Homossexuais Preconceito
As máscaras do preconceito
Durante as filmagens de "Planet of the Apes" (O Planeta dos Macacos), em 1967, Charlton Heston notou "uma segregação instintiva no set. Os macacos não comiam todos juntos, mas os chimpanzés comiam com os chimpanzés, os gorilas comiam com os gorilas, os orangotangos comiam com os orangotangos, e os humanos comiam fora. Foi muito assustador."
James Franciscus notou a mesma coisa nas filmagens de "Beneath the Planet of the Apes" (de Volta ao Planeta dos Macacos), em 1969. "Durante o almoço, eu olhei em torno e percebi: 'Meu Deus, aqui é o universo'. Porque em uma mesa estavam os orangotangos a comer, em outra mesa, outros macacos, e os seres humanos tinham sua própria mesa. Os personagens de uma espécie não se misturavam com os de outra espécie para comer juntos".
"Lembro-me de ter dito: 'Olhe ao redor - você nota o que está acontecendo aqui? Isto é um microcosmo isolado do que, provavelmente, incomoda o mundo todo. Chame de preconceito ou do que você quiser chamar. O que é diferente é para ser evitado, é assustador e assim por diante'. Ninguém ali estava se misturando e, por trás das máscaras, eram todos seres humanos. As máscaras foram suficientes para que aflorassem as nossas próprias pequenas naturezas genéticas de medo e preconceito. Foi surpreendente."
A pessoa preconceituosa causa intenso mal à pessoa que discrimina. A dor do preconceito é a pior dor que uma pessoa pode sofrer.
Diga não ao racismo ou a qualquer espécie de preconceito.
Preconceito.
O preconceito é asqueroso
que maltrata a criatura
deixa o cidadão nervoso
e o coração com rachadura
o racismo é contagioso
mas na cadeia tem cura.
O preconceito nada mais é do que um sintoma de uma doença chamada pecado, e como tal, apenas o sangue de Cristo pode curá-lo.
E o tipo mais trágico de preconceito não é aquele que é exercido por uma pessoa em relação a outra, mas o preconceito que uma pessoa exerce contra si mesma.
As pessoas vão saber que os verdadeiros palavrões são "preconceito e corrupção", quando lembrarem que antigamente "camisa de venus" também era considerado palavrão
A recusa de aceitação do outro tal como é, está intimamente ligada ao preconceito. O reconhecimento do outro como seu semelhante sempre foi um problema, renegar o outro é de certa forma afirmar sua identidade a partir dessa negação. Por conta dessa negação da cultura do outro, a humanidade assistiu, no decorrer de sua história, a violações frequentes à liberdade pessoal.
A maior arma contra o preconceito é dúvida.
A dúvida é inimiga da certeza.
A certeza é companheira daquele que tem pouco conhecimento, carregando-o dos mais diversos preconceitos.
Por sua vez o preconceito é o maior entrave na conquista de novos conhecimentos e da liberdade.
É impossível alguém não ter preconceito. Todos nós formamos ao longo de nossa vida algum conceito sobre várias pessoas que conhecemos e atividades com que nos ocupamos. Dentro da normalidade somos capazes de mudar estes conceitos colocando outros em seu lugar e vendo o mundo de outra forma. Preconceito doentio é aquele que criou raízes na mente da pessoa e não permite alteração.