O PODER DOS SIGNIFICADOS Será que a... alessandro de azevedo...

O PODER DOS SIGNIFICADOS
Será que a maneira como atribuímos significados aos acontecimentos do nosso cotidiano, pode desenhar como será o final dos mesmos, no que diz respeito a situações positivas ou negativas?

Tomemos um exemplo a seguinte situação: o rapaz que estava desempregado há 2 anos consegue finalmente uma entrevista de emprego e chega atrasado para a mesma 20 minutos; que conclusão poderia o Entrevistador chegar:

a) É um irresponsável! Se for assim à entrevista, provavelmente será assim no emprego!;

b) O que será que aconteceu? Terá sofrido algum acidente e ou algum contratempo que está difícil a sua comunicação?

Dependendo da maneira como o entrevistador analisar a situação, irá sendo criado em sua cabeça um turbilhão de pensamentos e pré-conceitos que poderão vir a ajudar ou não o futuro empregado na aquisição ou não de sua vaga.
A construção de nossa maneira de pensar faz com que coloquemos sobre as situações a que estamos submetidos, nossos quadros de referências que poderá nos auxiliar positivamente ou negativamente a mudarmos os nossos valores e crenças e, por conseguinte, a maneira com que tratamos os outros.
Esta forma de mudar o significado é muito útil quando somos equivocadamente levados a criticar ou quando somos criticados pelos outros e desta ação, advém às famosas injustiças que são capazes se não bem trabalhadas, de levar ao rompimento de relações e de amizades.

Busquemos destarte em primeiro momento, não pensar de maneira negativa já julgando e sentenciando o outro; devemos, pois, lhe dar o benefício da dúvida e buscar ser mais paciente e compreensível com as mazelas dos outros, quando nos atingem diretamente, principalmente, em situações em que o ato adveio de caso fortuito ou força maior.