DICAS BÁSICAS, PARA MEDIAR CONFLITOS... alessandro de azevedo...

DICAS BÁSICAS, PARA MEDIAR CONFLITOS DOMÉSTICOS DE MODO GERAL.


a) Separar a pessoa do problema: Evitar quando ouvir um apontamento (outlandish comment) que pareça estranho a você, dentro do seu sistema de valores e crenças, emitir àquela resposta automática que na maioria das vezes irá se arrepender a posteriori, criando uma situação de conflito sem necessidade. O que se deve fazer no primeiro momento é dar uma boa respirada e procurar o controle emocional da situação buscando depois desta etapa importante, não responder o desagrado com palavras que demonstrem a sua instabilidade emocional atacando abertamente a pessoa; procure separar a pessoa do comentário iniciando ao se dirigir a ela, com questões do tipo: Eu estou tentando ver em que termos ou situações específicas ou não, a sua colocação pode ser aceita, mas não estou conseguindo; vc se importaria de me explicar novamente como um trem pode voar? Como você acredita que Deus não existe? Qual é a razão real de você pensar que eu estou te traindo? Eu não consigo enxergar! Quais são os motivos concretos de ter que ser só eu o responsável pela a educação de nossos filhos? Deste modo, você não está prejulgando a pessoa e sim, está dando a ela a oportunidade de se aprofundar na base de suas próprias crenças e argumentações; se observar que a pessoa assume uma posição mais sectária e se a mesma for seu superior hierárquico, familiar, ou cônjuge e ou, tenha algum poder imediato de lhe prejudicar, mude a tática parecendo entender deixando para outra oportunidade em um ambiente menos conflituoso para falarem sobre a questão ou então, pode ainda, mudar de assunto!
b) Mantenha o foco nos interesses que levaram as posições e não apenas nestas: Evite julgar quando estiver ouvindo; busque entender os motivos, as necessidades, o que está por trás do discurso que sublinha as tomadas de posições.
c) Crie opções de ganho mútuo: Na resolução de conflitos é perfeitamente aceitável concordar para posteriormente discordar, sem, contudo, utilizar de opções discriminatórias.
d) Invista e insista em critérios objetivos: Não estimule a subjetividade perdendo tempo com pontuações irrelevantes; estimule as pessoas a explicarem melhor os seus posicionamentos elencando a fonte dos mesmos em parâmetros objetivos, mas, sempre, de modo amigável e nunca ofensivo.

De acordo com pesquisas realizadas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, são também durante os feriados que grande parte das violências domésticas ocorrem. Uma em três mulheres norte-americanas sofre com lesões corporais ou tentativas de homicídio, nas mãos de seus companheiros incluindo namorados e noivos, durante estas datas. Estas simples dicas podem em certas ocasiões, ajudar a manter a sua vida.