Fonte
O hábito de buscar a informações corretas em fontes seguras, te livra de jogar seu tempo no lixo e lhe conduz sempre ao melhor caminho!
yes, i sold
Oh! Sim, eu também já vendi as letras...
Por fome de acender a luz na mente;
a luz que nos ascende ao paraíso
e o siso fica aqui no mundo frágil...
Ganharam muito e eu? Sorri bonito
em meros gramas, mas milhões de vezes
milésimos segundos quase eternos...
Não julgue esse poeta pobre, inválido,
sem forças anormais, só as de sempre
e pela Fonte restam mil moedas
em forma dos poemas descartados
portando, cada um, um mero sonho
de minha lavra e pública pros idos
seguintes à partida sem retorno...
"Contam que séculos atrás um jovem casal fugiu pra que pudessem ficar juntos. Mas quando ele foi caçar, ele caiu numa espécie de poço que estava abandonado e morreu. A jovem não sabia da sua morte e se perdeu na floresta procurando por ele e nunca mais saiu de lá. Dizem que até hoje ela segue procurando seu amado e que é possível vê-la chamando e procurando-o na floresta nas noites de lua cheia. A irmã dela, que era muito apegada à moça, construiu uma fonte dos desejos igual à que a jovem desparecida admirava num livro. Ela jogou a primeira moeda e pediu que a irmã voltasse, mas ao invés disso, naquele ano, nevou. Muitos consideraram um “milagre” pois não nevava ali há quase um século e a garota desaparecida sempre teve o sonho de ver a neve que via nos livros. Desde então, todo ano, naquela época, não falta neve em Boaventura." Trecho de Amor nos Tempos de Quarentena
Eu nunca imaginei que a água caindo do chuveiro fosse uma fonte salutar de bons hábitos para mim: tomar banho, ao mesmo tempo, orar, interceder, me exercitar, proferir palavras tão edificantes para serem levadas aos destinatários, entre espumas ao vento, profusas bolhas de sabão...
A dinâmica simultaneamente tripartida e circular entre 'produção', 'mensagem' (ou 'conteúdo') e 'recepção' (ou 'finalidade'), é pertinente a quase todos os tipos de fontes históricas. Qualquer fonte - ou melhor, qualquer objeto, texto ou criação humana que está prestes a ser constituída pelo historiador como fonte histórica - visou na sua origem (no momento da sua produção) uma recepção ou finalidade, em vista da qual foi elaborada a especificidade do seu conteúdo. Não encontro melhor imagem para falar desta peculiar dialética - capaz de articular circularmente estres três polos - do que a contraditória ideia de um 'triângulo circular da fonte'
[trecho do livro 'A Fonte Histórica e seu Lugar de Produção'. Petrópolis: Editora Vozes, 2020, p.45].
Uma verdadeira revolução está a caminho na questão do envelhecimento. Viver muito deixará de ser um problema e passará a ser a Solução de muitos outros problemas
Somos pequenos demais diante da verdade. Logo é necessário bebermos de sua fonte nos ensinamentos da atual e decisiva fase da natureza, a Cultura Racional.
[UMA CANTIGA E SUA PEREGRINAÇÃO POR UM MUNDO DE NOVAS ESCUTAS]
A poesia - diante da possibilidade de ser utilizada como fonte histórica reveladora de discursos, informações concretas e expectativas humanas de todos os tipos - deve ser vista como um veículo de expressão e comunicação que, independentemente das intenções de seu autor, pode conter uma pluralidade de sentidos. Para que um novo sentido se desprenda de um poema ou de uma cantiga,é por vezes bastante que a desloquemos no tempo ou no espaço, que mudemos o seu público ou o trovador ou poeta que a enuncia, que a voltemos contra um novo alvo.
Em sua peregrinação por um mundo em permanente transformação, um verso se transfigura a cada instante, a cada leitura e a cada audição. Para compreender isto, é preciso perceber a leitura e a audição como práticas criadoras.O mundo transfigura o poema porque se transfiguram os olhares e os ouvidos que para ele se voltam, e também porque este poema é inserido em novas práticas, é recriado mesmo a partir destas novas práticas.
O encantador paradoxo da poesia está em que esta transmutação se
opera sem que a forma sequer se altere. Enquanto uma narrativa que é trans
mitida por via oral sofre múltiplas interferências, interpolações, reorganizações do discurso– dada a própria natureza do discurso narrativo –, a poesia, mais ainda a cantiga, está aprisionada dentro de uma grade versificatória, de um ritmo, de um jogo combinatório de sonoridades. Não é possível alterar uma palavra, na sua dimensão material, sem que a estrutura poética desmorone. É isto o que assegura, aliás, a passagem de uma poesia através do tempo em toda a sua integridade material.
No entanto, este poema aprisionado em uma grade versificatória, esta cantiga encerrada em uma estrutura melódica, exercem espetacularmente
toda a sua liberdade. Sem mudar uma única palavra, trazem à tona mil novos
sentidos a cada novo contexto de enunciação. A grade de versos e ritmos não é para eles um túmulo, nem a estrutura melódica é para eles um cárcere. É antes um meio de libertação, que os permite incólumes atravessar todos os
tempos. Já se disse que “um livro muda pelo fato de não mudar enquanto o
mundo muda”. Ainda com mais propriedade podemos considerar isto para o poema, este gênero de discurso que, mesmo quando transmitido basicamente pela oralidade – meio transfigurador por natureza – conserva-se a si mesmo sendo já um “outro”. A estrutura singular do discurso poético lhe dá uma imunidade material, ao mesmo tempo em que de fato não o aprisiona, sobretudo em virtude da natureza fluida da linguagem poética
[trecho do artigo 'A Poesia como Arma de Combate - um estudo sobre as múltiplas reapropriações de uma cantiga medieval-ibérica", Revista Letras (UFPR), vol.90, p.41-42, 2014].
Fonte da juventude existe, conheço idosos em plena juventude que tomaram banho nela e nunca mais envelheceram. Mas não fiquem tristes por não estarem entre eles, ainda há tempo! Grite por ela, se ela sentir que é verdadeiro o seu pedido ela vai fazer sua magia nas águas do seu chuveiro. Você pode ajudar cantando: Chuveirin chuveirin quero voltar a ser meninin... ou meninha.
Quem és tu!
Que vem com o vento, trazendo o rebento das ondas do mar.
Como sol refulgente, coração carente em frios de inverno fizeste aquecer.
Como lua brilhante, estrela cintilante, minhas noites escuras fizeste clarear.
Quem és tu!
Que já foi fonte seca, hoje é oceano e tem água pra dar.
Que da terra sem vida, fizeste jardim para flores plantar.
Que com o barco á deriva, nas tempestades da vida, tu soube remar.
Quem és tu!
Que com palavras me encantam, com sorriso me acolhe e tem meiguice no olhar.
Que dos dias cinzentos,se fez colorido e não pensou em parar.
Que das batalhas travadas, tu és aguerrida, sem desanimar.
Quem és tu!
Que com coração ferido, assustado e sentido, tem sede de amar.
Que escuta a razão, querendo ou não, para não machucar.
Que na estrada da vida, o destino traçado tu almejas alcançar.
Quem és tu!
Que com puros sentimentos, fizeste ao longe minha alma por ti ansiar.
Que com cicatrizes e marcas do tempo, o brilho em teu rosto nunca ira se apagar.
Que mesmo com dor, seguiu seu caminho em meio aos espinhos e para trás não olhou.
Forró, fonte de amor (letra de música)
Sempre pensei em um amor me completando a vida toda,
Bobagem foi acreditar! Meu céu ficou mais claro no momento que nossos olhares se encontraram naquela noite gostosa de forró.
Seu vestido vermelho tirou a minha atenção do mundo real, cai de cabeça apenas no teu mundo, porque você chegou como um sonho, porque você chegou daquele jeito na minha vida?
Foi uma revelação impactante sobre o meu presente e futuro próximo dançar coladinho com você, quanta emoção, gostei de ouvir a tua respiração descompassada, nossa como estava gostoso sentir o teu perfume com o pescoço colado no meu, viajei longe quando nos teus beijos me encontrei.
Agora não tem mais jeito tudo que vive a tempos atrás parece uma mentira mal contada, obrigado BB por me apresentar o amor verdadeiro.
Replay.
Se abrirmos os olhos para além dos movimentos das pálpebras, enxergaremos que a verdade das coisas pode estar desfocada pela fonte de luz que a emite.
Um sorriso, um dia encantou meu coração
Tornou-se a fonte de minha inspiração
Noutro dia o abandonou
Levando o alento do meu coração
Deixando a dor de uma ida paixão
Outro sorriso apareceu
O coração em oração agradeceu
Noutro dia desapareceu
A alegre alegria esvaneceu
O Jubiloso coração entristeceu
Mas com o sopro da esperança sobreviveu
Me conecto à justiça de Xangô com o purificar de Egunitá que se manifesta no espaço de Oxalá e no tempo de Logunan.
Tenho a proteção e os caminhos abertos pelo vazio de Exu e pela força de Ogum.
Eu sou, sinto, faço, amo, falo, vejo e compreendo a liberdade que Pomba Gira mostra pra mim.
Me exibo e me escondo com a agilidade de Mirim.
Me sustento pelas águas de Iemanjá, que são filtradas nos rios de Oxum e nascidas das fontes de Nanã.
Me alimento dos saberes de Obá e da fartura de Oxóssi com temperos de Ossain cultivados nas terras de Obaluaê.
Me lavo com as tempestades de Iansã.
Me envolvo com o arco-íris de Oxumarê.
Me vitalizo com a pureza de Erê.
E me cuido com as orientações de Omulu.
Axé!!
Saúdo e peço licença
Saúdo todos os seres e espíritos de luz
Aqueles que vieram antes de nós
E aqueles que estão por vir.
Saúdo os ausentes e os presentes
Dos mais velhos aos mais novos.
Saúdo aqueles que estão a acordar
E aqueles que estão a dormir.
Saúdo aqueles sem família
E a todos os povos.
Saúdo e peço licença
Àqueles da noite e aqueles do dia.
Saúdo e peço licença
Àqueles de dentro e aqueles de fora.
Saúdo e peço licença
Ao grande espírito e ao universo
Que nos abraça no feminino
E nos protege no masculino.
Que tenhamos um encontro integro e diverso
No aqui e no agora.
Que a força flua
E fortaleça nossa energia.
Muita paz, amor e alegria.
Obrigado ao momento chegado!!
Foi necessário eu ir à fonte muitas vezes e voltar com o pote vazio até entender que o problema não era a fonte, o problema era eu que insistia em buscar água em uma fonte vazia.
'FONTE INESGOTÁVEL'
O verdadeiro amor é uma fonte inesgotável, de uma bondade imensurável
Que abraça o bem me quer abraçando sem questionar, o bem querer.
O amor é vida
Obra do criador,
O amor cuida e não abandona,
Enfrenta qualquer barreira
Em qualquer circunstância, está sempre presente sem desejar o mal
e na sua
importância ele abraça a gente em momento crucial.
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp