Frases poéticas filosóficas que inspiram e provocam reflexão
"Quanto à vida consagrada ao ganho, é uma vida forçada, e a riqueza não é evidentemente o bem que procuramos; é algo de útil, nada mais, e ambicionado no interesse de outra coisa"
O único porto onde pode abrigar-se esta vida agitada e conturbada está em saber desprezar as casualidades, em mantermo-nos firmes, em estar preparados para receber em pleno peito os golpes da fortuna sem nos encolhermos nem virarmos as costas.
Põe a tua inteligência em ação, observa como é na realidade a nossa vida, e não o que dizemos ela ser, e verificarás que muitos males nos são mais benéficos do que prejudiciais.
Tendo seu "por quê?" da vida, o indivíduo tolera quase todo "como?".
Definimos a autossuficiência como sendo aquilo que, em si mesmo, torna a vida desejável e carente de nada. E como tal entendemos a felicidade, considerando-a, além disso, a mais desejável de todas as coisas, sem contá-la como um bem entre outros.
Adiar as coisas é o maior desperdício de nossa vida: tira cada dia que chega e nos nega o presente, prometendo-nos o futuro.
Quem quiser colher felicidade e satisfação na vida, que evite sempre a cultura superior.
Onde há tanta liberdade, é claro como o dia que cada cidadão organiza sua vida como entende.
Quando se tem caráter ainda se tem na vida a própria aventura típica, que sempre se renova.
A mais bela glorificação da castidade foi escrita por aqueles que, em sua juventude, levaram a vida mais libertina e mais abominável.
Escolhe um trabalho de que goste e não precisará trabalhar um dia sequer na sua vida.
Felicidade é um verbo. É o desempenho contínuo, dinâmico e permanente de atos de valor. Nossa vida é contínua a cada momento e tem utilidade para nós e para as pessoas que tocamos.
Arrume um trabalho que lhe dê prazer e você nunca terá que trabalhar na vida.
É então de há tanto tempo que o amor de um pelo outro está implantado nos homens, restaurador da nossa antiga natureza, em sua tentativa de fazer um só de dois e de curar a natureza humana. Cada um de nós portanto uma téssera complementar de um homem, porque cortado com os linguados, de um só em dois; e procura cada um o seu próprio complemento.
Tratar todos com igual benevolência e ser bom sem distinção de pessoa pode ser decorrência tanto de um profundo desprezo como de um sólido amor à humanidade.
(em 100 aforismos sobre o amor e a morte)
Se eu tiver que amar,
Amarei com a alma,
Cediço é que o coração morre, em pó se perde,
Mas, a alma,
Esta se eterniza no templo de DEUS.
(Sócrates Di Lima)
Uma alma que se sabe amada, mas não ama, revela seu sedimento: o que está no fundo vem à tona.