Frases de Henry David Thoreau
"O melhor governo é o que absolutamente não governa", e quando os homens estiverem preparados para ele, será o tipo de governo que terão.
Quando em algum país o governo comete injustiças, então o único lugar onde um cidadão honesto pode viver, é na cadeia.
Thoreau, insatisfeito com o modo de vida na sociedade e procurando eliminar o desperdício e a ilusão deste, propõe o retorno ao simples.
Quanto à roupa, para chegar logo à parte prática da questão, talvez sejamos movidos, na hora de providenciá-la, mais pelo amor à novidade e pela preocupação com a opinião dos outros do que por uma verdadeira utilidade.
O custo de alguma coisa é a quantidade do que chamo de vida que é preciso dar em troca, à vista ou a prazo.
Amamos a eloquência pela eloquência e não por qualquer verdade que possa exprimir ou por qualquer heroísmo que possa inspirar.
Por mais que admiremos as ocasionais explorações de eloquência de um orador, as mais nobres palavras escritas situam-se normalmente tão além ou acima da fugaz língua falada quanto o firmamento com suas estrelas encontra-se além das nuvens. Há estrelas, e aqueles que podem lê-las.
Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é também a prisão.
Muita gente se preocupa com os monumentos do Ocidente e do Oriente,quer saber quem os construiu. De minha parte, gostaria de saber quem deixou de construí-los, quem estava acima de tais ninharias
"If you have built castles in the air, your work need not be lost; that is where they should be. Now put the foundations under them."
Deve o cidadão, sequer por um momento, ou minimamente, renunciar à sua consciência em favor do legislador? Então por que todo homem tem uma consciência? Penso que devemos ser homens, em primeiro lugar, e depois súditos.
Quem nada possui não luta com encargos desnecessários herdados e já considera bastante a tarefa de sujeitar e cultivar seu quinhão de carne.
Aquele que avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em levar a vida que imaginou encontrará sucesso inesperado nas horas corriqueiras.
Uma desesperança estereotipada mas inconsciente esconde-se mesmo sob os chamados jogos e diversões da humanidade. Não há graça neles já que sucedem ao trabalho.
A grande maioria dos homens serve ao Estado desse modo, não como homens propriamente, mas como máquinas, com seus corpos.