Frases Filósofos de Antropologia
Tudo depende do ambiente, do meio em que o homem se encontra; tudo consiste no meio; o homem, em si mesmo, não é nada.
Pois é preciso amar o homem e não o seu erro. O homem é obra de Deus, o erro é obra do homem. Ama a obra de Deus e purifica as obras do homem.
Um homem maduro é aquele em cuja alma todos os sentimentos e emoções — ternura, ódio, esperança, pressa, indiferença, todos eles — são balizados pela consciência da morte.
Quanto mais claro é o conhecimento do homem, quanto mais inteligente ele é, mais sofrimento ele tem; o homem que é dotado de gênio sofre mais do que todos.
É preciso mais fé para acreditar de que o homem se originou do macaco do que ter fé para acreditar na história de Adão e Eva.
Um grão de arroz pode virar a balança. Um homem pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.
(Imperador da China)
Em nossos raciocínios a respeito dos fatos, existem todos os graus imagináveis de certeza. Um homem sábio, portanto, ajusta sua crença à evidência.
Deus sabe o que se agita por trás deste fantoche que se chama homem.
A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Nesse ponto sou abastado.
O maior erro do homem é achar que ele é fraco por natureza, mau por natureza. Todo homem é divino e forte em sua verdadeira natureza. Fraco e mau são seus hábitos, seus desejos e seus pensamentos, mas não ele próprio.
Um homem livre é aquele que, tendo força e talento para fazer uma coisa, não encontra barreiras a sua vontade.
Homem de verdade cumpre sua palavra independente do que aconteça. Isso diferencia homens de moleques!
O gelo é frio, tão frio quanto o coração de uma pessoa que deixou de acreditar na vida, nas pessoas, no amor, na esperança, nos dias que virão. O fogo é quente, tão quente quanto o coração daqueles que passaram a acreditar, não apenas no que foi dito antes, mas que tudo irá melhorar.
Duas espadas, uma de prata, uma de ferro; uma para criaturas e outra para homens. Ambas são para monstros.