Frases sobre Democracia: a importância da participação cidadã
É tao fácil ser democrata de verdade, que estranho quando alguém insiste em ser democrata apenas no discurso e de mentirinha. Democrata de verdade é aquele que aceita tanto a derrota própria quanto a vitória de outros. E que não desconta o inconformismo (da derrota) nos oponentes, na própria mulher, nos filhos ou no cachorro de casa.
O grande Estadista e ex-presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln, disse: “A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.”. Considerando apenas a últimas destas assertivas do seu pensamento, pergunto: governam os políticos brasileiros atuais "para o povo" ou para si mesmos, sejam como pessoa, partidos ou aliados?
Enquanto a questão negra não for assumida pela sociedade brasileira como um todo: negros, brancos e nós todos juntos refletirmos, avaliarmos, desenvolvermos uma práxis de conscientização da questão da discriminação racial neste país, vai ser muito difícil no Brasil, chegar ao ponto de efetivamente ser uma democracia racial.
As novas gerações devem aprender que nos governos soberanos, os pilares da democracia, a plena liberdade das escolhas e a imparcialidade na manutenção e aplicabilidade igualitária da justiça são questões a partidárias do direito universal e civilizatório de todos habitantes do planeta nas diversas culturas do mundo.
[Sociedade sem Ideologias] Um povo que pratica Democracia Direta de forma consciente em Autogestão Social, onde todos podem participar e decidir sobre tudo, com mecanismos de proteção e defesa das minorias e que portanto não é imposto o "ideal" de nenhum grupo ou pessoa, isso é uma sociedade sem ideologias.
Os cientistas políticos achavam que em lugares como a França ou os Estados Unidos a democracia chegara para ficar fazia um bom tempo e que em anos vindouros pouca coisa mudaria. Politicamente falando, assim parecia, o futuro não seria muito diferente do passado.
Então o futuro chegou — e se revelou, na verdade, bem diferente.
O mundo verá o que eles farão com tanta democracia jogarão a Nação num lamaçal
de dimensões continentais, onde o povoafundarána corrupção, na roubalheira, na
matança até que se instaure o caos social seguido de uma inevitável guerra civil,
chegado este momento, o povo clamará nas ruas, pela Democracia implantada por nós
em 1964.
A democracia mundial poderia ter derrotado um regime totalitário após o outro, o alemão, depois o soviético. Em vez disso, fortaleceu o totalitarismo soviético, ajudou a trazer à existência um terceiro totalitarismo, o da China, e tudo isso finalmente precipitou a situação atual do mundo.
Democracia...
Onde foi que você se escondeu?
Uma nação sem noção de rumo!
Um povo ludibriado. Envolto em tantas farsas. Aonde encontro as pessoas?
Outrora me fez acreditar, que transformaria as vidas deste lugar.
Quisera eu agora, poder encontrar motivo nesse tão breve existir,
Nos sonhos de cada um...
Estamos entrando na era da "DEMOCRACIA PLENA", onde todos terão direito de se manifestar, não para eleger um representante, mas para efetivamente, representar a si próprio sem o subterfúgio dos congressistas corruptos que estão à mercê do lobby imperialista das ideias dominantes do poder material.
É participando ativamente da política que conhecemos em quem votamos. Sempre acreditei na democracia e no voto consciente. Sei que sou e serei parte responsável desse processo para um Município, um Estado e um país melhor. Por isso meu voto é para candidatos capazes, com iniciativa e principalmente, ficha limpa.
Esse é o maior ensinamento do ilustríssimo Senador; Ele ensina como desrespeitar a democracia; Ele ensina como agir diante da legalidade. Contudo, Quem tem virtudes - não aprende as coisas ruins e tão pouco ensina as coisas ilegais, erradas! Quando Aécio age eu aprendo como não ser. Ele é um exemplo para o Brasil.
Se, por um lado, a democracia conquistou novos espaços dominados anteriormente pelo totalitarismo e pela arbitrariedade, ela tem tendência a tornar-se pouco estimulante em áreas onde existe institucionalizada há dezenas de anos. Como se tudo devesse, constantemente, recomeçar, renovar-se, ser reinventado.
"É perfeitamente possível ter uma democracia partidária e, ao mesmo tempo, aberta para os movimentos sociais. O problema é que os movimentos sociais são muito mais dinâmicos que o movimento do Estado, porque eles têm que se renovar mais rapidamente conforme os desafios vividos pela sociedade."
"O único direito fundamental que você tem em uma democracia, além de se candidatar a um cargo público, é o direito de votar em um partido político. Com esse voto solitário, você entrega sua independência e sua liberdade à vontade da maioria."
Trecho do livro "Além da Democracia".
Os políticos deveriam legislar com certa autonomia, a serviço da coletividade e da democracia, porém, no Brasil, distante do princípio de isonomia, do tratamento igualitário que a lei maior do país evoca, nossos legisladores, eleitos sob a égide das elites financeiras, acabam por ser meros serviçais do Grande Capital
Numa democracia, onde a liberdade de escolha é essencial para o exercício da cidadania, não se admite obrigatoriedade à aceitação de um direito. O voto obrigatório, por exemplo, é mais uma das anomalias que só em países como no Brasil, vigora, pelo fato do povo ser "idiotes" e sem formação educacional digna.
A profunda frustração de muitos com o mau uso da liberdade e da democracia por parte de poderosos ou de pessoas comuns, tem levado muitos a lançarem mão do radicalismo, seja ele religioso, político, ou até mesmo do tráfico. Creio ser esta uma das causas do crescente radicalismo islâmico, ainda que isto não justifique.
Ah! Falsa democracia!
Arte amarrada pelos escravos do pensamento moral
Escola diferenciada?
que nada! a mesma falsa liberdade
Estragam, ferem, matam!
Matam obras primas
Matam artistas
Matam cultura
Matam pensamentos!
Matam,
não sai sangue mas fere profundamente
Descendentes de homo sapiens?
Não, já (des)evoluiram!
Homo dinheirus.
A democracia para ser virtuosa precisa respeitar os direitos de igualdade dos seus cidadãos sem esquecer princípios morais e religiosos básicos além dos status adquiridos, pois eles são os termômetros de uma sociedade justa e equilibrada. Juntos evitam a proliferação da anarquia e não apoiam os erros alheios.