Alguém que vale a pena é alguém com... Maria Almeida

Alguém que vale a pena é alguém com quem se dividem os sonhos, as lutas e as pequenas singularidades do quotidiano.
Alguém que vale a pena é alguém que nos faz sorrir e se esforça por isso, que abraça forte, que nos valoriza e que respeita a nossa liberdade, que se orgulha de cada vitória mínima, que nos desafia e incita, que nos protege e defende, que nos dá atenção gratuita para caminhar conosco na mesma estrada e na mesma direção.
Alguém que vale a pena é alguém que nos fortalece, que faz despertar o melhor que existe em nós, que nos fala sobre o que não sabemos e nos ensina o que não aprendemos, que nos surpreende com um chocolate, uma flor e um beijo roubado, que nos ajuda com um café quentinho, com um ”como foi o teu dia?” ou com um “vai correr tudo bem”.
Alguém que vale a pena é alguém com quem às vezes se discute – porque o que importa é fazer dar certo – que nos faz chorar somente de alegria, que fica um pouquinho mais nas suas ausências e que regressa com um cafuné nas suas chegadas.
Alguém que vale a pena é alguém que não nos julga e que respeita o nosso silêncio, que nos guia para a ausência de medos, que nos aceita como somos e que nos revela para sermos ainda mais, de mansinho, aos pouquinhos, sem magoar, rindo e chorando, tropeçando e levantando, alguém que confia e acredita em nós.
Alguém que vale a pena é alguém que respeita e valoriza as nossas amigas, a nossa necessidade da família e de algumas horas apenas com as mesmas.
Alguém que vale a pena é alguém que não nos destrói e que não permite a promoção do nosso desmantelamento.
Alguém que vale a pena é alguém de quem sentimos orgulho e admiração, alguém que a gente conserva sempre dentro do peito, que amamos e valorizamos, sem necessidade de mais ninguém ou de coisa alguma, numa convivência diária, presente, e sem receio pelo futuro.
Alguém que vale a pena é alguém que nunca - mas nunca - desiste de nós.