Frases sobre Afetividade
O psicólogo é um profissional que oferece ajuda emocional, afetiva e racional; que ajuda a entender medos e raivas; que ensina a expressar sentimentos de indignação; que ampara na hora da dor; que motiva; que mostra ao suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.
Quanto mais drama, mais reclamação, mais vitimismo e mais oportunismo afetivo mais a vida empurra o ser humano com a barriga ou deixa-o no banco de reserva no jogo onde alcançar a felicidade interior depende do senso de realidade da vida e do mérito pelas ações que demandam qualificar a própria vida
Querer voltar numa historia que não deu certo é uma necessidade afetiva que precisamos tratar. Tem pessoas que vão ser sempre o caminho e não a chegada. Merecemos sempre de novas historias, novas emoções, novos ares. Quem insiste em ficar envolvido com historias passadas faz estancar os novos caminhos que a vida dá.
O casal tem como aliança afetiva a frustração da vida. Ela encontra em Paco a juventude perdida, sepultada pela solidão de tantos anos no estrangeiro. A trilha sonora Vapor Barato, composição de Macalé (década de 1970), na voz de Gal Costa, reforça e veste com harmonia a metáfora amorosa vivenciada pelo casal
para quem nada resta apenas o amor
Estarmos insistentemente presos, enquanto vínculo afetivo, em certas pessoas, pode ser um sinal de baixa autoestima, principalmente quando se trata de um relacionamento que chamo de ÂNCORA, o qual atrasa a nossa vida ou nos leva para o fundo do mar das amarguras, sem podermos seguir adiante na viagem incrível da vida.
" E ao olhar para esse moço,
meus sentimentos afloram
Todo seu intelecto-afetivo me fascina
E por trás desta aparente obscuridade
Seu olhar, seus gestos, suas vestes
Existe um ser que me encanta
Sua voz, sua inteligência e cavalheirismo emana
De forma tão clara e intensa
Que até mesmo um anjo, almeja."
AFETIVO.
Afetividade.
Segundo Wallon (1992), a afetividade ocorre anterior à inteligência e está
diretamente ligada às emoções e a construção de um ser humano sadio. Podemos considerar que a afetividade é um conjunto que afeta positivamente ou negativo às sensações internas como também externas.
O amor afetivo
Não pode ser medido
Ao morar no coração
Não sabe se é um alívio
Pois mexe com os sentidos
Faz perder a direção
Quando pensam que são intangíveis
Na verdade são tangíveis
Estou na palma da mão
Porém ao me sentir perdido
Busco não ser confundido
Apenas aceitar tal emoção;
Após a religião se envolver afetivamente com a política, e tentar criar uma manada de pensamentos baseados no falso Messias, já não luta mais para unificar o mundo falando do amor de Deus. Apenas provoca a separação e o afastamento das pessoas, que por pensarem diferente não são aceitas.
Não foi isso que Jesus ensinou.
Numa relação (afetiva), aquela coisa melada se chama chatice. Já o romantismo, recorrentemente confundido com a melação (a “melatice”), é bom que se diga que ele se nutre da doação ao outro, precisando, pois, de reciprocidade dos atos. O romantismo não sobrevive só. Isso quem o faz é o platonismo.
Que estejamos nos pensamentos sinceros, bondosos e que as lembranças dos nossos sentimentos afetivos não seja apenas saudade de um apaixonado frustrado!
Que sejamos um amor eterno de quem nunca nos esqueceu
Ou de um doce sorriso que do amor nos prometeu
Então que sejamos esperança, amizade, vontade, amor de verdade para fazermos diferença!
Os primeiros desejos afetivos se faziam inalcançáveis
Tanto que os meus beijos nunca foram roubados
Sonhava com a menina do colégio
Na discrição do silêncio
Eu podia ser o seu por que sempre fui apaixonado
E a minha voz pouco espaço alcançava
Quem me dera aquela menina fosse a minha namorada!
Seu biquinho é perfeito e me deixa
com vontade de lhe falar, palavras afetivas e com esperança de lhe conquistar...
Seus olhos têm um infinito
iluminada em noite enluarada
me hipnotizando e encantando, por você que é muito amada
Então lhe questiono
Posso lhe cortejar com as minhas doces palavras?
Irresponsabilidade afetiva está relacionado a imaturidade social. É o indivíduo que não consegue enxergar além da sua própria perspectiva,
agindo de maneira emocional através da fuga ou agressividade,
não aderindo um ponto de equilíbrio e reflexão, dificultando assim um olhar empático perante a dor do outro.
Maria Beatriz do Nascimento
O seu sorriso ainda está
vivo na memória afetiva
da minha infância,
Não te esqueci
e os teus poemas eu li,
A sua rota de igualdade
e direito de restituição
para as tuas irmãs ainda
não foram concluídas,
Há muitas histórias
a serem esclarecidas.
O mundo se divide entre aqueles que buscam suprir suas necessidades afetivas e emocionais nos outros, perpetuando um ciclo de carência, e aqueles que encontram em Deus a fonte inesgotável do amor. Através da conexão com o divino, alcançam a plenitude emocional e afetiva, sem a dependência constante das pessoas ao seu redor.
Não cobre amor de quem nunca o conheceu ou experimentou. Cada um só pode dar afetivamente aquilo que recebeu ao longo da vida, de si mesmo e das pessoas ao seu redor. Em vez de cobrar amor, devemos demonstrá-lo através de uma maneira de viver baseada nele, manifestando seu poder curador e transformador.
O abandono afetivo e algumas vezes financeiro que alguns casais heterossexuais ou bissexuais cometem com seus filhos é um mal irreparável.Por isso, que prevenir a gravidez com métodos contraceptivos é ser responsável.
Logo,uma vez constituída a gravidez a responsabilidade com os filhos é eterna.
Filhos únicos de mãe podem ter dificuldade de manter um relacionamento afetivo,pois possuem uma ligação covalente com suas mães.Mas,ao mesmo tempo são invejados por conseguirem possuir coisas e por estudarem em escolas e universidades de renome que pessoas que têm irmãos jamais conseguiriam estudar sem fazer grandes dívidas.
❝ ... dentro do seu coração existe um manancial de amor e fé ... que se compartilhado com verdade e carinho ... estendendo as mãos ao próximo ... nos faz dignos de felicidades e alegrias sempre ... que juntos possamos exercer a afetividade e o respeito ... harmoniosamente juntos por um propósito único de paz ... ❞