Indulgência

Cerca de 37 frases e pensamentos: Indulgência

A indulgência é a maneira mais polida de desprezar alguém.

Censuram-se severamente defeitos à virtude, ao passo que se não poupa indulgência para as qualidades do vício.

O ingrato merece indulgência, realmente; o que ele faz, tão-somente, é confundir-se com o seu benfeitor.

Ainda que perdoemos aos maus, a ordem moral não lhes perdoa, e castiga a nossa indulgência.

Considera com indulgência os que bebem até a embriaguez. Lembra-te de que tens defeitos maiores.

...o único favor que um espírito pode fazer a si próprio é conceder-se indulgência, e toda a gente percebe quanto é prejudicial que a vontade seja indulgente para com a sua própria e lamentável fraqueza.

A disciplina e a indulgência são os segredos para se viver harmônica e produtivamente sem estresse.

Evitar fingimentos, deslealdade e auto-indulgência.
Praticar atos de gratidão com freqüência.
Abençoar todo favor que receber.

Soneto sobre Oração

Venda-se o olhar do Santo
Sepulcro do Cristão
Indulgência que amargo é o pranto
Através de pecaminosa palavra de Oração

Transcende-se a voz do Cardeal
Perante a lei do céu Supremo
Filho bastardo de mero mortal
Que saliva Onírico veneno

Vedes o manto que Sagrado estampa
A boca do Bastardo que profana
O Pai Nosso de alguém

Vedes o Homem que absorve fé em pandemia
Receptáculo dos versos da Ave Maria
Amém

Inserida por SantosVasconcelos

Que vivam as mulheres com sua irada indulgência

Inserida por Marquessgabi

VEM...

Vem e traga-me a luminescência
à esse corpo inerte dê vida…
cores sorrisos e indulgência…
para minha alma atônita e perdida!

Inserida por Lulena

= Precaução e Indulgência =
Para sobreviver por este mundo afora, é conveniente levar consigo uma grande provisão de precaução e indulgência. Pela primeira seremos protegidos de danos e perdas, pela segunda, de disputas e querelas. Quem tem de viver entre os homens não deve condenar, de maneira incondicionada, individualidade alguma, nem mesmo a pior, a mais mesquinha ou a mais ridícula, pois ela foi definitivamente estabelecida e ofertada pela natureza. Deve-se, antes, tomá-la como algo imutável que, em virtude de um princípio eterno e metafísico, tem de ser como é. Quanto aos casos mais lamentáveis, deve-se pensar: “É preciso que haja também tais tipos no mundo.” Do contrário, comete-se uma injustiça e desafia-se o outro a uma guerra de vida ou morte, já que ninguém pode mudar a sua própria individualidade, isto é, o seu caráter moral, as suas faculdades de conhecimento, o seu temperamento, a sua fisionomia, etc. Ora, se condenarmos o outro em toda a sua essência, então nada lhe restará a não ser combater em nós um inimigo mortal, pois só lhe reconhecemos o direito de existir sob a condição de tornar-se uma pessoa diferente da que invariavelmente é.
Portanto, para vivermos entre os homens, temos de deixar cada um existir como é, aceitando-o na sua individualidade ofertada pela natureza, não importando qual seja. Precisamos apenas de estar atentos para a utilizar de acordo com o permitido pelo seu gênero e pela sua condição, sem esperar que mude e sem condená-la pura e simplesmente pelo que ela é. Eis o verdadeiro sentido do provérbio: “Viver e deixar viver”. A tarefa, contudo, não é tão fácil quanto justa; feliz é quem pode evitar para sempre certas individualidades. Para aprender a suportar os homens, deve-se praticar a própria paciência em relação a objetos inanimados, os quais, em virtude de uma necessidade mecânica ou de qualquer outra necessidade física, resistem tenazmente à nossa ação. Para tal exercício, há oportunidade diária.
(Aforismos para a sabedoria de vida)

Inserida por carlosmachado67

Uma bela sexta feira
A todos os labutantes
Indulgência para com todos
Preces aos conflitantes

Inserida por JorgeMaciel

Não queremos que os nossos inimigos nos tratem com indulgência, nem tão pouco aqueles a quem amamos de coração. Deixai-me, portanto, dizer-vos a verdade!
Irmãos na guerra! Amo-vos de todo o coração; eu sou e era vosso semelhante. Também sou vosso inimigo. Deixai-me, portanto, dizer-vos a verdade!
Conheço o ódio e a inveja do vosso coração. Não sois bastante grandes para não conhecer o ódio e a inveja. Sede, pois, bastante grandes para não vos envergonhardes disso!
E se não podeis ser os santos do conhecimento, sede ao menos os seus guerreiros. Eles são os companheiros e os precursores dessa entidade.
Vejo muitos soldados; oxalá possa ver muitos guerreiros. Chama-se “uniforme” o seu traje; não seja, porém, uniforme o que esse traje oculta!
Vós deveis ser daqueles cujos olhos procuram sempre um inimigo, o vosso inimigo. Em alguns de vós se descobre o ódio à primeira vista.
Vós deveis procurar o vosso inimigo e fazer a vossa guerra, uma guerra por vossos pensamentos. E se o vosso pensamento sucumbe, a vossa lealdade, contudo, deve cantar vitória.
Deveis amar a paz como um meio de novas guerras, e mais a curta paz do que a prolongada.
Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas a vitória. Seja o vosso trabalho uma luta! Seja vossa paz uma vitória!
Não é possível estar calado e permanecer tranqüilo senão quando se têm flechas no arco; a não ser assim questiona-se. Seja a vossa paz uma vitória!
Dizeis que a boa causa é a que santifica também a guerra? Eu vos digo: a boa guerra é a que santifica todas as coisas.
A guerra e o valor têm feito mais coisas grandes do que o amor do próximo. Não foi a vossa piedade mas a vossa bravura que até hoje salvou os náufragos.
Que é bom? — perguntais. — Ser valente. Deixai as raparigas dizerem: “Bom é o bonito e o meigo”.

Inserida por PauloTinoco

Evite os extremos da indulgência e da privação. Estabeleça como norma a moderação em tudo que fizer.
Exceto, é claro, a própria moderação.

Inserida por ursaia

Apresente em teu coração a indulgência, então estará preparado para avaliar aquele no qual você poderia dar mais importância. Não julgues, para que você não seja julgado. Guarde seu território, para que a trave não venha a tomar de conta de seu olho. Não esqueça de dar ao seu irmão, aquilo que você tanto deseja que deem a você. Seja caridoso, amoroso e Deus te recompensará.
Fiquem em Paz!!!

Inserida por Lucasscarawalker

No Brasil a corrupção desde sempre foi abençoada com a indulgência que a Igreja Católica sempre dispensou aos corruptos.

Inserida por flgomes

INDULGÊNCIA é dádiva e não moeda de troca! (

Inserida por Privisp

O passo será retrógrado se eu levantar a égide da indulgência.

Inserida por Helderjazz

⁠Nós devemos usar o perdão e a indulgência e fazermos a conciliação com nossos inimigos enquanto estão vivos, pois, não há nada pior do que um inimigo invisível.