Ideia de Estado
Odeio amizades de férias. A ideia de férias é deixar os amigos pra trás. Não começar novas amizades.
Nunca saberemos toda a verdade se olharmos apenas de uma perspectiva que nos aperra às nossas ideias preconcebidas. Reprograme seu subconsciente.
"Deus usa os loucos para confundir os sábios" é uma frase que expressa a ideia de que Deus muitas vezes escolhe pessoas consideradas "loucas"ou fora dos padrões para realizar seus propósitos e confundir aqueles que se consideram sábios ou superiores.
Acreditar que tudo acaba quando chega ao fim é corroborar com a ideia de que a vida não tem sentido.
O homem sábio diverge de suas próprias ideias para atingir a ideia perfeita, alcançando o mínimo de conhecimento para aplicar em seu cotidiano a bem da humanidade.
Geralmente qual é o objetivo de criticar a ideia de um mito ser autêntico em sentido histórico? Buscar fazer com que alguém deixe de ver assim. No entanto, alguém pode levantar críticas à ideia de um mito ser verdade nessa perspectiva histórica mais por entretenimento, por estilo literário, etc. Sendo aquele seu objetivo, qual a melhor forma de alcançá-lo de modo ético: apresentar uma interpretação conforme a psicologia analítica ou criticar daquele modo? Depende do caso? (…) Embora os contextos suíço e alemão possam ter influenciado Jung naquele sentido, ele conhecia muitos contextos. Era um cidadão do mundo. Um psiquiatra sagaz. E lá na Suíça e Alemanha também há tipos do que se chama de fanatismo.
Considero que a ideia de Espírito de Deus intervir diretamente neste planeta esteja pautada em questões mal compreendidas naquelas perspectivas e que quem não entende isso possa não ter aquela salvação neste mundo.
Não tenho pretensão de agradar a todas as pessoas com quem convivo.
Não tenho a menor ideia onde vou estar daqui um, cinco, dez ou vinte anos e nem sei também se vou querer estar.
Não tenho a menor noção se o carinho, respeito e confiança que deposito em certas pessoas é recíproco, faço isso simplesmente porque é o sinto que devo fazer.
Não faço questão de acertar sempre mas, sempre procuro errar o menos possível.
Não quero um milhão de amigos, meia dúzia de bons e leais amigos é tudo que preciso.
Não faço absolutamente nada que meu coração, mente e consciência não me permitam fazer.
Peço desculpa e perdão sempre que julgo que errei, porque eu não tenho compromisso algum com o erro.
Sou complicado, chato, irritante e muito verdadeiro e espontâneo em minhas atitudes.
Sei o que sou e como sou, então não preciso de ninguém falando de mim o que não sabe, o que imagina ou pensa saber ou, o que possa ter ouvido sobre mim.
Minha verdade é bem diferente das suas suposições e infinitamente mais sólida que as suas palavras.
Para vocês, que insistem em me julgar e tentar me incomodar com sua inveja, amargura ou tristeza, só posso dizer: eu tô aqui! E aqui eu não sou coadjuvante! Na minha vida eu sou o diretor, o roteirista, e o ator principal. Portanto contente-se em fazer parte da minha vida como figurante, coadjuvante, plateia ou, simplesmente, não faça parte alguma dela!
A vida é assim...
Paráfrase da própria ideia
É quando ocorre um pensamento próprio, mas o pensamento não é anotado de imediato. Então, com o decorrer do tempo, quando a mente não consegue se lembrar, na íntegra, do próprio pensamento ou da própria ideia, parafraseia-se a própria ideia e tem-se, aí, o resgate do próprio pensamento.
Às 08h07 in 26.02.2024
Como todos os outros povos no ocidente, os brasileiros seguiram a ideia de que não é o tempo presente que comprometemos para gerar o nosso futuro, mas é a penhora do tempo futuro que deve nos dar alguma sobrevivência no presente.
O trabalhador faz o que sobra para ele no mercado de trabalho, e não aquilo que melhor pode realizar as suas potencialidades.
Estamos enredados na complexidade de um capitalismo cuja lógica do mercado das finanças, e não mais a lógica do mercado em função da produção, dominou a sociedade.
Damos mais dinheiro aos monopólios (fornecendo dados que serão capitalizados) e mesmo assim não ganhamos nada por isso. É a extorsão máxima de mais-valia que temos hoje. Toda sua vida é capitalizada. Nossa vida é uma engrenagem. Mais um conjunto de dados para o capitalismo. Que nos faz pagar para acessar esses meios que nos espoliaram. Pagamos para trabalhar, pagamos para fazer cada atividade.
O Estado é privatizado para os bancos. No fim o que sobra é só a dívida da dívida. É como se começássemos a vida com o saldo negativo.
Convencem-se que toda a infosfera precisa ser utilizada por elas próprias para se projetarem e conseguirem trabalhar.
Acham-se na condição de dados e, mais ou menos conscientemente, se comportam como dados. São dados concorrenciais no mercado de trabalho que, enfim, se transforma em um mercado de dados, ou melhor, em uma nuvem de dados que, por mecanismos que estão muito além de mérito pessoal, as destacam no Youtube ou coisas semelhantes.
Todos precisam estar na internet oferecendo seus serviços, produtos, habilidades e, principalmente, falta de habilidades. Mas tudo na forma de dados.
O que é íntimo e o que poderia ser público se fundiram. Ninguém mais sabe o que é a privacidade ou intimidade. Todos, até em nome da ética, pedem transparência. Interessante: transparência. Seja um dado, mas seja visto tão rapidamente que vire algo transparente.
A padronização se acentua na infosfera, pois ela é um campo de mimetismo, de alta diversidade, porém padronizada.
A infosfera não é avessa à criação, mas a cada nova criação ela se satura pela repetição, pela mesmidade, pela velocidade do fluxo do mesmo. Talvez a pornografia seja o exemplo mais típico desse processo, mas todo e qualquer fluxo pode ser pornográfico, ou seja, explícito em demasia, repetido sem que o espírito possa ser chamado.
Cada eu que se apresenta na internet obedece, antes de tudo, a velocidade de uma capacidade perceptiva que impera o fugaz, a insaciabilidade, o que é viciante e sem qualquer reflexão.
O fluxo contínuo de imagens, dizem alguns psicólogos, tem função de dopamina.
No campo da política democrática, então, nasce a reclamação pela falta de propostas dos candidatos, mas se algum candidato não apresentar o comportamento pedido pela velocidade de fluxo e de imagens dos shorts do TikTok, e resolver realmente explicar uma proposta, não será ouvido.
Eles próprios, os que pensam comandar os investimentos e saber deles, os que operam as bolsas de valores, estão ali, feito idiotas, querendo nos convencer que sabem o que está ocorrendo. Acreditam que podem dar lição de economia financeira e investimentos. Não podem. Todos os cálculos e tendências são feitos por máquinas. E os algoritmos criam fluxos que escapam ao modo de entender humano. Esse modo de funcionar da máquina molda todos nós, e também o que esperamos da performance dos políticos. Não raro, os políticos se tornam caricaturas do que a internet fez deles naquilo que ela tornou o fixo, pela repetição. A função dos memes é exatamente essa.
”O Brasil, enquanto sociedade, precisam discutir mais sobre a ideia de ser gente, de ter seus direitos garantidos e não permitir que lhes imponham o complexo de vira-lata. Moradia, vestimentas, planos de saúde, alimentação básica, transporte, segurança e emprego não devem ser encarados como luxo ou privilégios, mas sim como o básico para a sobrevivência com dignidade. Quem inventou essa associação entre luxo e necessidades básicas quis perpetuar o vergonhoso histórico escravocrata como modelo para dominar os miseráveis, que há séculos vivem à margem da sociedade. Esse sistema alimenta-se do dilaceramento dos marginalizados, onde estes sobrevivem à caridade daqueles que os exploram e conspiram pelo seu triste fim.”
Os insensatos zombam da ideia de reparar o pecado cometido, mas a boa vontade está entre os justos.
A ideia não é debater e resolver as questões sociais; a ideia é vender, ganhar e lucrar com a continuidade dos problemas.
Podemos refutar a ideia de que o racismo é exclusivo da discriminação contra pessoas negras, usando o exemplo do pintor austríaco que era racista contra os judeus. Ele acreditava na superioridade da raça ariana, mostrando que o racismo pode afetar grupos étnicos diversos, evidenciando sua presença em toda a sociedade.
Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Nela os proletários nada têm a perder a não ser os seus grilhões. Têm um mundo a ganhar.