Marielle Franco foi uma socióloga, política, defensora dos direitos humanos e ativista feminista brasileira.
Eleita vereadora do Rio de Janeiro em 2016, foi uma voz essencial na denúncia dos abusos policiais, da violência e da falta de recursos nas comunidades mais carentes da cidade.
Marielle foi assassinada, juntamente com o seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março de 2018. Pelo mundo todo, surgiram gritos de protesto, lembrando que as ideias que ela defendia não morreram:
Marielle, presente! Hoje e sempre!
Para homenageá-la, vale a pena conhecer algumas frases que marcaram o seu percurso político e social.
Frases de Marielle sobre violência e desigualdade social
Marielle nasceu e cresceu no Complexo da Maré, se apresentando como "Cria da Maré" e batalhando por uma vida mais justa nas comunidades carentes. Em 2018, foi relatora de uma comissão destinada a monitorar a intervenção federal no Rio de Janeiro e denunciou incontáveis episódios de violência policial e desrespeito aos direitos humanos.
Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra aos pobres acabe?
Marielle Franco
Essa cidade precisa ser de fato cuidada, e a gente sabe que não está sendo. Os nossos corpos, o nosso transitar, a nossa mobilidade sempre fica ameaçada.
Marielle Franco
Chega de esculachar a população. Chega de matar nossos jovens.
Marielle Franco
A vida no Rio de Janeiro anda muito ameaçada, mas tem muita resistência também. Especialmente contra essa mão de controle pra cima de corpos favelados. Hoje a gente tem o temor e aí, quem aqui vigia os vigias? Quem presta contas?
Marielle Franco
O que dizia Marielle sobre racismo e discriminação
Enquanto mulher negra, a vereadora e socióloga sempre deixou evidente que as discriminações raciais estão no epicentro das desigualdades no Brasil. Segundo ela, dentro de um sistema ainda atravessado pelo preconceito, os cidadãos negros e pobres continuam sendo os principais alvos da violência e da discriminação.
Ciclo de uma sociedade racista: enquanto mais um jovem negro e pobre é preso só por existir, mais uma mãe negra e pobre sofre com a solidão.
Marielle Franco
O corpo negro é elemento central na reprodução de desigualdades. Está nos cárceres repletos, nas favelas e periferias designadas como moradias.
Marielle Franco
Para que a discussão se amplie é fundamental compreender que estamos em um lugar de tratamento diferente. É preciso reconhecer o racismo.
Marielle Franco
Falar de raça é falar da dominação e escravização de um povo, do apagamento, silenciamento e retirada da sua humanidade. Falar sobre raça é falar sobre a desigualdade que estrutura a nossa sociedade até hoje.
Marielle Franco
Suas afirmações lembram um passado de escravidão e colonialismo que deixou marcas profundas na sociedade brasileira. Defendia que, para ser combatido, o racismo tem que ser falado, apontado, reconhecido.
Marielle Franco sobre feminismo e representatividade
A deputada presidiu a Comissão de Defesa da Mulher na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e desenvolveu vários trabalhos para combater a violência contra as mulheres. Enquanto ativista, feminista, e defensora dos direitos LGBT, promovia uma política de representatividade.
O que é ser mulher? O que cada uma de nós já deixou de fazer ou fez com algum nível de dificuldade pela identidade de gênero, pelo fato de ser mulher? A pergunta não é retórica, ela é objetiva, é para refletirmos no dia a dia, no passo a passo de todas as mulheres, no conjunto da maioria da população, como se costuma falar, que infelizmente é subrrepresentada.
Marielle Franco
O mandato de uma mulher negra, favelada, periférica, precisa estar pautado junto aos movimentos sociais, junto à sociedade civil organizada, junto a quem está fazendo para nos fortalecer naquele lugar onde a gente objetivamente não se reconhece, não se encontra, não se vê.
Marielle Franco
É preciso romper com a naturalização do assédio no carnaval.
Marielle Franco
As rosas da resistência nascem no asfalto. A gente recebe rosas, mas vamos estar com o punho cerrado falando de nossa existência contra os mandos e desmandos que afetam nossas vidas.
Marielle Franco
A vida de Marielle na militância e movimentos sociais
Depois de sua morte, muitos comparam Marielle a uma semente, plantada na terra para que suas ideias pudessem crescer e se expandir. A sua partida deixou um exemplo de luta, solidariedade e a sua militância ecoou em todos nós.
Para quem quer trabalhar e está disposto a dialogar com o cidadão ou a cidadã carioca, tem muito trabalho.
Marielle Franco
A gente vive em uma sociedade machista em que precisamos ir buscando novas formas de fazer. Foi com o tempo que eu entendi melhor isso. Alguém se incomodava se tinha mulher ou não na mesa? Imagina! Se tinha mulher no lugar de um posto de decisão? Não, isso é algo recente.
Marielle Franco
A gente sabe que a gente está ativa, está militando, está resistindo o tempo todo.
Marielle Franco