Individualidade
A alma é individual e única em cada ser, mas a nossa maior missão é aprender a conviver com o outro com respeito, caridade e amor.
Existe uma linha muito tênue entre o egoísmo, o individualismo e o amor próprio. Talvez porque eles tenham influências entre si, já que o egoísmo pode levar ao individualismo, o fantasioso individualismo da independência muitas vezes se confunde com a plenitude do amor próprio, e o amor próprio massageia o ego, retroalimentando o egoísmo, indiretamente. Seja indivíduo, mas não seja individual, ame-se e domine seu ego.
Sempre que eu tiver de escolher entre ser o que o outro espera de mim e o que eu quero ser, minha escolha sempre será o que eu quero ser pois, quando eu tiver de pagar minhas contas será somente eu, quando eu estiver doente e precisar faltar um compromisso só eu serei penalizado, quando eu emprestar uma verba, o único que ficará sem receber ela de volta será eu, quando eu precisar fazer hora extra pra pagar por coisas de que eu não preciso só pra agradar alguém será somente eu, quando eu tiver de contar inúmeras mentiras pra alguém pra poder continuar mantendo outras mentiras pra sobreviver será somente eu a passar noites em claros em angústia, quando eu passar uma noite na cadeia por que o outro não me ouviu será somente eu, porque quando eu precisar de ajuda, adivinha? pois é, será somente eu. No dia em que eu morrer por ter sido demais o outro e menos eu mesmo, no meu ultimo suspiro de lamentações será somente eu. No fim das contas sempre só nos resta nós mesmos. Quem vive pra ser o outro é só mais um que nada é.
Minha cara seria não lhe satisfaz.
Meu semblante demasiado cansado não lhe satisfaz.
Minha face quase sempre aparentando mal humor não lhe satisfaz. Sabe por que?
Porque você foi ensinado desde pequeno a amar sorrisos falsos, falsas feições, falsos olhares. Porque é isso que você aprendeu a amar o falso, o sem valor, o nada.
Toda vez que se recusar a mostrar sua verdadeira face e optar pela máscara, significará que a vida perdeu, significará que você não é você, você é o que o outro quer ver, uma copia sem valor de algo sem valor.
Enquanto você não for você, enquanto deixar de fazer o que gosta ou falar o que pensa por medo do que outros vão pensar, você não será "você", será apenas mais um objeto da vontade alheia, algo inanimado, automático, sem vida... um verbo perdido no tempo já sem significado devido a sua repetição monótona e constante ecoando pela eternidade, sempre e sempre...
Se o homem goza de liberdade em sentido materialista, quer dizer, se é livre não pela força negativa de poder evitar isso e aquilo, mas pelo poder positivo de fazer valer sua verdadeira individualidade.
É no respeito simultâneo, a si mesmo e ao outro, em nossas escolhas de identidade cultural e física, é no respeito das individualidades que criamos um mundo melhor.
Aproveite as oportunidades, não simplesmente com o intuito de satisfação pessoal, mas por ter sido a individualidade escolhida no maravilhoso plano astral
Entregue a si mesma, cada vida fica em si mesma, vazia, sem ter o que fazer. E como precisa se preencher com algo, finge frivolamente, dedica-se a ocupações falsas, que nada impõem de íntimo e sincero.
No fim das contas, só existem dois seres: nós e Deus. Além do nosso próprio eu, não há mais ninguém senão o nosso criador, o único a quem devemos satisfação de nossos atos. Todas as demais criaturas são entes com os quais convivemos que por estarem na mesma condição nos dão uma sensação de pertencimento, companheirismo e fraternidade. Mas elas também estão sós em suas jornadas, seus caminhos se cruzam com os nossos, se entrelaçam, mas no fundo continuam separados...A coletividade é o sentimento que compartilhamos e nos protege da horrível realidade da solidão em todas as suas nuances.
Nunca estamos sozinhos naquilo que pensamos ou sentimos. Mas tudo o que pensamos/sentimos, pensamos e sentimos sozinhos...