Frases de Pensadores
Tenhamos diante dos olhos todos os fatores que determinam a condição humana, consideremos no nosso espírito não a frequência de cada fator, mas sim a intensidade máxima que ele pode atingir, amenos que queiramos deixar-nos abater e abrir a boca de espanto ante alguma desgraça menos usual como se ela fosse inédita.
A liberdade é a nossa meta, é o prêmio das nossas canseiras. Sabes em que consiste a liberdade? Em não ser escravo de nada, de nenhuma necessidade, de nenhum acaso; em lutar de igual para igual com a fortuna. Se algum dia eu sentir que ela tem mais força do que eu, mesmo assim essa força será inútil. Nunca me deixarei vencer.
As coisas grandes precisam ser julgadas com grandeza de espírito; do contrário atribuiríamos às coisas defeitos que são nossos. Assim, uma vara reta, quando imersa na água parece curva e quebrada a quem observa. O que conta não é apenas o que olhas, mas de que modo olhas: nosso espírito se ofusca ao olhar para a verdade.
Dentro de um conceito filosófico quântico, devemos inverter a máxima de Descartes, "existo porque penso."
Acho que a frase mais estranha de Descartes é: "Penso, logo existo." Não seria melhor que tivesse dito: Penso e me iludo que existo?
Vico considera que Descartes errou ao acreditar que a matemática, uma criação humana, poderá entender o restante do universo que é uma criação divina.
(sobre a filosofia de Giambattista Vico)
Ao refletir a frase "penso, logo existo" de descartes, percebo que a maioria das pessoas nao existem.
"Cogito, ergo sum" -- "Penso, logo existo." - René Descartes
"Fallor ergo sum" -- "Eu erro, portanto, eu existo." - Santo Agostinho
Adaptação da máxima de Descartes útil pra todo investidor iniciante na Bolsa de Valores: “Penso, logo hesito.”
“Cogito, ergo sum.”
A citação inicial de Descartes era: “Eu duvido, logo penso, logo existo.”
E, contudo, somos afirmadores de tantas certezas…