Jean Piaget (1896 - 1989) foi o criador de algumas das teorias fundamentais para compreender o desenvolvimento da mente humana.
Suíço formado em biologia, posteriormente se dedicou às áreas de psicologia, epistemologia e educação. A questão mais importante a ser respondida por Piaget era como uma pessoa desenvolve seu conhecimento.
Selecionamos algumas frases que ajudam a compreender o raciocínio do psicólogo para desenvolver as suas teorias de aprendizagem.
Jean Piaget e a psicologia do desenvolvimento (ou teoria cognitiva)
Alguns nomes são atribuídos às teorias de aprendizagem de Piaget: psicologia do desenvolvimento, teoria cognitiva, epistemologia genética. Tudo diz respeito ao processo estudado pelo pesquisador de como nos desenvolvemos como seres inteligentes. Para isso, ele observou, registrou e analisou por anos o comportamento de suas próprias filhas.
A inteligência é o que você usa quando não sabe o que fazer.
Jean Piaget
Piaget afirmava que desde que um bebê nasce, ele já é inteligente. Isso porque esse sujeito (chamado sujeito epistêmico) precisa aprender a interagir com o mundo físico ou cultural. Não só precisa, como vai, inevitavelmente. Por exemplo, o bebê aprende a sugar o leite da mãe porque percebe com o passar dos dias que, tomando aquela ação, saciará a fome.
Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.
Jean Piaget
Com essa frase Piaget está dizendo: somos humanos biológicos por natureza, pensamos e agimos para, enfim, interagir socialmente com o nosso meio. Ou seja, criamos esquemas mentais que resultam em atitudes físicas que nos tornam capazes de viver, aprender, assimilar e alterar tudo o que nos rodeia.
Inteligência, a mais maleável e, ao mesmo tempo, mais duradoura equilibrante estrutural de comportamento, é essencialmente um sistema de operações vivas e atuantes.
Jean Piaget
Piaget era um construtivista e acreditava que as experiências da infância eram essenciais para o desenvolvimento do conhecimento humano. Ele dividiu o desenvolvimento mental em quatro estágios, cada um concebido com características específicas nas construções do pensamento.
Piaget e os estágios de aprendizagem
O desenvolvimento cognitivo, em que se baseia a aprendizagem, acontece por dois processos: assimilação e acomodação. Quando a pessoa consegue assimilar alguma informação, a mente não se modifica. E quando não consegue, ou ela desiste de tentar assimilar, ou aprende algo novo. Se aprender algo novo, ocorre a acomodação, ou seja, ela se adapta a uma nova situação agindo de uma nova forma.
É nesse esquema de assimilação e acomodação que se dá a evolução da aprendizagem. É por isso que Piaget afirma que:
Cada vez que alguém ensina prematuramente a uma criança algo que ele poderia ter descoberto, essa criança é impedida de inventá-la e, consequentemente, de compreendê-la completamente.
Jean Piaget
Piaget criou quatro estágios de aprendizagem, que demonstram estruturas de raciocínio que substituem umas às outras conforme a criança cresce: o sensório-motor (até 2 anos de idade), o pré-operacional (dos 3 aos 7 anos), o operatório concreto (dos 8 aos 11 anos) e o operatório formal (a partir dos 12 anos).
Em cada um deles a criança aprende e constrói conhecimento através de experiências.
O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.
Jean Piaget
O papel do professor para Piaget é criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento de cada aluno, de acordo com a sua idade e fase. Interagir e agir é a chave para aprender.
O indivíduo só age se sentir necessidade, isto é, se o equilíbrio entre o ambiente e o organismo estiver momentaneamente perturbado. A ação tende a restabelecer o equilíbrio, ou seja, readaptar o organismo.
Jean Piaget
Desequilibrando as mentes das crianças, criando pequenos problemas, elas buscarão o reequilíbrio e, por consequência, saberão agir com novas situações.
O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.
Jean Piaget
É dessa forma que o aluno / criança tem um papel ativo na elaboração das suas ideias, ações, gestos. Assim diz Piaget:
O ser humano é ativo na construção de seu conhecimento e não uma massa 'disforme' a ser moldada pelo professor.
Jean Piaget
Por fim, esse sujeito que está sempre criando esquemas mentais e físicos para interagir com o seu ambiente, modificá-lo ou se adaptar a ele, acaba por se tornar uma pessoa inteligente, pois vai acumulando processos e experiências cada vez mais complexos! Falando assim parece simples, não? Mas Piaget trabalhou por mais de dez anos na formulação desta ideia.
Para finalizar a explicação de sua teoria cognitiva, umas das frases mais famosas do psicólogo:
O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.
Jean Piaget
Ou seja, o objetivo nunca é o fim, tornar-se uma pessoa capaz de solucionar, resolver e interagir da melhor forma em todas as situações da vida, mas sim continuar acumulando aprendizagem e nunca deixar de apostar no autodesenvolvimento 😊
Frases de Piaget sobre a importância da aprendizagem
Agora que já deu para entender bem no que consiste a teoria de desenvolvimento cognitivo / aprendizagem deste teórico suíço, selecionamos algumas frases que atestam o seu pensamento construtivista ou, para sermos mais claros, afirmam a evolução progressiva do conhecimento.
Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo.
Jean Piaget
Toda resposta, seja um ato dirigido ao mundo exterior ou um ato internalizado como pensamento, assume a forma de uma adaptação ou, melhor, de uma readaptação.
Jean Piaget
O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito.
Jean Piaget
A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.
Jean Piaget
Um fato é primeiro uma resposta para uma pergunta. Se Sartre tivesse consultado psicólogos antes de julgá-los à luz de seu próprio gênio, ele teria aprendido que eles não esperam o acidente, mas começam por colocarem problemas a si mesmos.
Jean Piaget
Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente.
Jean Piaget
Só um humano pode curar outro humano.
Jean Piaget
Quando alguém se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física.
Jean Piaget
O que vemos muda o que sabemos. O que sabemos muda o que vemos.
Jean Piaget
O conhecimento não é predeterminado pela hereditariedade; não é predeterminado nas coisas que nos rodeiam - em conhecer as coisas ao seu redor, o sujeito sempre acrescenta algo a elas.
Jean Piaget
Recomendamos também: