Incentivo a Leitura Lingua Portuguesa

Cerca de 5379 frases e pensamentos: Incentivo a Leitura Lingua Portuguesa

Aprender uma língua estrangeira é fácil!

Em um momento ímpar para o Brasil de visibilidade mundial com a Copa do Mundo, com Olimpíadas à porta, comércio internacional, intercâmbio, rede mundial, notícias instantâneas de todas as partes do mundo, me parece pertinente a reflexão sobre a importância do ensino da língua estrangeira em nosso país.

Será que estamos preparados, ou mesmo nos preparando, de fato, para os desafios, ou tudo está só na propaganda?

Com a releitura deste texto, apresentado e discutido com profissionais da área em, pelo menos, uma dezena de Congressos sobre Linguística, em importantes Universidades Brasileiras, como UNICAMP, UFSCAR, e Congresso SABER, acredito que o leitor poderá compreender melhor o assunto e ter algumas respostas.

Aprender uma língua estrangeira é mais fácil do que se imagina. Para a maioria das pessoas é algo muito difícil aprender uma segunda língua.

Este artigo tem o objetivo de mostrar ao leitor que esta suposição está errada. Aprender a segunda língua é bem mais fácil do que foi aprender a primeira, a língua mãe. A terceira e a quarta ficarão ainda mais fáceis, e assim por diante.

O processo tem sido visto desta forma porquê a maioria dos professores de língua estrangeira, com destaque para os professores de inglês, idioma mais procurado, não prioriza a audição, concentrando-se na gramática, mais fácil de se aplicar, já que exige apenas a repetição indefinida de solução de exercícios escritos.

Parece-me que, no entender desses professores, este processo é menos trabalhoso. Porém posso afirmar que estão enganados. O que dá mais trabalho é “re-ensinar” um aluno que, supostamente, deveria ter condições plenas de comunicar-se em outra língua.

Não há justificativa alguma para um jovem sair do colegial, ou segundo grau, após onze anos de estudos, sem falar, pelo menos, duas línguas estrangeiras. Isto me parece um grande absurdo! O que dizer de alunos que passam dois, três, cinco anos estudando em escolas de inglês e não conseguem se fazer compreender nesta língua, e não a compreendem, quando falada por nativos?

O que é ouvir?

É receber, através dos ouvidos, vibrações emitidas em código, por pessoas, pássaros, animais, instrumentos musicais, veículos. Enviadas ao cérebro humano, ou de outros seres vivos, são armazenadas para uso imediato ou posterior.

É um processo que exige dois agentes: o emissor e o receptor.

O que é falar?

É repetir, através dos órgãos da fala, os sons, ou seja, as vibrações armazenadas no cérebro.
Então, se não há audição, não há fala! Para que a aprendizagem de uma nova língua aconteça, me parece que o fator “recepção” ou “audição” é o mais importante.

Quando aprendemos a ouvir, aprendemos a acumular conhecimentos para uso posterior, em nosso benefício e em benefício de nossos semelhantes.

A meu ver, seria de extrema importância que os educadores, em geral, compreendessem isso. Se um aluno não lê em voz alta, não aprende a falar, e não aprende, também, a fazer uma apresentação em público.

É preciso que volte às salas de aula a leitura em voz alta, e em pé, na frente da classe. Isto irá contribuir sobremaneira para o aprendizado e desenvolvimento da criança e do jovem. È uma questão de cidadania.

A Metodologia dos Sons, que foi desenvolvida na Inglaterra e tem sido aplicada no Brasil com muito sucesso, prioriza a audição e a fala, no aprendizado de línguas estrangeiras. Esta metodologia está baseada em quatro importantes fatores da comunicação: Audição, fala, leitura e escrita.

Muitos executivos e profissionais liberais, inclusive os de áreas técnicas, estão encontrando nesta metodologia a resposta para seus problemas de comunicação em outra língua, hoje tão necessária, já que a globalização é uma realidade que não pode ser ignorada.

Para crianças e jovens, aprender uma, duas e até três línguas estrangeiras, com o uso da Metodologia dos Sons, passou a ser uma fonte de prazer, ao contrário das maçantes aulas voltadas para o aprendizado da gramática.

Inserida por sidartamartins

Aprender a amar é como aprender uma língua que ninguém sabe falar.

Inserida por aanamira

Desde menina eu sempre gostei de homem de língua afiada: raciocínio rápido e linguadas idem.

Inserida por edu_terrataca

Se a língua das pessoas fossem transformadas em veículos. Provavelmente teríamos uma frota de transportes coletivos enorme. Ninguém chegaria atrasado! Rsrs

Inserida por SylBarros75

Quer viajar por lugares inimagináveis ? Escreva histórias e pegue seu voucher para percorrer lugares antes inexplorados e caminhos já não mais habitados e no decorrer do caminho você desfrutará de sua própria companhia no silêncio do inabitado pois é nele que encontramos as respostas para tudo em nossa volta.
Você tem o poder de estar onde quiser até mesmo voltar ao passado e viver tudo que deixou de viver .
Deixe sua alma conduzir seu punho e ela dirá exatamente o que você sempre quis saber mas nunca compreendeu ou talvez não sabia como! Mas lembre-se o segredo esta em traçar com o coração caso contrário não funcionará e serão apenas escritas e palavras jogadas na era de seu tempo!
Desbrave suas lendas...

Autora A.Kayra

Inserida por EscritoraAKayra

A benevolência, caráter, honra e ética são elementos primordiais para uma existência humana duradoura é atemporal e até mesmo elegante.

Inserida por EscritoraAKayra

A ignorância e o medo estão desenfreados e sempre estiveram ...
As pessoas às vezes desprezam estudiosos, desconfiam do conhecimento e preferem acreditar nas crenças lendárias difundida por ignorantes e analfabetos do início dos tempos.
Nada mais que fábulas e ladainhas elaborada por mentes altamente capacitadas para escravizar seus povos.
As religiões é um circo que só palhaço acredita. E o palhaço ainda é burro e pagante.
De boca em boca de geração em geração conflitos temerosos e assim se fez todas as religiões, os charlatões e seus seguidores.
A fabulação religiosa é de tal modo lucrativa para aqueles que dizem pregar a palavra de Deus que seria loucura minha ou de outrem tentar advertir os ignorantes de seu erro pois estaríamos colocando nossas vidas na linha de extermínio (provavelmente seríamos aniquilados) .
Todos nós fomos escravizados mentalmente por nossos antepassados e assim será por gerações.
Autora A.Kayra

Inserida por EscritoraAKayra

Olho para meus pés brancos como névoa, suaves como plumas, perfumados como campos de lavanda e a lembrança finca-me sua lança.

Inserida por EscritoraAKayra

O sabor se dissolve em meu paladar.
O gosto, o cheiro o calor revoluteiam na lembrança indissolúvel como um só gole de Blanc de Noirs, como se fosse a exatidão do momento pendura um beijo impetetuoso sem trégua para o fôlego, sua língua sedosa laçada com sabor de Pinor Noir impelindo um corredio não desatável.

Inserida por EscritoraAKayra

A água que escorreu entre os dedos ao ralo se foi, desejo o resgate imediato para a sede matar.
Ainda que seja um prazer imaginário, os sonhos podem se tornar realidade desde que assim o desejemos.

Inserida por EscritoraAKayra

Dia a pós dia os tolos vão se tornando imperceptível aos meus sentidos.
De extrema pequenezsão invisíveis .

Inserida por EscritoraAKayra

Eu transpiro amor, me alimento de amor.
Existe tanto amor em mim que me sinto engasgada.

Inserida por EscritoraAKayra

Um gole um suspiro e de um beijo um gemido.

Inserida por EscritoraAKayra

O amor entrenhavel é um amor íntimo, que vem de dentro, do ponto mais profundo de um ser.

Inserida por EscritoraAKayra

Superioridade moral e intelectual; excelência causam devasto no enfatuado.

Inserida por EscritoraAKayra

O erudito fala porque tem algo a expor expressar, informar.
O enfatuado comumente tem algo a dizer.

Inserida por EscritoraAKayra

Inundada de amor me afogo nele!
Precisarei viver 100 vidas para lograr tamanha imensidão.

Inserida por EscritoraAKayra

É nos embates que se desfia o real

Inserida por lunadiprimo

Felizes são os sabedores da palavra e dominadores de tal poder.
Bem aventurados aqueles que a tomam por sua pacificidade harmônica
e candura. E piedade àqueles que a inflamam, deturpam e tomam-na
por arma, adaga que fere o próximo. Sangrar uma alma, qualquer alma,
não frutifica em nada além de cicatrizes e marcas eternas em si mesmo!
Por sorte, esta ampulheta em que se resume a existência terrena,
como um oráculo, oferece ensinamentos aos dispostos. Contudo as cicatrizes trazidas pelas duas pontas ferinas de uma mesma lingua, serão sempre o algoz de seu proferidor. Para não mais tornar a fazê-lo.

Inserida por souzaAndy

⁠Alguns crentes afirmam que estão cheios do Espírito porque foram queimados com fogo, porém suas línguas não foram, pois andam tão afiadas quanto uma agulha.

Inserida por matheusmorenuu