bênçãos e pelos hinos, segundo foi ordenado pelo desejo de Deus, em filial afeição.
A verdade é a adequação entre a coisa e o intelecto -São Tomás de Aquino
Entre a coisa e o intelecto: a adequação da inteligência a cuja verdade é - Marcelo Castilho Assis
Escrevo pensamentos para expandir o meu intelecto, e alcançar um nível mais elevado de racionalidade!
Abastecer o intelecto com conteúdo de qualidade e tornar a delicadeza um hábito são imperativos para não se deixar envolver pelo ambiente de grosseria.
Incompreensível é compreender o ato terrorista, desafiando o intelecto moral e racional com sua ação complexa.
Não há vencedor, todos saem perdendo.
Já não adianta ter ou querer; apenas ser!
O maior dos presentes não é comprado com dinheiro, é adquirido com intelecto: conhecimento e experiência!
Usando da analogia para expressar a importância do intelecto, diz que em um salto de paraquedas, a coragem é o paraquedista, o conhecimento é o paraquedas e a sabedoria é o próprio avião; está composto o salto para o sucesso, abrace-os!