Frases Fim de Curso para Rir Enfermagem
Exercite responsabilidade na execução de um exame, pois sua irresponsabilidade pode causar danos irreversíveis.
A falta de paciência e a irritabilidade são alimentos essenciais para o Ego. Para eliminá-lo, procure ser paciente e calmo. Sem esses alimentos ele perecerá.
Paciência é virtude
Sinal de serenidade
Ela chega com o tempo
Vem com a maturidade
Requisito necessário
Justamente o contrário
Do mal da ansiedade
Tenho me cansado com facilidade. As coisas tornam-se um grande fardo pesado que carrego em silêncio.
Mas tenho sido paciente com a vida, talvez ela seja paciente comigo também.
"Quando se usa a paciência pela vida toda, por incrível que pareça, você não se torna mais paciente."
Sem desmerecer a importância de Hipócrates para a Medicina, no entanto, vamos combinar que muita coisa mudou nos últimos 25 séculos. E uma delas diz respeito à autonomia do paciente, que tem todo o direito de fazer suas próprias escolhas.
O cuidado em saúde, quando aplicado de forma sistematizada e oportuna, embasado em diretrizes técnico-científicas, é mais seguro, tem melhores desfechos e apresenta menores custos por ciclo de cuidado, gerando valor para os pacientes e, por conseguinte, para o sistema de saúde como um todo.
Governança Clínica é trabalho de conjunto e não se faz sem alinhamento, compartilhamento de responsabilidades e engajamento.
Governança Clínica é promover alinhamento de condutas e conformidade institucional.
É trazer segurança assistencial, financeira e normativa à operação hospitalar.
As ações da Governança Clínica devem impactar positivamente na performance dos serviços e na melhoria dos seus resultados clínicos.
Acima de tudo, o paciente deve perceber que seu cuidado lhe proporcionou melhora naquilo que realmente importa para ele.
Prover o melhor fluxo assistencial, favorecendo a atuação de quem cuida – esse é um dos objetivos fundamentais do design de processos assistenciais.
É essencial imergir na estrutura física, exercitar a criatividade e remanejar espaços para que sejam mais adequados aos protocolos e fluxogramas, e vice-versa, de forma que o paciente tenha menos esforço, a equipe seja mais ágil e a operação mais segura.
A jornada para a construção da governança corporativa na saúde é longa e árdua, pede empenho e dedicação... mas, pelos frutos colhidos, mostra-se indiscutivelmente recompensadora. Para tanto, é necessário encontrar e escolher os melhores caminhos.
A padronização de condutas é fundamental para reduzir a variabilidade (injustificada) do cuidado, o desperdício e os danos.
Porém, a partir da criação de protocolos, as exceções precisam ter espaço para discussão e devem ser abertamente tratadas, de forma multidisciplinar.
Onde não há regras e padrões (ou quando existem, não são de fato aplicados), as “exceções” viram rotina.
Neste contexto, instala-se um ciclo vicioso de má prática, desperdício e pouco espaço para discussão.
Deixe de confrontar a ignorância; ela é somente uma criança aprendendo. Faça como a Sabedoria, Ela também ignora. E é por isso que a Sabedoria é a mestra paciente da compreensão plena.